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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBraz, Matheus Vianapt_BR
dc.contributor.authorSampaio, João Pedro Lubachevski Borges dept_BR
dc.date.accessioned2025-06-13T17:32:31Z-
dc.date.available2025-06-13T17:32:31Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.citationSAMPAIO, João Pedro Lubachevski Borges de. Escola empresarizada: discursos domesticadores da subjetividade nos dias atuais . 2024. 113 f. Dissertação (mestrrado em Psicologia)--Universidade Estadual de Maringa, 2024., Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9019-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Matheus Viana Braz.pt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrrado em Psicologia)--Universidade Estadual de Maringa, 2024.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Nos dias atuais, o cenário de uma sala de aula contém imagens emblemáticas, que refletem em um microcosmo os dogmas, tabus, assuntos e relações do macrocosmo da sociedade. Na escola são radiografados os discursos, as práticas discursivas e as verdades que existem "fora" dela, logo, sendo uma instituição influenciada e influenciadora desses mesmos discursos e verdades. Essas imagens traduzem modelos, comportamentos, pensamentos, ethos que, assim como no passado, mostram-se fundamentais na constituição de um determinado tipo de indivíduo que, por sua vez, subjetiva-se a partir destes. Desse modo, compreender alguns dos discursos que pairam sobre as salas de aula, é também compreender sobre a subjetividade proveniente deles. O presente trabalho visa através da Arqueo-genealogia Foucaultiana, compreender de que maneira os discursos existentes na escola empresarizada, atravessam o estudante de ensino médio e influenciam em seus respectivos processos de subjetivação dentro desse contexto, investigando as consequências tanto no campo social quando no campo individual. Para isso, a genealogia nos proporciona uma investigação da emergência dos discursos atuais, realizando um panorama histórico da escola e dos discursos que nela inferiram em diferentes eras. A partir disso, a arqueologia nos permite analisar o campo discursivo atual, compreendendo as possibilidades e limitações que impõem ao indivíduo, bem como os desdobramentos na saúde mental do jovem estudante do século XXI. O estresse constante, a pressão para o vestibular, questões identitárias e a exigência em corresponder à demanda de simulados, leituras, estudos e expectativas a sua volta faz com que as patologias do âmbito do trabalho se deem em paralelo as de estudantes secundaristas, de cursinho ou de demais etapas do ensino que por ventura estejam embebidas em uma obsessão por aquilo considerado como "sucesso". A obra de Foucault, Deleuze e Byung-Chul Han se mostram então fundamentais na compreensão da escola empresarizada e dos processos de subjetivação a partir desta.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: Now at days, the classroom scenario contains emblematic images which reflect in a microcosm the dogmas, taboos, subjects and relationships on the macrocosm of society. In school, the discourses, discursive practices and truths that exists "outside" of it are radiographed, therefore, making it an influent and influenced institution by these same discourses and truths. These images translate roles, behaviors, thoughts, ethos that, as it was in the past, turns to be fundamental on the constitution of a determined kind of individual who, in turn, is subjectified by them. Thus, to understand some of the discourses that hover over classrooms is also to comprehend the subjectivity arising from them. The present study aims, through Foucautian Archaeo-Genealogy, to unravel some of the discourses attached in the contemporary corporatized school, where lots of neoliberal paradigms as well as social and individual consequences lies beneath, resulting in an increasing leveling between school and work in both ideological and sanitary matters. To accomplish that, genealogy provides us an instrument in the investigation on the rise of present discourses, making a historical outlook on school and the discourses that had influenced it through the eras. From this, the archaeology allows us to analyze the current discoursive field, understanding the possibilities and limitations that it imposes to the individual, as well as the implications for the mental health of the 21st century young students. The constant stress, the pression to succeed on entrances exams, identity matters, the demand to correspond the quantity of simulated tests, readings, studies and the surrounding expectations causes the pathologies of the work environment to parallel those of high school students, prop courses students, or other educational stage that may be immersed in an obsession for what is considered "success". Sociology and Psychology of Work are revealed to be fundamental in understanding the corporatized school and the subjectivation process emerging from it.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEmpresarização escolarpt_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subject.ddc150pt_BR
dc.titleEscola empresarizada : discursos domesticadores da subjetividade nos dias atuaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Guilherme Elias da-
dc.contributor.referee2Zanetti, Fernando Luiz-
dc.publisher.departmentDepartamento de Psicologia-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia-
dc.subject.cnpq1Ciências Humanas-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical113 f.-
dc.subject.cnpq2Psicologia-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artes-
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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