Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8942
Autor(es): Alves, Luciana Lupi
Orientador: Feldman, Alba Krishna Topan
Título: Conflitos pós-coloniais e resistência em O diário absolutamente verdadeiro de um índio de meio expediente, de Sherman Alexie
Banca: Wielewicki, Vera Helena Gomes
Banca: Godoy, Maria Carollina de
Palavras-chave: Alexie, Sherman, 1966-. O diário absolutamente verdadeiro de um índio de meio expediente;Alexie, Sherman, 1966- Análise literária;Literatura americana - Análise literária;Literatura pós-colonial;Literatura indígena - Estados Unidos
Data do documento: 2015
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: ALVES, Luciana Lupi. Conflitos pós-coloniais e resistência em O diário absolutamente verdadeiro de um índio de meio expediente, de Sherman Alexie. 2015. 85 f. Dissertação (mestrado em letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2015, Maringá, PR.
Abstract: Resumo: O romance O diário absolutamente verdadeiro de um índio de meio expediente (2009), escrito por Sherman Alexie, indígena nascido nos Estados Unidos da América, ganhou diversos prêmios de literatura infantojuvenil, mas foi duramente criticado, chegando inclusive a ser proibido em bibliotecas de escolas estadunidenses por seu conteúdo que trata de assuntos como racismo, alcoolismo e violência. O objetivo principal desta dissertação é analisar a obra e seus aspectos de conflitos e resistência sob uma perspectiva pós-colonial. O romance possui traços autobiográficos e aborda temas importantes da história dos nativos americanos. A análise foi realizada em quatro capítulos que abordaram um breve relato da história dos índios americanos e a trajetória do escritor Sherman Alexie, a identidade e alteridade do sujeito pós-colonial, os conflitos sociais e raciais da obra e as ilustrações como forma de representação do indígena estadunidense. Utilizando-se de ironia e descrevendo vários temas polêmicos como sexualidade, pobreza, morte e alcoolismo, Alexie narra a história do jovem Arnold Spirit Junior e sua busca por novas oportunidades fora da reserva indígena Spokane. A personagem principal é cartunista e as ilustrações foram elaboradas por Ellen Forney. Na obra, assim como a vovó Spirit que representava a tradição e a modernidade unidas, Arnold também encontra na escola de crianças brancas em Reardan sua identidade híbrida. A personagem deixa de ser "menos que um índio" e passa a pertencer a várias tribos
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Alba Krishna Topan Feldman
Dissertação (mestrado em letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2015
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8942
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Luciana Lupi Alves_2015.pdf10,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.