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Autor(es): Herrero, Gabriel Henrique Sabino
Orientador: Souza, Vânia de Fátima Matias de
Título: Educação física para a educação infantil : propositivas para uma matriz curricular a partir da percepção dos professores de educação física
Banca: Anversa, Ana Luíza Barbosa
Banca: Kravchychyn, Claudio
Palavras-chave: Educação física infantil;Educação infantil - Currículo;Currículo
Data do documento: 2023
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: HERRERO, Gabriel Henrique Sabino. Educação física para a educação infantil: propositivas para uma matriz curricular a partir da percepção dos professores de educação física. 2023. 84 f. Dissertação (mestrado profissional em Educação Fisica)--Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR.
Abstract: Resumo: A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica (EB), na qual a criança inicia sua jornada escolar, possui relevância na formação dos indivíduos, pois é onde os pré-requisitos serão estimulados, e com a Educação Física não é diferente. O componente curricular apresenta-se garantido por lei em todas as etapas da EB, não sendo citado apenas como uma área de atividade, ou seja, um momento em que os estudantes apenas exercitam o corpo ou realizam atividades com fim em si mesmas. A partir disso, os documentos normativos subsidiam o trabalho docente, para que possam ter uma referência de como conduzir esse componente curricular em todas as etapas e turmas da EB. Porém, na Educação Infantil, o componente curricular não foi mencionado em nenhum dos documentos, por ser uma etapa da educação em que não se divide em disciplinas, mas sim como uma proposta de trabalho integrado e unitário, fator que provoca lacunas, sendo uma delas a estruturação curricular da Educação Física na Educação Infantil. Para tanto, a pesquisa desenvolvida teve como objetivo sistematizar uma proposta de estruturação curricular para a Educação Física na Educação Infantil, sustentada na percepção dos professores de Educação Física da Rede Municipal de Jandaia do Sul. Dividida em três pesquisas, a primeira foi um estudo de revisão integrativa para verificar o panorama das produções científicas sobre a Educação Física na Educação Infantil a partir de 2014, que é o período de vigência do PNE. No segundo estudo foi realizada uma pesquisa descritiva, intitulada "A formação continuada como proposta para valoração da Educação Física na Educação Infantil: a percepção dos docentes sobre planejar", sendo que a coleta de dados ocorreu em dois momentos: a) oferta de um curso de formação continuada no formato online; b) aplicação de questionário sobre a percepção e valoração da EF na EI. Os dados foram analisados por meio de categorias temáticas e, como resultados, os professores participantes destacaram reconhecer as fragilidades e potencialidades que o componente curricular possui, consideram importante o suporte dos documentos normativos, assim como destacam que o planejamento é essencial. No terceiro estudo, por meio de uma revisão integrativa, foi investigada a organização da Educação Física na Educação Infantil. No último capítulo da pesquisa, sugere-se um modelo de matriz curricular para a Educação Física na Educação Infantil.
Abstract: Early Childhood Education, the first stage of Basic Education (EB), in which the child begins their school journey, is relevant in the formation of individuals, as it is where the prerequisites are stimulated, and Physical Education is no exception. The curricular component is legally guaranteed in all stages of EB, not being mentioned merely as an area of activity, that is, a moment in which students only exercise the body or carry out activities for their own sake. From this perspective, normative documents have subsidized the teaching work, offering references on how to conduct this curricular component throughout the stages and classes of EB. However, in Early Childhood Education, the curricular component was not mentioned in any official documents, as this stage of education is not divided into disciplines, but rather approached through an integrated and unified work proposal. This omission creates gaps, one of which is the curricular structure of Physical Education in Early Childhood Education. Therefore, the research aimed to systematize a proposal for curricular structuring of Physical Education in Early Childhood Education, based on the perception of Physical Education teachers from the Municipal Network of Jandaia do Sul. The study was divided into three phases. The first was an integrative review to examine the panorama of scientific production on Physical Education in Early Childhood Education from 2014 onward, the year the current National Education Plan (PNE) came into effect. The second phase involved a descriptive study entitled "Continuing education as a proposal for valuing Physical Education in Early Childhood Education: the perception of teachers about planning," in which data collection occurred in two stages: a) offering an online continuing education course; b) administering a questionnaire on the perception and valuation of PE in Early Childhood Education. The data were analyzed through thematic categories, and the results indicated that the participating teachers recognized both the weaknesses and strengths of the curricular component, emphasized the importance of normative documents as support, and highlighted the essential role of planning. In the third study, an integrative review investigated the organization of Physical Education in Early Childhood Education. In the final chapter of the research, a model of a curriculum matrix for Physical Education in Early Childhood Education is suggested.
Descrição: Orientador: Profª. Drª. Vânia de Fátima Matias de Souza
Dissertação (mestrado profissional em Educação Fisica)--Universidade Estadual de Maringá, 2023
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8887
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

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