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Autor(es): Pimentel, Bárbara Vieira
Orientador: Lolli, Luiz Fernando
Título: Influência de abordagens psicoemocionais na qualidade de vida de trabalhadores do setor público de saúde
Palavras-chave: Qualidade de vida - Servidor públco da saúde - Maringá, PR;Mindfulness
Data do documento: 2025
Abstract: RESUMO: Este estudo investigou o impacto de abordagens psicoemocionais, como mindfulness, meditação guiada e psicologia positiva, na qualidade de vida de trabalhadores de saúde pública em Unidades Básicas de Saúde de Maringá-PR. A pesquisa utilizou métodos quantitativos e qualitativos, dividindo os participantes em grupos experimentais e controle, para avaliar possíveis mudanças nos níveis de saúde e bem-estar, satisfação e felicidade, relações e interações sociais, capacidades e habilidades, pensamentos e reflexões, desenvolvimento pessoal e autonomia. Os resultados mostraram uma melhoria em diferentes vertentes em todos os grupos submetidos às intervenções, com significância estatística (p<0,0001), inclusive para aqueles que combinaram as três práticas. O mindfulness foi particularmente eficaz na capacidade de relaxar e apreciar a si mesmo (p= 0,013), bem como o aumento da percepção positiva do momento presente, enquanto a psicologia positiva contribuiu para redução de pensamentos sobre o passado (p=0,005), no fortalecimento das relações interpessoais e o engajamento profissional. A integração das práticas gerou efeitos somativos, promovendo maior eficiência na satisfação pessoal (p=0,024), na capacidade de lidar com conflitos (p=0,026), favorecendo o trabalho e a clareza na tomada de decisões. O estudo conclui que abordagens psicoemocionais são ferramentas viáveis e eficazes para melhorar o bem-estar e a produtividade dos profissionais de saúde, com aplicações promissoras em políticas públicas voltadas à saúde mental no setor público
ABSTRACT: This study investigated the impact of psychoemotional approaches, such as mindfulness, guided meditation and positive psychology, on the quality of life public health professionals in basic health units in maringá-pr. The research used quantitative and qualitative methods, dividing the participants into experimental and control groups, to assess changes in the levels of health and well-being, satisfaction and happiness, relationships and social interactions, capabilities and skills, thoughts and reflections, personal development and autonomy. The results showed an improvement in different aspects in all groups submitted to the interventions, with statistical significance (p<0.0001), including for those who combined the three practices. Mindfulness was particularly effective in the ability to relax and appreciate oneself (p=0.013), as well as increasing the positive perception of the present moment, while positive psychology contributed to reducing thoughts about the past (p=0.005), strengthening interpersonal relationships and professional engagement. The integration of practices generated summative effects, promoting greater efficiency in personal satisfaction (p=0.024), in the ability to deal with conflicts (p=0.026), favoring work and clarity in decision-making. The study concludes that psycho-emotional approaches are viable and effective tools for improving the well-being and productivity of health professionals, with promising applications in public policies aimed at mental health in the public sector
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Luiz Fernando Lolli
Coorientador: Fujimaki, Mitsui
Tese (doutorado em Odontologia Integrada) - Universidade Estadual de Maringá, 2025
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9049
Aparece nas coleções:3.3 Tese - Ciências da Saúde (CCS)

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