Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8975
Autor(es): Souza, Thainara Nunes de
Orientador: Lopes, Claudivan Sanches
Título: A formação continuada de professores que ensinam geografia nos anos iniciais do ensino fundamental : o caso do município de Guairaçá - PR
Banca: Rodrigues, Adriana Aparecida
Banca: Santos, Ricardo dos
Palavras-chave: Formação continuada de professores;Ensino de geografia;Teoria histórico-cultural;Ensino fundamental - Anos iniciais;Guairaçá (PR) - Educação
Data do documento: 2025
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: SOUZA, Thainara Nunes de. A formação continuada de professores que ensinam geografia nos anos iniciais do ensino fundamental: o caso do município de Guairaçá - PR. 2025. 135 f. Dissertação (mestrado em Geografia)--Universidade Estadual de Maringa, 2025., Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: O ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental desempenha um papel único e essencial para desenvolver a compreensão dos alunos sobre o mundo e suas relações entre a sociedade e o espaço, oportunizando a formação de cidadãos críticos e conscientes. Entretanto, ensinar Geografia nesse nível de escolarização impõe desafios significativos, já que os alunos estão em fase de desenvolvimento. Nesse sentido, destaca-se a importância da formação continuada de professores como estratégia para superar os desafios no ensino de Geografia, promovendo melhorias nas práticas pedagógico-didáticas. Dessa forma, é necessário que os professores estejam preparados para adaptar o conteúdo às necessidades cognitivas dos alunos, o que torna essa formação indispensável. Assim, essa dissertação discorre sobre a formação continuada para professores/pedagogos que lecionam Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental da educação básica, tomando, como um estudo de caso, a realidade do pequeno município de Guairaçá PR. Nessa direção, partimos do objetivo de analisar a importância e os desafios da formação continuada desses profissionais, considerando a necessidade de qualificar a educação geográfica neste nível de ensino. Dessa maneira, a problemática que emerge geográfico para atuar com essa disciplina nos anos iniciais? Quais seriam as necessidades formativas que assegurem condições para lecionar essa disciplina? Como os professores avaliam a suficiência ou não da formação inicial para garantir o domínio do conhecimento pedagógico e geográfico para atuar com essa disciplina nos anos iniciais? Como os professores avaliam a formação continuada para ensinar Geografia oferecida pela Secretaria Municipal de Educação de Guairaçá? Buscando responder aos questionamentos, amparamo-nos teoricamente em estudos bibliográficos e nos documentos oficiais (municipal, estadual e federal) que estabelecem embasamento para compreender as relações entre a formação inicial e continuada e que, consequentemente, determinam caminhos para sua promoção. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e, como procedimentos metodológicos envolvemos revisão bibliográfica e documental, incluindo, ainda, a aplicação de questionários e de entrevistas semiestruturadas com os professores, equipe gestora e pedagógica da rede municipal de ensino. O , construímos categorias para esclarecer, de acordo com os objetivos, os resultados alcançados. Constatamos que um dos maiores desafios enfrentados pelos professores é desenvolver o pensamento geográfico dos alunos, integrando aspectos espaciais, culturais e ambientais de forma mais significativa. Nesse sentido, a pesquisa evidencia a formação continuada como fundamental para superar esses desafios, desde que seja alinhada às demandas dos professores e às especificidades da Geografia. Apesar das limitações na oferta atual, os professores indicam a necessidade de metodologias contextualizadas e estratégias pedagógicas ligadas a realidade local dos alunos. Assim, oficinas práticas, atividades reflexivas baseadas em conceitos científicos como, território, lugar, paisagem e a integração entre a teoria e a prática, fundamentada na Teoria Histórico-Cultural se destacam como possibilidades para fortalecer o ensino geográfico nesse nível de escolarização.
ABSTRACT: Geography teaching in the early years of elementary school plays a unique and essential role in developing students' understanding of the world and their relationship with society and space, providing the opportunity to form critical and aware citizens. However, teaching geography at this level of schooling poses significant challenges, as students are still in a developmental phase. In this sense, we highlight the importance of continuing teacher training as a strategy to overcome the challenges of teaching geography, promoting improvements in pedagogical-didactic practices. Thus, teachers need to be prepared to adapt the content to the cognitive needs of the students, which makes this training indispensable. Thus, this dissertation discusses continuing training for teachers/pedagogues who teach Geography in the early years of basic education, taking as a case study the reality of the small municipality of Guairaçá - PR. With this in mind, we set out to analyze the importance and challenges of continuing training for these professionals, considering the need to qualify geography education at this level of mastery of geographical knowledge to work with this subject in the early years? What are the training needs to ensure conditions for teaching this subject? How do the teachers assess the sufficiency or otherwise of their initial training to ensure mastery of the pedagogical and geographical knowledge required to teach this subject in the early years? How do the teachers assess the continuing education to teach Geography offered by the drew on bibliographic studies and official documents (municipal, state and federal) that provide a basis for understanding the relationship between initial and continuing education and that consequently determine ways to promote it. This is a qualitative study and the methodological procedures involved a review of the literature and documents, as well as questionnaires and semi-structured interviews with teachers and the management methodology, we built categories to clarify the results according to the objectives. We found that one of the biggest challenges faced by teachers is to develop students' geographical thinking, integrating spatial, cultural and environmental aspects in a more meaningful way. In this sense, the research highlights continuing education as fundamental to overcoming these challenges, as long as it is aligned with teachers' demands and the specificities of Geography. Despite the limitations of the current offer, teachers point to the need for contextualized methodologies and pedagogical strategies linked to the students' local reality. Thus, practical workshops, reflective activities based on scientific concepts such as territory, place, landscape and the integration of theory and practice, based on Historical-Cultural Theory, stand out as possibilities for strengthening geography teaching at this level of schooling.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Claudivan Sanches Lopes
Dissertação (mestrado em Geografia)--Universidade Estadual de Maringa, 2025.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8975
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Thainara Nunes de Souza_2025.pdf6,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.