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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8888
Autor(es): | Mendes, Luis Otávio |
Orientador: | Miranda, Antonio Carlos Monteiro de |
Título: | Gosto se discute : incorporando reflexões sobre os padrões de beleza nas aulas e educação física do ensino médio |
Banca: | Marroni, Paula Carolina Teixeira |
Banca: | Herold Junior, Carlos |
Palavras-chave: | Educação física - Ensino médio;Educação fisica - Padrões de beleza corporal;Educação fisica - Autoestima |
Data do documento: | 2023 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | MENDES, Luis Otávio. Gosto se discute: incorporando reflexões sobre os padrões de beleza nas aulas e educação física do ensino médio. 2023. 185 f. Dissertação (mestrado profissional em Educação Fisica)--Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR. |
Abstract: | Resumo: Esta pesquisa consistiu em analisar como uma proposta educacional de ensino sobre os padrões de beleza corporal nas aulas de Educação Física pode ressignificar a compreensão das questões estéticas de autoaceitação e de relação com o outro entre os estudantes de dois cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Para tanto, foram realizados dois estudos investigativos distintos e independentes. Primeiramente, buscou-se averiguar, por meio da aplicação de um questionário online, como esse tema está sendo abordado pelos professores de Educação Física de quatro Institutos Federais da Região Sul do país. Em seguida, elaborou-se e ministrou-se uma intervenção didático-pedagógica composta por dez aulas sobre a temática dos padrões de beleza corporal com duas turmas de estudantes da modalidade de ensino mencionada. Nessa segunda etapa, adotou-se uma orientação metodológica baseada nas técnicas procedimentais da pesquisa-ação, conforme Thiollent (1986), enquanto a análise dos dados obtidos com a intervenção foi realizada por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Com relação à etapa que envolveu os professores, identificou-se que esses profissionais consideram pertinente a abordagem pedagógica do tema, reconhecendo que ele já está presente em suas aulas. Quanto à intervenção didático-pedagógica, observou-se que os estudantes, inicialmente, compreendiam o corpo apenas como estrutura física, mas, posteriormente, passaram a reconhecê-lo como forma de linguagem e comunicação. Constatou-se que os jovens possuíam diferentes concepções sobre o que é beleza e que, ao longo das atividades pedagógicas, participaram ativamente da construção do conhecimento. Especificamente na atividade avaliativa, demonstraram criatividade e capacidade de recuperar os conteúdos discutidos ao longo da proposta educacional, expressando sinais de autoaceitação. Espera-se que os resultados compartilhados nesta dissertação, a partir da perspectiva metodológica da pesquisa-ação, possam oferecer subsídios para que outros docentes abordem pedagogicamente, de forma mais qualificada, o tema dos padrões de beleza corporal. Abstract: This research consisted of an analysis of how an educational teaching proposal about body beauty standards in Physical Education classes can give new meaning to how aesthetic issues of self-acceptance and of relation with others are understood among students of two technical courses integrated into High School. For this purpose, two distinct and independent investigational studies were conducted. Firstly, it was ascertained, through an online questionnaire, how this teaching subject is being approached by Physical Education teachers from four Federal Institutes in the Southern Region of Brazil. Then, a didactic-pedagogical intervention was devised and applied in ten classes on the subject of body beauty standards with two groups of students in the mentioned teaching modality. During this second phase of the investigation, methodological guidance was chosen according to the procedural techniques of research-action (Thiollent, 1986), while the analysis of the data acquired from the intervention was conducted through the content analysis proposed by Bardin (2016). Concerning the phase involving teacher participation, it was identified that these professionals considered the pedagogical approach to the issue pertinent and that the subject is already present in their classes. Regarding the implementation of the didactic-pedagogical intervention, it was found that students initially perceived the body, in conceptual terms, as a physical structure, and later recognized it as a form of language and communication. The participating youth also demonstrated different conceptions of what beauty is. It was observed that, in the pedagogical activities developed, the students actively participated in the construction of knowledge, and, specifically in the assessment activity, they showed creativity and the ability to recall the topics discussed throughout the educational proposal, expressing self-acceptance among themselves. It is expected that the results shared in this paper, from the research-action methodological perspective, may have generated elementary subsidies so that other teachers can approach the subject of body beauty standards pedagogically and in a more qualified way. |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. Antonio Carlos Monteiro de Miranda Dissertação (mestrado profissional em Educação Fisica)--Universidade Estadual de Maringá, 2023 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8888 |
Aparece nas coleções: | 2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS) |
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