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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8877
Autor(es): | Jaime, Matheus de Oliveira |
Orientador: | Rinaldi, Wilson |
Título: | Assimetria técnica funcional dos membros inferiores de jovens futebolistas : impacto no "jogar" e como melhorá-la por meio de jogos reduzidos condicionados |
Banca: | Borges, Paulo Henrique |
Banca: | Aquino, Rodrigo Leal de Queiroz Thomas de |
Banca: | Rechenchosky, Leandro |
Banca: | Arantes, Luciane Cristina |
Palavras-chave: | Futebol - Comportamento - Atletas;Esportes juvenis;Ciência do esporte;Indicadores de desempenho;Futebol - Estratégia - Habilidades |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá Universidade Estadual de Londrina |
Citação: | JAIME, Matheus de Oliveira. Assimetria técnica funcional dos membros inferiores de jovens futebolistas : impacto no "jogar" e como melhorá-la por meio de jogos reduzidos condicionados. 2024. 169 f. Tese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2024. |
Abstract: | RESUMO: Objetivou-se investigar a relação entre assimetria técnica funcional de membros inferiores (ATFMI), comportamento criativo (CCME) e a proeminência tática ofensiva (PTO) em jovens futebolistas sub-15, bem como avaliar os efeitos de uma proposta de treinamento com jogos reduzidos condicionados voltados para a estimulação da perna não preferencial na redução da ATFMI, na ampliação da proficiência com o membro e no CCME. O Estudo 1 analisou 40 jovens futebolistas sub-15 (17 do sexo feminino, 14,48±0,79 anos; e 23 do masculino, 14,76±0,45 anos), correlacionando ATFMI, CCME e PTO por meio dos instrumentos SAFALL-FOOT, CBATS e Golden Index. O Estudo 2 avaliou os efeitos do programa de treinamento com jogos reduzidos condicionados em 23 futebolistas do sexo masculino (14,76±0,45 anos), divididos em grupo experimental (N=12) e controle (N=11), com medições pré e pós-intervenção. No Estudo 1 foram empregados os testes de correlação de Spearman, ANOVA one way com post-hoc de Scheffè e tamanho de efeito ??2 de Cohen. No Estudo 2, foram empregados testes de Shapiro-Wilk, ANOVA de medidas repetidas, t pareado e tamanho de efeito ?2. O Estudo 1 identificou fortes associações entre CCME e PTO, especialmente no grupo feminino, versatilidade contribuiu com a variação em 34,3% (grande magnitude, ??2 0,722), originalidade com 30,7% (grande magnitude, ??2 0,665) e CCME geral com 25,2% (grande magnitude, ??2 0,580) para a classificação de golden players. No grupo masculino, prestígio com 11% (magnitude média, ??2 0,357) foi a única variável que contribuiu para o desfecho. Uma forte correlação entre o número de ações em jogos reduzidos e PTO em jogos formais também foi identificada. Não houve relação significativa entre ATFMI e as demais variáveis. O Estudo 2 revelou que a proposta de treinamento com jogos reduzidos condicionados aumentou significativamente a utilização da perna não preferencial do GE (%? +56,20, p?0,00) e reduziu a ATFMI (%?-16,33, p?0,00), além de melhorar a versatilidade de ações com o membro não preferencial (%? +97,15), diferentemente do GC. Há evidências de que o treinamento apoiado em jogos reduzidos condicionados para esta finalidade é eficaz para melhorar os índices de utilização da perna não preferencial e reduzir a ATFMI, contribuindo para o desempenho de jovens futebolistas. Estes achados reforçam o potencial de intervenções na ATFMI que realçam o ensino das técnicas (como fazer) vinculadas às táticas (razões do fazer), conferindo maior protagonismo ao jogo, valendo-se de que estes princípios pedagógicos promovem a aprendizagem significativa carregada de intencionalidade, além de reforçarem a importância do CCME e da PTO para o desempenho esportivo. ABSTRACT: The study aimed to investigate the relationship between Functional Technical Asymmetry of the Lower Limbs (ATFMI), Creative Behavior in Sports (CCME), and Offensive Tactical Prominence (PTO) in U-15 youth footballers, as well as to assess the effects of a training program using conditioned small-sided games designed to stimulate the non-dominant leg on reducing ATFMI, enhancing proficiency with the limb, and improving CCME. Study 1 analyzed 40 U-15 elite footballers (17 women's, 14.48±0.79 years; and 23 men's, 14.76±0.45 years), correlating ATFMI, CCME, and PTO through the instruments SAFALL-FOOT, CBATS, and Golden Index. Study 2 evaluated the effects of the small-sided games training program in 23 men's footballers (14.76±0.45 years), divided into an experimental group (N=12) and a control group (N=11), with pre-and post-intervention measurements. In Study 1, Spearman correlation tests, one-way ANOVA with Scheffè post-hoc analysis, and Cohen's ??2 effect size were used. In Study 2, Shapiro-Wilk tests, repeated measures ANOVA, paired t-tests, and ?2 effect size were employed. Study 1 identified strong associations between CCME and PTO, especially in the women's group, where versatility contributed to 34.3% of the variation (large magnitude, ??2=0.722), originality contributed to 30.7% (large magnitude, ??2=0.665), and overall CCME contributed to 25.2% (large magnitude, ??2=0.580) in the classification of golden players. In the men's group, prestige contributed 11% (medium magnitude, ??2=0.357) and was the only variable influencing the outcome. A strong correlation between the number of actions in small-sided games and PTO in formal games was also identified. However, no significant relationship was found between ATFMI and other variables. Study 2 revealed that the small-sided games training program significantly increased the use of the non-dominant leg in the GE (%? +56.20, p?0.00) and reduced ATFMI (%? -16.33, p?0.00), in addition to improving the versatility of actions with the limb (%? +97.15), unlike the GC. Evidence suggests that small-sided games training designed for this purpose is effective in improving the utilization rates of the non-dominant leg and reducing ATFMI, contributing to the performance of young footballers. These findings highlight the potential of ATFMI-focused interventions that emphasize teaching techniques (how to act) linked to tactics (reasons for acting), granting greater prominence to the game itself. Such pedagogical principles promote meaningful learning imbued with intentionality while reinforcing the importance of CCME and PTO for sports performance. |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. Wilson Rinaldi Tese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2024 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8877 |
Aparece nas coleções: | 3.3 Tese - Ciências da Saúde (CCS) |
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