Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8885
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Arantes, Luciane Cristina | pt_BR |
dc.contributor.author | Frota, Matheus | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-30T17:17:22Z | - |
dc.date.available | 2025-04-30T17:17:22Z | - |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.citation | FROTA, Matheus. Clima motivacional, necessidades psicológicas básicas e experiências esportivas o ensino médio. 2024. 173, 2 f. Tese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2024, Maringá, PR. | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8885 | - |
dc.description | Orientador: Profª. Drª. Luciane Cristina Arantes | pt_BR |
dc.description | Tese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2024 | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO: O presente estudo objetivou investigar o clima motivacional, necessidades psicológicas básicas e experiências esportivas de estudantes do Ensino Médio nas aulas curriculares de esporte da Educação Física escolar no município de Sarandi-PR. A amostra foi composta por 353 estudantes que vivenciaram modalidades coletivas e/ou individuais nas aulas; sendo 183 (51,8%) do sexo masculino e 170 (48,2%) do sexo feminino, com idade média de 16,01±0,93 anos. O estudo foi desenvolvido com delineamento quanti-qualitativo transversal. A corrente de pensamento da tese e seus constructos teóricos estão fundamentados na Teoria da Autodeterminação e na Psicologia Positiva. A pesquisa integrou três estudos. No artigo 1, descreveu-se o perfil sociodemográfico dos estudantes, das escolas e do município; analisou-se as diferenças desse perfil com o clima motivacional, as experiências esportivas e a satisfação das necessidades psicológicas básicas dos participantes. No artigo 2, investigou-se as associações das percepções do Clima Motivacional, das Experiências Esportivas e da Satisfação das Necessidades Psicológicas Básicas dos estudantes durante as aulas de Educação Física Escolar. No artigo 3, examinou-se os fatores qualitativos influentes nas Experiências Esportivas e na Satisfação das Necessidades Psicológicas Básicas dos participantes do estudo. No estudo 1, a análise dos dados foi realizada pelo software IBM SPSS Statistics 20, por meio de estatística descritiva (mediana, intervalo interquartílico, frequência absoluta e relativa) e inferencial. Utilizou-se o teste de normalidade Kolmogorov-Smirnov (n>50) onde os dados apresentaram distribuição não paramétrica (p<0,05). O teste de comparação de Kruskal-Wallis foi usado quando houve comparações entre 3 ou mais grupos, já o teste U de Mann-Whitney para apontar diferenças aos pares. As associações entre variáveis sociodemográficas e variáveis psicológicas foi realizada pela análise em rede do tipo LASSO, com os indicadores de centralidade, força, proximidade e grau de Intermediação (p<0,05). Previamente à análise em rede averiguou-se as correlações entre as variáveis por meio de correlações de Spearman com nível de significância adotado de p<0,05. Nos estudos 1 e 2, a coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionários tipo surveys. Os instrumentos utilizados foram uma ficha de identificação dos alunos, o Learning Climate Questionnaire (LCQ), validado para o contexto brasileiro por Costa et al. (2016), o Youth Experience Survey (P-YES-S), validado para a realidade brasileira por Gaion et al. (2018) e o Basic Psychological Needs in Exercise Scale (BPNES), validado para o contexto da Educação Física Escolar brasileira por Costa et al. (2018). Calculou-se o Alpa de Cronbach para os questionários YES-S ?=0,734, LCQ ?=0,912 e BPNES ?=0,893. Os achados principais da tese demonstraram associações entre o Clima Motivacional e Autonomia (r = 0,18), Competência (r = 0,20), Habilidades Cognitivas (r = 0,16), Experiências de Iniciativa (r = 0,15) e Experiências Negativas (r= - 0,18). O tempo de mediação superior a um ano com um mesmo Professor de Educação Física associaou-se com o clima motivacional (r= 0,16). Quanto as Necessidades Psicológicas Básicas, a Autonomia se associou com Clima motivacional (r= 0,18), Relacionamento (r= 0,33) e Competência (r= 0,31); Relacionamento com Competência (r= 0,33) e Autonomia (r= 0,33); Competência com Relacionamento (r= 0,33) e Experiências de Iniciativa (r= 0,21). Para as Experiências esportivas, as de Iniciativa associaram-se com o Clima Motivacional (r= 0,15), Habilidades Cognitivas (r= 0,28), Competência (r= 0,21) e Habilidades Pessoais Sociais (r= 0,16); as Habilidades Cognitivas com o Clima Motivacional (r= 0,33), Experiências de Iniciativa (r= 0,28) e Habilidades Pessoais e Sociais (r= 0,22); as Habilidades Pessoais e Sociais com Relacionamento (r= 0,21), Experiências de Iniciativa (r= 0,16) e Habilidades Cognitivas (r= 0,22). O estudo 3 foi de caráter qualitativo descritivo de caso. Foi utilizado como instrumento entrevistas de caráter semi-estruturado fundamentadas na Microteoria das Necessidades Psicológicas Básicas e na Abordagem do Desenvolvimento Positivo de Jovens. Participaram dez estudantes, 5 do sexo masculino e 5 do sexo feminino. Os critérios de inclusão foram baseados nos resultados da análise estatística dos estudos precedentes. Selecionaram-se os estudantes que obtiveram médias altas nos escores das variáveis psicológicas mais decisivas nas redes do estudo 2. Analisaram-se os dados à luz da análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Os resultados demonstraram que o contexto do esporte da Educação Física Escolar foi agente promotor do DPJ nesses jovens. A adoção de atitudes e comportamentos positivos pró-sociais articularam-se a satisfação das NPBs. Os estudantes perceberam as relações pedagógicas com os Professores de Educação Física como determinantes fundamentais para o desenvolvimento das habilidades positivas. Verificou-se que os estudantes identificaram também o papel das amizades, do respeito, da comunicação aberta, da atenção, da disciplina, da vontade e da competência para o desenvolvimento positivo nas aulas. