Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8884
Autor(es): | Conceição, Graziele de Souza |
Orientador: | Ortêncio Filho, Henrique, 1977- |
Título: | Representações sociais de alunos da educação infantil sobre a fauna na cidade no sul do brasil e a proposta de um e-book educativo |
Banca: | Zanella, Marli Schmitt |
Banca: | Ferreira, Cristiane de Paula |
Palavras-chave: | Educação infantil;Ludicidade;Ciências ambientais;Base Nacional Comum Curricular (BNCC);Fauna urbana |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | CONCEIÇÃO, Graziele de Souza. Representações sociais de alunos da educação infantil sobre a fauna na cidade no sul do brasil e a proposta de um e-book educativo. 2024. 168 f. Dissertação (mestrado em Ensino das Ciências ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2024, Maringá, PR. |
Abstract: | RESUMO: Algumas espécies animais são atualmente encontradas nas cidades devido à perda do seu habitat natural, uma vez que as florestas têm sofrido intensa degradação de origem antropogênica. Esses seres vivos, nas cidades, compõem a fauna sinantrópica. Devido à falta de informação das pessoas, em algumas situações, o manejo desses elementos da fauna é realizado de forma errônea, muitas vezes culminando com acidentes e a morte dos mesmos. Sendo assim, dada a importância desses animais em um contexto ambiental, o presente estudo teve por objetivo reconhecer as Representações Sociais (RS) de alunos da Educação Infantil de um Centro Educacional no sul do Brasil, e a partir das informações coletadas, produzir o e-book "Atividades de Ciências Ambientais para a Educação Infantil sobre a Fauna na Cidade", que também, será disponibilizado em formato físico. O estudo foi realizado de fevereiro a agosto de 2023 e contemplou 30 participantes. A técnica utilizada foi a de desenho livre, e questionário que, conforme frequência, permitiram aferir as representações dos alunos. Foram evocadas 133 palavras, classificadas em 7 grupos semânticos, com média das ordens médias de evocação (OME) igual a 2,77 e média de frequência (F) de 19. O núcleo central foi estruturado por quatro grupos semânticos, representados, no primeiro quadrante, o "mamíferos", no qual os participantes se referiram aos animais de acordo com sua pelagem. O termo "ações" destacou-se entre as evocações e retratou a forma como agem ao ver determinadas espécies, destacando a associação desses animais a repulsa no sentido de exterminá-los ao "jogar sal" e "jogar pedra". No segundo quadrante, o elemento intermediário foi representado pela evocação "sentimento" e "habitats", já no terceiro quadrante, pelos termos "répteis e objetos". Os elementos periféricos apresentados no quarto quadrante foram os grupos: "problema ambiental". O produto educacional foi testado antes do seminário e foi elaborado considerando os campos de experiência da BNCC, baseando-se na fauna nativa e nos animais citados pelos alunos no decorrer da pesquisa. Verificou-se, portanto, a imperatividade de perpetuar iniciativas incessantes de difusão científica, veiculando informações de maneira elucidativa e acessível. Tal abordagem visou propiciar a compreensão e sensibilização do público acerca dos animais silvestres, fomentando uma integração mais eficaz dos saberes relativos à contribuição desses animais para a preservação e conservação ambiental, mitigando o receio decorrente da lacuna informacional ABSTRACT: Some animal species are currently found in cities due to the loss of their natural habitat, as forests have suffered intense degradation caused by human activities. These living beings, in urban areas, constitute the synanthropic fauna. Due to a lack of information, people sometimes handle these animals incorrectly, often resulting in accidents and their death. Given the environmental importance of these animals, this study aimed to recognize the Social Representations (SR) of early childhood education students from an Educational Center in southern Brazil. Based on the collected information, the e-book "Environmental Science Activities for Early Childhood Education on Urban Fauna" was produced and made available in both digital and physical formats. The study was conducted from February to August 2023 and included 30 participants. The technique used involved free drawing and a questionnaire, which, based on frequency analysis, allowed for the assessment of the students' representations. A total of 133 words were evoked, classified into seven semantic groups, with an average order of evocation (OME) of 2.77 and an average frequency (F) of 19. The central core was structured into four semantic groups, represented in the first quadrant by "mammals," where participants referred to animals based on their fur. The term "actions" stood out among the evocations, portraying how students react when seeing certain species, highlighting their association with repulsion and extermination by "throwing salt" or "throwing stones." In the second quadrant, the intermediate element was represented by "feelings" and "habitats," while in the third quadrant, the terms "reptiles" and "objects" appeared. The peripheral elements in the fourth quadrant were grouped under "environmental problems." The educational product was tested before the seminar and was developed considering the experience fields outlined by the BNCC (Brazilian National Common Curricular Base), focusing on native fauna and the animals mentioned by students throughout the research. The study emphasized the urgent need for continuous scientific dissemination, providing clear and accessible information. This approach aimed to promote understanding and awareness among the public regarding wild animals, fostering a more effective integration of knowledge about their contribution to environmental preservation and conservation, while also reducing fears resulting from a lack of information |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. Henrique Ortêncio Filho Dissertação (mestrado em Ensino das Ciências ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2024 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8884 |
Aparece nas coleções: | 2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Graziele de Souza Conceicao_2024.pdf | 6,81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.