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Autor(es): Góes, Gilson Firmino de
Orientador: Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra
Título: A educação física na educação de tempo integral no município de Maringá e a oficina de atletismo
Banca: Pizani, Juliana
Banca: Kravhychyn, Claudio
Palavras-chave: Educação física - Educação de tempo integral - Educação integral;Educação física;Atletismo
Data do documento: 2023
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: GÓES, Gilson Firmino de. A educação física na educação de tempo integral no município de Maringá e a oficina de atletismo. 2023. 147 + anexos Dissertação (mestrado profissional em Educação Fisica)--Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR.
Abstract: Resumo: EO objetivo deste estudo foi analisar a educação física e a oficina de atletismo na educação de tempo integral no município de Maringá-PR, com vistas à apresentação de possíveis caminhos para esse conteúdo nesse contexto de ensino. A pesquisa foi realizada com uma abordagem descritiva de caráter documental e de campo, com a aplicação de questionário a vinte e dois professores de educação física da rede de Maringá que atuam na oficina de atletismo na educação de tempo integral. O tratamento dos dados da pesquisa com os professores aconteceu com análise de conteúdo de Bardin (2016). A revisão de literatura revelou que diferentes aspectos influenciam as políticas educacionais da educação de tempo integral no Brasil, que consolida uma proposta de ensino muito distante do que as defendidas por Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro. Nos dias atuais esse modelo de educação assume um papel de proteção social. Para acontecer uma educação de qualidade e desenvolvimento integral é necessário pensá-la em sua totalidade. Nesse contexto, a Educação Física como disciplina escolar, possuí um conhecimento próprio e na relação com o todo pode incidir na formação integral dos indivíduos, assim como o atletismo, por ser considerado esporte base, e muito pode contribuir com o processo de desenvolvimento. Para tanto, o ensino precisa acontecer pelas dimensões do conhecimento: conceitual; atitudinal; procedimental, de modo que as atividades não sejam somente para cumprir com carga horária. Constatou-se que muito já foi realizado para a educação de tempo integral e o município teve uma grande expansão nessa configuração de ensino. Contudo, o crescimento numérico apontado deve ser analisado com cautela e não pode ser tratado como sinônimo de qualidade de educação e de desenvolvimento integral dos alunos, pois, são muitos fatores que influenciam essa ocorrência. Sobre os professores participantes da pesquisa mais da metade tiveram vivências com o atletismo na formação inicial. Entretanto, a literatura, revelou que o processo de formação carece de mudanças e adequações considerando a especificidade do contexto escolar. O documento que baliza a oficina de atletismo é simples e reduzido, e está na contramão do que apontam os estudos sobre currículo, planejamento, ensino e aprendizagem. A proposta para o atletismo necessita de mudanças de modo a contribuir com a prática docente e inibir a vertente assistencialista, abrindo espaço para uma proposta de ensino e educação integral, libertadora, transformadora, crítica, política e reflexiva. Observamos ainda que todos os envolvidos com esse modelo de ensino carecem de melhor compreensão sobre a educação de tempo integral com destaque para as situações de organização curricular e rotina escolar, pois, foi constatado incoerências entre o que está no documento norteador do município e o que de fato acontece na prática. O trabalho conclui-se com a proposição de um produto técnico com a estruturação de conteúdos do atletismo para a educação de tempo integral.
Abstract: The objective of this study was to analyze the physical education and workshop's athletics in full-time classes in the city of Maringá-PR, in order to identify possible pathways for this content in this teaching context. The research was carried out with a descriptive approach with documentary and field character, with the application of a questionnaire to twenty-two physical education teachers from the network of Maringá who work in the athletics workshop in full-time teaching. The processing of the data from the research with the teachers was done with the content analysis of Bardin (2016). The literature review revealed that different aspects influence the educational policy of full-day school in Brazil, which consolidates a teaching model that is very different from the one advocated by Anísio Teixeira and Darcy Ribeiro. Nowadays, this educational model assumes a role of social protection. For quality education and holistic development, it is necessary to consider it in its entirety. In this context, physical education as a school subject has its own knowledge and whole can influence the holistic education of the individual, as well as athletics, which is considered a basic sport and can contribute a lot to the development process. Therefore, teaching must be done through the dimensions of knowledge: conceptual, attitudinal and procedural, so that the activities are not just to fulfill the workload. It was noted that much has already been done for full-day education and the city has had a great expansion of this form of instruction. However, the numerical growth mentioned must be analyzed with caution and cannot be considered synonymous with the quality of education and the holistic development of students, since there are many factors that influence this occurrence. About the teachers who participated in the study, more than half had experience with athletics in initial education. However, the literature indicates that the academic education requires modifications and adaptations given the specifics of the school context. The document that guides the athletics workshop is simple and reductive and is contrary to what studies on curriculum, planning, teaching, and learning highlight. The proposal for athletics needs to be changed to contribute to classroom practice and prevent the aspect of welfarism by creating space for a proposal for teaching and integral education that is liberating, transformative, critical, political, and reflective. We have also found that all those involved in this teaching category need a better understanding of all-day classes, focusing on situations of curriculum design and daily school life, as inconsistencies have been identified between what is written in the city's guiding document and what actually happens in practice. The paper concludes with a proposal for a technical product to structure athletics content for all-day classes.
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Ieda Parra Barbosa Rinaldi
Dissertação (mestrado profissional em Educação Fisica)--Universidade Estadual de Maringá, 2023
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8878
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

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