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: The present study aimed to investigate the motivational climate, sporting experiences and basic psychological needs of high school students in curricular sport classes in school Physical Education in the city of Sarandi-PR. The sample was made up of 353 students who experienced collective and/or individual sports in classes; 183 (51.8%) were male and 170 (48.2%) were female, with a mean age of 16.01±0.93 years. The study was developed with a cross-sectional quantitative and qualitative design. The thesis's current of thought and its theoretical constructs are based on Self-Determination Theory and Positive Psychology. The research integrated three studies: Article 1, which described the sociodemographic profile of students, schools and the municipality; the differences between this profile and the motivational climate, Sporting experiences and satisfaction of basic psychological needs in classes were analyzed; article 2, which investigated the associations between perceptions of Motivational Climate, Sports Experiences and Satisfaction of Basic Psychological Needs of students during School Physical Education classes; article 3, which examined the qualitative factors influencing Sports Experiences and the Satisfaction of Basic Psychological Needs of the population. In study 1, data analysis was performed using the IBM SPSS Statistics 20 software, using descriptive statistics (median, interquartile range, absolute and relative frequency) and inferential statistics. The Kolmogorov-Smirnov normality test was used (n>50) where the data presented a non-parametric distribution (p<0.05). The Kruskal-Wallis comparison test was used when there were comparisons between 3 or more groups, and the Mann-Whitney U test was used to identify differences in pairs. The associations between sociodemographic variables and psychological variables were carried out using LASSO-type network analysis, with the indicators of centrality, strength, proximity and degree of Intermediation (p<0.05). Prior to the network analysis, the correlations between the variables were verified using Spearman correlations with an adopted significance level of p<0.05. In studies 1 and 2, data collection was carried out through the application of survey-type questionnaires. The instruments used were a student identification form, the Learning Climate Questionnaire (LCQ), validated for the Brazilian context by Costa et al. (2016), the Youth Experience Survey (P-YES-S), validated for the Brazilian reality by Gaion et al. (2018) and the Basic Psychological Needs in Exercise Scale (BPNES), validated for the context of Brazilian School Physical Education by Costa et al. (2018). Cronbach's Alpa was calculated for the YES-S ?=0.734, LCQ ?=0.912 and BPNES ?=0.893 questionnaires. The main findings of the thesis demonstrated associations between Motivational Climate, Autonomy (r = 0.18), Competence (r = 0.20), Cognitive Skills (r = 0.16), Initiative Experiences (r = 0.15) and Negative Experiences (r= -0.18). Mediation time of more than one year with the same Physical Education Teacher was associated with the motivational climate (r= 0.16). Regarding Basic Psychological Needs, Autonomy was associated with Motivational Climate (r= 0.18), Relationships (r= 0.33) and Competence (r= 0.31); Relationship with Competence (r= 0.33) and Autonomy (r= 0.33); Competence with Relationships (r= 0.33) and Initiative Experiences (r= 0.21). For Sports Experiences, Initiative experiences were associated with Motivational Climate (r= 0.15), Cognitive Skills (r= 0.28), Competence (r= 0.21) and Personal Social Skills (r= 0. 16); Cognitive Skills with Motivational Climate (r= 0.33), Initiative Experiences (r= 0.28) and Personal and Social Skills (r=0.22); Personal and Social Skills with Relationships (r= 0.21), Initiative Experiences (r= 0.16) and Cognitive Skills (r= 0.22). The gender of the students brought univariate correlations with 7 of the 8 psychological variables in the study. Study 3 was qualitative and descriptive of a case. The instrument used was semi-structured interviews based on the Microtheory of the Self-Determination of Basic Psychological Needs and on the Positive Psychology Approach of Positive Young Development. Ten students participated, 5 male and 5 female. The inclusion criteria were based on the results of the statistical analysis of previous studies. Students who obtained high averages in the scores of the most neuralgic psychological variables in the networks of study 2 were selected. The data were analyzed in light of the content analysis proposed by Bardin (2016). The results demonstrated that the sport context of School Physical Education was a promoter of Positive Young Development in these young people. The adoption of positive prosocial attitudes and behaviors went hand in hand with the satisfaction of NPBs. Students perceived pedagogical relationships with Physical Education Teachers as fundamental determinants for the development of positive skills. It was found that students also identified the role of friendships, respect, open communication, attention, discipline, will and competence for positive development in classes. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual de Maringá | - |
dc.publisher | Universidade Estadual de Londrina | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Necessidades psicológicas básicas | pt_BR |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject.ddc | 796.3342 | pt_BR |
dc.title | Clima motivacional, necessidades psicológicas básicas e experiências esportivas o ensino médio | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Both, Jorge | - |
dc.contributor.referee2 | Fiorese, Lenamar | - |
dc.contributor.referee3 | Souza, Vânia de Fátima Matias de | - |
dc.contributor.referee4 | Contreira, Andressa Ribeiro | - |
dc.publisher.department | Departamento de Educação Física | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL | - |
dc.subject.cnpq1 | Ciências da Saúde | - |
dc.publisher.local | Maringá, PR | - |
dc.description.physical | 173, 2 f. : | - |
dc.subject.cnpq2 | Educação Física | - |
dc.publisher.center | Centro de Ciências da Saúde | - |
Aparece nas coleções: | 3.3 Tese - Ciências da Saúde (CCS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Matheus Frota_2024.pdf | 2,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.