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dc.contributor.advisorSantil, Fernando Luiz de Paulapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Luciana Moraespt_BR
dc.date.accessioned2025-05-30T17:56:51Z-
dc.date.available2025-05-30T17:56:51Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Luciana Moraes. Embates e desafios da formação de educadores que ensinam geografia nos anos iniciais do ensino fundamental no município de Paranavaí. 2024. 219 f. Tese (doutorado em Geografia)--Universidade Estadual de Maringa, 2024., Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8966-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Fernando Luiz de Paula Santilpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado em Geografia)--Universidade Estadual de Maringa, 2024.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: A pesquisa tem como temática a formação docente que atua na disciplina de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Partimos da seguinte indagação: quais são os desafios da atuação de professores de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Paranavaí? Partimos do pressuposto que parte significativa dos professores pedagogos que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental apresenta certa fragilidade teórica em relação aos conceitos da Geografia escolar, tendo, portanto, dificuldades de desenvolver no processo de ensino e aprendizagem a construção do pensamento geográfico no aluno. Levantamos então a hipótese de que a formação docente, em específico do ensino de Geografia para os anos iniciais do Ensino Fundamental, por se encontrar imbricada aos contextos socioeconômicos, políticos e culturais, tem propiciado uma formação parcial, não atendendo à totalidade do conhecimento geográfico. Parte desta problemática está relacionada à formação inicial em Pedagogia, que dificilmente consegue contemplar, além dos conteúdos da Educação Infantil, todos os conteúdos dos anos iniciais do Ensino Fundamental no seu processo formativo, privilegiando, muitas vezes, mais os estudos de Matemática e Língua Portuguesa, que também têm recebido maior ênfase nos documentos norteadores da educação. Nesse patamar, o desenvolvimento da pesquisa ocorreu por meio de um estudo bibliográfico, documental e de campo, de cunho qualitativo, pautado na Teoria Histórico-Cultural, cujo objetivo é analisar os embates e desafios da atuação de professores de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Paranavaí. Para atender a esse proposto, o estudo encontra-se subdividido em quatro seções, a saber: primeiramente, compreendemos a relação do referencial teórico com a temática analisada; em seguida, apontamos a amplitude da Geografia na formação humana e seus desdobramentos como disciplina curricular; posteriormente, descrevemos os elementos que envolvem a formação do professor de Geografia, em especial os que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental; e, por último, entendemos o processo de formação do professor que ministra aula de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Paranavaí. O estudo mostrou que, mediante as mudanças impostas pelas recentes reformas da educação, que refletem na reformulação do currículo escolar e, consequentemente, na reorganização didático-pedagógica do professor, torna-se fundamental formar um professor crítico e reflexivo. Não podemos culpar o docente, que não recebeu uma formação permeada de criticidade para ministrar a disciplina de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, afinal, são vários os fatores que interferem na formação docente nas mais diversas licenciaturas. Entretanto, frisamos a importância de uma formação inicial e continuada significativa, que vise o ensino de conteúdos geográficos atrelados à prática social do educando, o que, por sua vez, implica no desenvolvimento do psiquismo humano, indo além de discursos burocráticos e mercadológicos.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This research focuses on the teacher training for those who teach Geography in the early years of Elementary School. It starts with the following question: what are the challenges faced by Geography teachers in the early years of Elementary School in the city of Paranavaí? We assume that a significant portion of pedagogic teachers working in the early years of Elementary School shows a theoretical fragility in relation to school Geography concepts, thereby facing difficulties in developing the construction of geographical thought in students during the teaching and learning process. We hypothesize that the specific teacher training in Geography for the early years of Elementary School, being intertwined with socioeconomic, political, and cultural contexts, has provided a partial formation, not covering the entirety of geographical knowledge. Part of this issue is related to the initial training in Pedagogy, which hardly manages to cover, besides the contents of Early Childhood Education, all the contents of the early years of Elementary School in its formative process, often privileging studies in Mathematics and Portuguese Language, which have also received greater emphasis in guiding educational documents. In this context, the development of the research was carried out through a bibliographic, documentary, and field study of a qualitative nature, based on Historical-Cultural Theory, aiming to analyze the challenges and struggles of Geography teachers in the early years of Elementary School in the city of Paranavaí. To achieve this purpose, the study is divided into four sections: first, we understand the relationship of the theoretical framework with the analyzed theme; next, we highlight the breadth of Geography in human formation and its unfoldings as a curricular discipline; subsequently, we describe the elements involving the training of Geography teachers, especially those working in the early years of Elementary School; and finally, we comprehend the training process of teachers who teach Geography in the early years of Elementary School in the city of Paranavaí. The study showed that given the changes imposed by recent educational reforms affecting the school curriculum reformulation and consequently the didactic-pedagogical reorganization of the teacher, it becomes fundamental to form a critical and reflective teacher. We cannot blame the teacher, who did not receive a training filled with criticality to teach Geography in the early years of Elementary School, after all, there are various factors that interfere in teacher training in different licensures. However, we emphasize the importance of significant initial and continuous training, aimed at teaching geographical contents linked to the social practice of the student, which in turn, implies the development of human psychism, going beyond bureaucratic and market-driven discourses.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectCurrículo - Ensino de geografiapt_BR
dc.subjectFormação de docentespt_BR
dc.subjectGeografia - Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectGeografia - Conhecimento pedagógicopt_BR
dc.subject.ddc910.7pt_BR
dc.titleEmbates e desafios da formação de educadores que ensinam geografia nos anos iniciais do ensino fundamental no município de Paranavaípt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Claudivan Sanches-
dc.contributor.referee2Gomes, Marquiana de Freitas Vilas Boas-
dc.contributor.referee3Azambuja, Leonardo Dirceu de-
dc.contributor.referee4Rodrigues, Adriana Aparecida-
dc.publisher.departmentDepartamento de Geografia-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografia-
dc.subject.cnpq1Ciências Humanas-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical219 f. : il. ; tabs.-
dc.subject.cnpq2Geografia-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artes-
Aparece nas coleções:3.6 Tese - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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