Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8886
Autor(es): | Santos, João Marcelo de Almeida |
Orientador: | Kravchychyn, Claudio |
Título: | Tecnologias digitais de informação e comunicação na educação física escolar do ensino médio : materializando possibilidades |
Banca: | Souza, Vânia de Fátima Matias de |
Banca: | Ferreira, Luciana |
Palavras-chave: | Educação física;Tecnologia digital de informação e comunicação;Ensino médio |
Data do documento: | 2023 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | SANTOS, João Marcelo de Almeida. Tecnologias digitais de informação e comunicação na educação física escolar do ensino médio: materializando possibilidades. 2023. 104 f. Dissertação (mestrado profissional em Educação Fisica)--Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR. |
Abstract: | Resumo: O presente estudo foi desenvolvido sob o objetivo geral de desenvolver possibilidades de utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na Educação Física escolar do Ensino Médio. No primeiro momento, foi realizado um estudo bibliográfico e documental sobre o uso das TDICs na Educação Física escolar, tendo por objetivo investigar as perspectivas constantes na legislação, em diretrizes educacionais e na literatura sobre a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação Básica, de forma geral e na Educação Física do Ensino Médio. No segundo momento foi desenvolvida uma pesquisa descritiva no ambiente estudado, cujos dados foram coletados por meio de um questionário feito no Google Forms e aplicado a 21 professores da disciplina, que ministram aulas em oito escolas estaduais pertencentes ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranavaí-PR, a fim de identificar as dificuldades e potencialidades apresentadas por professores na utilização de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação nas aulas de Educação Física, em escolas públicas de Ensino Médio do Núcleo Regional de Educação de Paranavaí-PR. Já o terceiro momento apresenta um relato de experiência, que consistiu no planejamento e desenvolvimento de uma unidade de ensino com a utilização de TDICs junto a uma turma do terceiro ano do Ensino Médio, de uma das escolas do ambiente estudado, sob pressupostos da pesquisa participante, com o objetivo de relatar uma experiência de ensino, com base na estrutura curricular do Estado do Paraná, utilizando uma ferramenta de TDICs. Como resultados, verificou-se que as novas tecnologias têm recebido atenção das diretrizes e normas educacionais, buscando criar condições para as escolas acessarem as ferramentas virtuais; que há falta de infraestrutura nas instituições escolares pesquisadas em relação ao acesso às TDICs, bem como de cursos de formação continuada aos professores sobre o assunto; que os discentes não apresentam dificuldades significativas em manusear ferramentas virtuais; e que o planejamento incluindo a utilização de TDICs representa importante diferencial nas práticas pedagógicas escolares. Abstract: This study was carried out with the general aim of developing possibilities for using Digital Information and Communication Technologies (DICTs) in high school Physical Education. Firstly, a bibliographic and documentary study was conducted on the use of DICTs in school Physical Education, aiming to investigate the perspectives contained in legislation, educational guidelines, and literature regarding the use of Digital Information and Communication Technologies in Basic Education in general, and specifically in High School Physical Education. In the second stage, a descriptive study was carried out in the studied environment. The data was collected through a questionnaire created on Google Forms and applied to 21 Physical Education teachers working in eight state schools under the jurisdiction of the Paranavaí-PR Regional Education Center (NRE), in order to identify the difficulties and potential reported by teachers in using Digital Information and Communication Technologies in Physical Education classes in public high schools within the Paranavaí-PR NRE. The third section presents an experience report, which involved the planning and implementation of a teaching unit using DICTs with a third-year high school class from one of the schools in the studied environment. This was developed under the assumptions of participant research, with the objective of reporting a teaching experience based on the curriculum structure of the State of Paraná using a DICT tool. As a result, it was found that new technologies have received attention from educational guidelines and standards, aiming to create conditions for schools to access virtual tools; that there is a lack of infrastructure in the schools surveyed regarding access to DICTs, as well as a lack of continuing education courses for teachers on the subject; that students do not present significant difficulties in handling virtual tools; and that planning incorporating the use of DICTs represents an important differential in school pedagogical practices. |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. Claudio Kravchychyn Dissertação (mestrado profissional em Educação Fisica)--Universidade Estadual de Maringá, 2023 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8886 |
Aparece nas coleções: | 2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Joao Marcelo de Almeida Santos_2023.pdf | 4,41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.