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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9023
Autor(es): | Almeida, Jenifer Cristina Teixeira de |
Orientador: | Franco, Adriana de Fátima |
Título: | Educação infantil pós-pandemia e psicologia escolar : contribuições da psicologia histórico-cultural |
Banca: | Facci, Marilda Gonçalves Dias, 1962- |
Banca: | Meira, Marisa Eugênia Melillo |
Palavras-chave: | Psicologia escolar;Psicologia histórico-cultural;Educação infantil;Pandemia Covid-19 |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | ALMEIDA, Jenifer Cristina Teixeira de. Educação infantil pós-pandemia e psicologia escolar: contribuições da psicologia histórico-cultural. 2024. 164 f. Dissertação (mestrrado em Psicologia)--Universidade Estadual de Maringa, 2024., Maringá, PR. |
Abstract: | RESUMO: Este estudo teve como objetivo principal investigar as demandas produzidas à Psicologia Escolar no cenário de pós-pandemia de Covid-19 na Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo, fundamentada nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural. Estruturamos o percurso de trabalho da seguinte forma: na primeira seção, por meio de estudo teórico, apresentamos os impactos histórico-sociais da pandemia para os trabalhadores e para a Educação Infantil. Na segunda seção abordamos a perspectiva de desenvolvimento infantil histórico-cultural e, na terceira seção, discutimos as particularidades do processo de medicalização da infância em tempos de pandemia, articulando com a análise de textos acadêmicos e jornalísticos produzidos no recorte temporal de 2020 a 2023. Por fim, na quarta seção, apresentamos as entrevistas realizadas com as psicólogas da Secretaria de Educação de um município do interior do Paraná, junto com os dados sobre a quantidade de laudos médicos registrados no período de 2020 a 2023 na Educação Infantil. Concluímos que o trato com a queixa escolar segue sendo realizado em uma perspectiva medicalizante, o que demonstra a necessidade da apropriação teórico-prática de referenciais críticos sobre o desenvolvimento histórico-cultural da criança por parte dos psicólogos e demais atuantes no processo de ensino e aprendizagem. Evidenciamos a intensificação da medicalização por meio dos dados quantitativos que expressam o aumento significativo de laudos emitidos para as crianças. Outro aspecto identificado na pesquisa é a intensa exploração dos trabalhadores da educação, incluindo o psicólogo escolar, enfatizando a importância do seguimento com a luta por condições dignas de trabalho, especialmente com atenção à implementação da Lei n. 13.935/2019, que regulamenta a atuação da Psicologia na Educação. Ressaltamos que somente a partir da existência de condições objetivas de vida e trabalho condizentes com as necessidades humanas, será possível a construção de um trabalho intencionalmente organizado e direcionado para o desenvolvimento omnilateral das crianças, o que reitera a urgência da continuidade de movimentos coletivos para superação do modo capitalista de produção. ABSTRACT: This study aimed to investigate the demands placed on School Psychology in the post-pandemic Covid-19 scenario in Early Childhood Education. This is a bibliographic and field research, based on the Historical-Cultural Psychology theory. We structured the work as follows: in the first section, we present, through a theoretical study, the historical-social impacts of the pandemic on workers and Early Childhood Education. In the second section, we address the historical-cultural perspective of child development and then, in the third section, we discuss the particularities of the process of medicalization of childhood in times of pandemic, articulating the analysis of academic and journalistic texts produced between 2020 and 2023. We finish the thesis with the fourth section, analyzing the interviews we conducted with psychologists from the Department of Education of a city in Paraná, along with data on the medical reports number registered in the period from 2020 to 2023 in Early Childhood Education. We conclude that dealing with school complaints continues to be carried out from a medicalizing perspective, which demonstrates the need for the theoretical and practical understanding of critical references on the historical-cultural development of children by psychologists and others involved in the teaching and learning process. We emphasize the intensification of medicalization through quantitative data that express the significant increase in reports issued for children. Another aspect demonstrated by the research is the intense exploitation of education workers, including school psychologists, which denotes the importance of continuing the fight for decent working conditions, especially in view of the implementation of Law 13.935/2019 that regulates the role of Psychology in Education. We point out that only through the existence of objective living and working conditions consistent with human needs that it will be possible to construct actions intentionally organized and directed towards the overall development of children, which reiterates the urgency of continuing collective movements to overcome the mode of capitalist production. |
Descrição: | Orientador: Profª. Drª. Adriana de Fátima Franco. Dissertação (mestrrado em Psicologia)--Universidade Estadual de Maringa, 2024. |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9023 |
Aparece nas coleções: | 2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) |
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