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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8883
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Kravchychyn, Claudio | pt_BR |
dc.contributor.author | Araújo, João Henrique Umbelino de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-30T17:55:59Z | - |
dc.date.available | 2025-04-30T17:55:59Z | - |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, João Henrique Umbelino de. Educação física e esporte na educação especial: caminhos percorridos e perspectivas pedagógicas. 2023. 101 f. Dissertação (mestrado profissional em Educação Fisica)--Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR. | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8883 | - |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Claudio Kravchychyn | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado profissional em Educação Fisica)--Universidade Estadual de Maringá, 2023 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A pesquisa foi desenvolvida no âmbito das Escolas de Educação Básica na Modalidade de educação especial, mantidas pelas APAE, do Conselho Regional de Paranavaí-PR, junto a 19 professores da disciplina de Educação Física que ministram aulas no ensino fundamental – anos iniciais. O estudo tem por objetivo geral apresentar uma proposta de estruturação do esporte na Educação Especial com foco na formação humana. Para tanto, no primeiro momento, foram aplicados os métodos de pesquisa histórica e documental sobre a trajetória da APAE e de suas sedes no Estado do Paraná, bem como a organização do processo de escolarização por meio de escolas de educação básica na modalidade de educação especial. No segundo momento foi efetuada uma pesquisa descritiva, com aplicação de um questionário a 16 professores, composto por sete questões sobre a temática abordada, sendo três fechadas (sobre sexo, idade e tempo de docência) e quatro fechadas com possibilidade de complementação ou justificativa de resposta, buscando diagnosticar potencialidades e dificuldades do ensino do esporte na educação especial, a partir das experiências e da visão de seus professores. O terceiro momento foi realizado sob o método de pesquisa participante com a proposta de um planejamento participativo específico coordenado pelo pesquisador, e com a adesão de 11 professores. Esse momento contou com cinco encontros, por meio da Plataforma Google Meet. Na primeira etapa do estudo, concluiu-se que há uma valorização gradativa das pessoas com deficiência em idade escolar, e que, quando associamos o esporte à Educação Física, este desenvolve papel fundamental no processo de inclusão social dos alunos com diferentes deficiências, compondo o rol de conteúdos trabalhados em todas as etapas de ensino previstas. No Paraná, observa-se o privilégio da aprendizagem e prática esportiva na escola, ambiente universalmente reconhecido como de formação e pertencimento. Na segunda etapa, concluiu-se que, ao ministrar os conteúdos esportivos na Educação Física especial, as principais dificuldades se relacionam com as diferentes necessidades dos alunos – várias deficiências na mesma turma – e, assim, quais metodologias e estratégias utilizar para atingir todos os alunos, além de questões de infraestrutura. Na terceira etapa, concluiu-se que o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos esportivos nas aulas de Educação Física da Educação Especial requer do docente uma dedicação ímpar no processo de planejamento. Dessa forma, o planejamento participativo apresenta a perspectiva de discussões e troca de experiências vividas no contexto escolar. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The research was developed within the scope of Basic Education Schools in the Special Education modality, maintained by APAEs, of the Paranavaí-PR Regional Council, with 19 Physical Education teachers who teach in elementary school – early years. The general objective of the study is to present a proposal for structuring sport in Special Education with a focus on human development. For this, in the first moment, the methods of historical and documental research were applied on the trajectory of APAE and its headquarters in the State of Paraná, as well as the organization of the schooling process through basic education schools in the special education modality. In the second moment, a descriptive research was carried out, with the application of a questionnaire to 16 teachers, composed of seven questions on the approached theme, being three closed questions (about gender, age, and teaching experience) and four closed questions with the possibility of complementation or justification of answers, seeking to diagnose potentialities and difficulties of teaching sports in special education, from the experiences and perspectives of their teachers. The third moment was conducted under the participatory research method, with the proposal of a specific participatory planning coordinated by the researcher and with the participation of 11 teachers. This moment included five meetings through the Google Meet Platform. In the first stage of the study, it was concluded that there is a gradual valorization of people with disabilities at school age, and that, when sports are associated with Physical Education, they play a fundamental role in the process of social inclusion of students with different disabilities, comprising the list of contents worked on in all the planned stages of education. In Paraná, we observe the emphasis on learning and practicing sports at school, an environment universally recognized as one of training and belonging. In the second stage, it was concluded that, when teaching sport contents in special Physical Education, the main difficulties are related to the different needs of the students – several disabilities in the same class – and the challenge of selecting methodologies and strategies that reach all students, besides infrastructure issues. In the third stage, it was concluded that the process of teaching and learning sport contents in Physical Education classes of Special Education requires from the teacher a unique dedication to the planning process. Thus, participatory planning offers the perspective of discussions and exchange of experiences lived in the school environment. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual de Maringá | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Educaçäo física especial | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais | pt_BR |
dc.subject | Esportes | pt_BR |
dc.subject.ddc | 796.08 | pt_BR |
dc.title | Educação física e esporte na educação especial : caminhos percorridos e perspectivas pedagógicas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Vânia de Fátima Matias de | - |
dc.contributor.referee2 | Boaretto, Juliana Dias | - |
dc.publisher.department | Departamento de Educação Física | - |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - ProEF | - |
dc.subject.cnpq1 | Ciências da Saúde | - |
dc.publisher.local | Maringá,PR | - |
dc.description.physical | 101 f. | - |
dc.subject.cnpq2 | Educação Física | - |
dc.publisher.center | Centro de Ciências da Saúde | - |
Aparece nas coleções: | 2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS) |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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