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dc.contributor.advisorFeldman, Alba Krishna Topanpt_BR
dc.contributor.authorAlves, Luciana Lupipt_BR
dc.date.accessioned2025-05-22T22:28:22Z-
dc.date.available2025-05-22T22:28:22Z-
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.citationALVES, Luciana Lupi. Conflitos pós-coloniais e resistência em O diário absolutamente verdadeiro de um índio de meio expediente, de Sherman Alexie. 2015. 85 f. Dissertação (mestrado em letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2015, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8942-
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dr.ª Alba Krishna Topan Feldmanpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2015pt_BR
dc.description.abstractResumo: O romance O diário absolutamente verdadeiro de um índio de meio expediente (2009), escrito por Sherman Alexie, indígena nascido nos Estados Unidos da América, ganhou diversos prêmios de literatura infantojuvenil, mas foi duramente criticado, chegando inclusive a ser proibido em bibliotecas de escolas estadunidenses por seu conteúdo que trata de assuntos como racismo, alcoolismo e violência. O objetivo principal desta dissertação é analisar a obra e seus aspectos de conflitos e resistência sob uma perspectiva pós-colonial. O romance possui traços autobiográficos e aborda temas importantes da história dos nativos americanos. A análise foi realizada em quatro capítulos que abordaram um breve relato da história dos índios americanos e a trajetória do escritor Sherman Alexie, a identidade e alteridade do sujeito pós-colonial, os conflitos sociais e raciais da obra e as ilustrações como forma de representação do indígena estadunidense. Utilizando-se de ironia e descrevendo vários temas polêmicos como sexualidade, pobreza, morte e alcoolismo, Alexie narra a história do jovem Arnold Spirit Junior e sua busca por novas oportunidades fora da reserva indígena Spokane. A personagem principal é cartunista e as ilustrações foram elaboradas por Ellen Forney. Na obra, assim como a vovó Spirit que representava a tradição e a modernidade unidas, Arnold também encontra na escola de crianças brancas em Reardan sua identidade híbrida. A personagem deixa de ser "menos que um índio" e passa a pertencer a várias tribospt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectAlexie, Sherman, 1966-. O diário absolutamente verdadeiro de um índio de meio expedientept_BR
dc.subjectAlexie, Sherman, 1966- Análise literáriapt_BR
dc.subjectLiteratura americana - Análise literáriapt_BR
dc.subjectLiteratura pós-colonialpt_BR
dc.subjectLiteratura indígena - Estados Unidospt_BR
dc.subject.ddc801.95pt_BR
dc.titleConflitos pós-coloniais e resistência em O diário absolutamente verdadeiro de um índio de meio expediente, de Sherman Alexiept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Wielewicki, Vera Helena Gomes-
dc.contributor.referee2Godoy, Maria Carollina de-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras-
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artes-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical85 f. : il.-
dc.subject.cnpq2Letras-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artes-
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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