Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9017
Autor(es): Pieniak, Jacsiane
Orientador: Facci, Marilda Gonçalves Dias, 1962-
Título: Fundamentos teóricos da psicologia histórico-cultural : unidade teoria e prática na formação e estágios curriculares em psicologia escolar e educacional
Banca: Barroco, Sonia Mari Shima
Banca: Leonardo, Nilza Sanches Tessaro
Banca: Firbida, Fabíola Batista Gomes
Banca: Barreto, Maria da Apresentação
Palavras-chave: Psicologia histórico-cultural;Estágio curricular;Psicologia escolar educacional;Unidade teoria e prática
Data do documento: 2024
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: PIENIAK, Jacsiane. Fundamentos teóricos da psicologia histórico-cultural: unidade teoria e prática na formação e estágios curriculares em psicologia escolar e educacional. 2024. 261 f. Tese (doutorado em Psicologia)--Universidade Estadual de Maringa, 2024., Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: O objeto de estudo, os estágios curriculares supervisionados, representa uma parte importante da formação em psicologia no Brasil. Especificamente sobre a área da Psicologia Escolar e Educacional, com a implementação da Lei 13.935/2019 que marcou um avanço na disponibilidade de serviços de psicologia e serviço social nas redes públicas de educação básica, somamos novos desafios para essa área. Esse contexto é particularmente relevante considerando a natureza generalista da formação em psicologia no país. Estagiar na área educacional proporciona aos estudantes a oportunidade de adquirir conhecimentos, o que pode superar o escopo das salas de aula, envolvendo a possibilidade de identificação de contradições, enfrentamento de desafios e atendimento às necessidades na compreensão da realidade educacional. A partir da reflexão sobre os estágios curriculares, nossa pesquisa nos conduziu a dois objetivos principais: abordar a unidade entre teoria e prática e apresentar os fundamentos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural que podem contribuir na formação em psicologia. Seguindo os princípios da Psicologia Histórico-Cultural, buscamos oferecer contribuições teóricas para o desenvolvimento desses estágios, considerando as circunstâncias históricas e sociais presentes. Partimos do pressuposto de que há uma unidade entre teoria e prática, e que os estágios curriculares devem proporcionar aos estudantes acesso e apropriação do conhecimento científico na formação em psicologia, indo além da mera preparação técnica para o mercado de trabalho. A metodologia empregada envolveu investigação teórico-bibliográfica, explorando conceitos como práxis, a influência do trabalho no desenvolvimento humano, o idealismo hegeliano em contraposição ao materialismo dialético marxista, a produção de conhecimento e a relação teoria-prática. Além disso, analisamos as transformações da relação entre teoria e prática ao longo da história do trabalho, abordando a influência do capitalismo na formação em psicologia e as consequências da pandemia de COVID-19. Destacamos as contribuições da Psicologia Histórico-Cultural, especialmente as ideias de Lev Vigotski, como meio de fortalecer a unidade entre teoria e prática na formação em psicologia. Defendemos que essa abordagem pode promover o pensamento crítico na prática profissional, capacitando estagiários e psicólogos escolares e educacionais para lidar com os desafios contemporâneos, com foco na humanização. A atualidade dos fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural na formação de psicólogos escolares é ressaltada, evidenciando sua relevância mesmo em um contexto histórico e social distinto do início do seu desenvolvimento. A apropriação desses fundamentos teóricos favorece o desenvolvimento do pensamento conceitual e capacidade de análise crítica da realidade, contribuindo para superar processos ideológicos e alienantes. Essa perspectiva busca superar uma visão superficial e imediata na prática profissional, enfatizando a importância de uma abordagem crítica e o compromisso com a transformação social. Como conclusão, entendemos que é imprescindível considerar a historicidade dos eventos ocorridos na sociedade, os quais determinam tipos de relação teoria e prática nos estágios curriculares. Defendemos veementemente a realização de práticas comprometidas com a emancipação humana e com a socialização dos conhecimentos científicos, visando ao desenvolvimento de toda a comunidade escolar. Consideramos essencial analisar o processo de formação humana e sua relação com o processo educativo, conforme propõe a Psicologia Histórico-Cultural.
ABSTRACT: The object of study, supervised curricular internships, represents an important part of the psychology education in Brazil. Specifically concerning the School and Educational Psychology area, with the implementation of Law 13,935/2019, which marked an advancement in the availability of psychology and social work services in public basic education networks, we face new challenges for this field. This context is particularly relevant considering the generalist nature of psychology education in the country. Interning in the educational field provides students with the opportunity to acquire knowledge that may exceed the scope of classrooms, involving the possibility of identifying contradictions, facing challenges, and meeting needs in understanding the educational reality. Reflecting on the curricular internships, our research led us to two main objectives: addressing the unity between theory and practice and presenting the theoretical foundations of Cultural-Historical Psychology that can contribute to psychology education. Following the principles of Cultural-Historical Psychology, we seek to offer theoretical contributions to the development of these internships, considering the present historical and social circumstances. We assume that there is a unity between theory and practice, and that curricular internships should provide students with access and appropriation of scientific knowledge in psychology education, going beyond technical preparation for the job market. The methodology employed involved theoretical-bibliographic investigation, exploring concepts such as praxis, the influence of work on human development, Hegelian idealism in contrast to Marxist dialectical materialism, knowledge production, and the theory-practice relationship. Additionally, we analyzed the transformations in the relationship between theory and practice throughout the history of work, addressing the influence of capitalism on psychology education and the consequences of the COVID-19 pandemic. We highlight the contributions of Cultural-Historical Psychology, especially the ideas of Lev Vygotsky, as a mean to strengthen the unity between theory and practice in psychology education. We argue that this approach can promote critical thinking in professional practice, empowering interns and school and educational psychologists to deal with contemporary challenges, with a focus on humanization. The relevance of the foundations of Cultural-Historical Psychology in the education of school psychologists is emphasized, demonstrating its significance even in a historical and social context distinct from its initial development. The appropriation of these theoretical foundations favors the development of conceptual thinking and the capacity for critical analysis of reality, contributing to overcoming ideological and alienating processes. This perspective seeks to overcome a superficial and immediate view in professional practice, emphasizing the importance of a critical approach and commitment to social transformation. In conclusion, we understand that it is essential to consider the historicity of events in society, which determine the types of theory-practice relationship in curricular internships. We strongly advocate for practices committed to human emancipation and the socialization of scientific knowledge, aiming at the development of the entire school community. We consider it essential to analyze the process of human formation and its relationship with the educational process, as proposed by Cultural-Historical Psychology.
Descrição: Orientador: Profª. Drª. Marilda Gonçalves Dias Facci
Tese (doutorado em Psicologia)--Universidade Estadual de Maringa, 2024.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9017
Aparece nas coleções:3.6 Tese - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Jacsiane Pieniak_2024.pdf1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.