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Autor(es): Luz, Denise de Correa da
Orientador: Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de, 1959-
Título: As práticas corporais de aventura : da formação inicial à prática docente escolar
Banca: Kravchychyn, Claudio
Banca: Retamal, Franklin Castillo
Banca: Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra
Banca: Pimentel, Giuliano Gomes de Assis
Palavras-chave: Práticas corporais de aventuras;Formação inicial de professores;Educação física escolar
Data do documento: 2025
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Londrina
Citação: LUZ, Denise de Correa da. As práticas corporais de aventura: da formação inicial à prática docente escolar. 2025. 205 f. +anexos Tese (doutorado em Educação Física)--Universidade Estadual de Maringa, 2025., Maringá, PR
Abstract: RESUMO: O objetivo desta pesquisa foi o de analisar a relação existente entre o processo formativo de professores de Educação Física e as vivências pedagógicas proporcionadas pelos professores de Educação Física da Educação Básica, com relação ao ensino das Práticas Corporais de Aventura (PCA). O contexto da pesquisa envolveu cursos de Educação Física, de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Paraná (PR) e unidades escolares da Rede Municipal da Educação (RME) de Curitiba. A pesquisa foi estruturada e apresentada no Modelo Escandinavo, compondo-se de três artigos. O primeiro, uma análise documental, teve por objetivo mapear e apresentar a implementação das experiências que envolvem a temática aventura nos cursos de formação inicial em Educação Física. Foram identificadas 35 disciplinas, 3 projetos de extensão e 1 conteúdo de estágio obrigatório relacionados à temática. Conclui-se que a temática Aventura está presente nas disciplinas dos cursos de formação inicial em Educação Física nas IES públicas do PR, com espectro amplo de abordagem, atendendo às possibilidades de intervenção do futuro profissional. No segundo artigo, o objetivo foi analisar as percepções de docentes de IES públicas do PR sobre o ensino das PCA na formação inicial em Educação Física. A metodologia é orientada pela abordagem qualitativa da pesquisa, com características descritivas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 10 docentes de 8 IES públicas do PR. O método de análise dos dados foi fundamentado na Análise de Conteúdo de Bardin, com o auxílio do software Iramuteq. Os principais desafios relatados foram: a falta de formação específica, carência de materiais adequados e dificuldades em adaptar as práticas às condições institucionais. Conclui-se que as PCA possuem um corpo de conhecimento importante para o processo formativo do futuro profissional de Educação Física e que há a necessidade elementar de se cuidar da transposição das práticas para o ambiente escolar e o desenvolvimento de competências para futura atuação docente na Educação Básica. O terceiro artigo, caracterizado como sendo uma pesquisa de abordagem qualitativa, teve por objetivo analisar a percepção dos docentes de Educação Física que atuam na Educação Básica, em Curitiba-PR, em relação aos aspectos pedagógicos no ensino das PCA. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 21 professores de Educação Física de 11 escolas públicas da RME de Curitiba. Os participantes foram selecionados a partir da oferta da unidade escolar, de turmas do 6º ao 9º ano. O método de análise dos dados foi fundamentado na Análise de Conteúdo de Bardin, com o auxílio do software Iramuteq. Os principais resultados apontam para a falta de formação específica e barreiras estruturais e pedagógicas para implantação das PCA na escola. Os docentes demonstram certa resistência à inovação. Por outro lado, relataram gosto pessoal e experiências positivas vividas por meio das PCA. Os achados revelam a importância da temática nos programas de formação continuada e há a necessidade de superação dos desafios com criatividade, intencionalidade pedagógica e abordagem integrada teoria e prática, o que exige articulações entre escola e universidade. Como desfecho geral, com base nas evidências encontradas nas três pesquisas, de forma a confirmar a tese elaborada, constatou-se que há um distanciamento entre o que é ensinado na formação inicial e o que é proposto na docência escolar, no contexto de ensino das PCA.
ABSTRACT: The objective of this research was to analyze the relationship between the educational process of Physical Education teachers and the pedagogical experiences provided by Physical Education Programs and pedagogical experiences provided in Basic Education Schools, with focus on Adventure Body Practices (ABP). The research context included Physical Education Programs (PEP) at public Higher Education Institutions (HEI) in Paraná (PR) and schools from the Municipal Education Network (MEN) in Curitiba. The study was structured and presented following the Scandinavian Model, consisting of three articles. The first article, a documentary analysis, aimed to map and present the implementation of adventure-related courses in Physical Education Programs. A total of 35 adventure-related courses were identified, along with 3 extension projects and 1 mandatory internship component. The findings indicate that the adventure theme is present in the curricula of initial Physical Education Programs at public HEI in PR, with a broad scope of approaches that addressing the potential areas of intervention for the future professionals. The second article aimed to analyze faculty perceptions regarding the teaching of ABP in initial PEP. This study employed a qualitative approach with descriptive characteristics, utilizing semi-structured interviews with 10 faculty members from 8 public HEI in PR. Data analysis was conducted on Bardin’s Content Analysis, supported by the Iramuteq software. The main challenges reported included the lack of specific educational background, insufficient appropriate materials, and difficulties in adapting practices to institutional conditions. The study concludes that ABP constitutes an important body of knowledge for the educational process of future Physical Education professionals and highlights the essential need to ensure the effective transfer of these practices to school settings, as well as the development of competencies for future teaching in Basic Education schools. The third article, a qualitative study, aimed to analyze the perceptions of Physical Education teachers working in Basic Education, in Curitiba, regarding pedagogical aspects of ABP. Semi-structured interviews were conducted with 21 Physical Education teachers from 11 public schools. Participants were selected from schools that offered classes for students in the 6th to 9th grades. Data analysis followed Bardin’s Content Analysis, supported by the Iramuteq software. The main results highlight a lack of specific educational background, as well as structural and pedagogical barriers to implementing ABP in schools. Teachers showed some resistance to innovation but also reported personal interest and positive experiences with ABP. The findings underscore the importance of including this theme into continuing education programs and emphasize the need to overcome challenges through creativity, pedagogical intentionality, and an integrated theory-practice approach, requiring stronger collaboration between schools and universities. As a general conclusion, based on the evidence found in the three studies and in support of the formulated thesis, it was observed that there is a disconnect between what is taught in PEP and how ABP teaching is implemented in school practices.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira
Tese (doutorado em Educação Física)--Universidade Estadual de Maringa, 2025.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8987
Aparece nas coleções:3.3 Tese - Ciências da Saúde (CCS)

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