Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8965
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAzambuja, Leonardo Dirceu dept_BR
dc.contributor.authorSilva, Leonardo Aparecido de Vicente dapt_BR
dc.date.accessioned2025-05-30T18:05:35Z-
dc.date.available2025-05-30T18:05:35Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Leonardo Aparecido de Vicente da. A utilização de tecnologias digitais no ensino de geografia para compreender o espaço geográfico. 2025. 123 f. Dissertação (mestrado em Geografia)--Universidade Estadual de Maringa, 2025., Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8965-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Leonardo Dirceu de Azambujapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Geografia)--Universidade Estadual de Maringa, 2025.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: O presente estudo tem como objetivo investigar a apreensão do espaço geográfico contemporâneo no ensino de Geografia, enfocando a contribuição das tecnologias digitais de comunicação e informação para a apropriação desse conhecimento pelos discentes. Busca-se, também, analisar as práticas pedagógicas implementadas por meio dessas ferramentas, com especial atenção aos recursos didáticos tecnológicos disponibilizados pela Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (SEED/PR). O espaço geográfico, enquanto objeto fundamental da Geografia, reflete as dinâmicas e transformações da sociedade atual, marcada pela globalização, que se manifesta, de forma cada vez mais abrangente, pela presença e circulação de técnicas, saberes científicos e informações. Neste cenário, o ensino de Geografia, assim como outras áreas do conhecimento, está sendo profundamente reconfigurado, tanto em seus conteúdos quanto nas metodologias de ensino, com a incorporação de recursos tecnológicos que ampliam e diversificam as formas de aprendizagem. A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem qualitativa, combinando uma revisão bibliográfica para o embasamento teórico-conceitual sobre a Geografia e o Ensino de Geografia com uma investigação empírica, realizada em escolas da Educação Básica do Núcleo Regional de Maringá (NRE) do Paraná. Para o levantamento de dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e questionários aplicados a professores de Geografia, com o intuito de identificar as contribuições das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem. A análise empírica possibilitou observar o impacto das tecnologias digitais no ensino de Geografia, considerando a infraestrutura escolar, os recursos tecnológicos disponibilizados pela SEED/PR e a interação dos professores com as ferramentas digitais. Além disso, foram analisadas as percepções dos docentes sobre a desvalorização da profissão e o papel que desempenham na mediação do conhecimento geográfico, bem como as suas visões sobre os alunos e o processo de ensino. Com base na análise dos dados, foi possível refletir sobre o papel transformador do ensino de Geografia na formação dos discentes, enfatizando a importância de promover uma educação crítica e reflexiva, que estimule a problematização da realidade e a compreensão das dinâmicas socioespaciais que caracterizam o espaço geográfico atual. A pesquisa contribui para a discussão sobre as potencialidades e os desafios do uso das tecnologias digitais no ensino de Geografia, oferecendo subsídios para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas, com vistas à transformação social por meio da educação.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This study aims to investigate the understanding of contemporary geographic space in Geography education, focusing on the contribution of digital communication and information technologies to the appropriation of this knowledge by students. Additionally, it seeks to analyze the pedagogical practices implemented through these tools, with particular attention to the educational resources provided by the Department of Education of the State of Paraná (SEED/PR). Geographic space, as a fundamental object of Geography, reflects the dynamics and transformations of contemporary society, characterized by globalization, which manifests increasingly through the presence and circulation of techniques, scientific knowledge, and information. In this context, Geography education, like other fields of knowledge, is undergoing a profound reconfiguration, both in its content and teaching methodologies, with the incorporation of technological resources that expand and diversify learning processes. The research was conducted through a qualitative approach, combining a bibliographic review to provide a theoretical and conceptual foundation on Geography and Geography Education with empirical investigation carried out in Basic Education schools in the Maringá Regional Education Department (NRE) of Paraná. To gather data, semi-structured interviews and questionnaires were applied to Geography teachers, aiming to identify the contributions of digital technologies to the teaching and learning process. The empirical analysis allowed for observing the impact of digital technologies on Geography education, considering the school infrastructure, technological resources provided by SEED/PR, and the interaction between teachers and digital tools. Furthermore, the teachers' perceptions regarding the devaluation of the teaching profession and the role they play in mediating geographic knowledge were analyzed, as well as their views on students and the teaching process. Based on the data analysis, it was possible to reflect on the transformative role of Geography education in student formation, emphasizing the importance of promoting a critical and reflective education that encourages the questioning of reality and understanding the socio-spatial dynamics that characterize contemporary geographic space. The research contributes to the discussion on the potential and challenges of using digital technologies in Geography education, providing insights for the development of innovative and inclusive pedagogical practices aimed at social transformation through education.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectGeografia - Ensinopt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectProfessores de geografiapt_BR
dc.subjectEspaço geográficopt_BR
dc.subject.ddc910.7pt_BR
dc.titleA utilização de tecnologias digitais no ensino de geografia para compreender o espaço geográficopt_BR
dc.title.alternativeA utilização de tecnologias digitais no ensino de geografia para aprender o espaço geográficopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Gomes, Marquiana de Freitas Vilas Boas-
dc.contributor.referee2Oliveira, Tais Pires de-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografia-
dc.subject.cnpq1Ciências Humanas-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical123 f. : il., tabs.-
dc.subject.cnpq2Geografia-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artes-
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Leonardo Aparecido de Vicente da Silva_2025.pdf7,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.