Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9051
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNogami, Vitor Koki da Costapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Cássio Marcilio Matospt_BR
dc.contributor.otherSartori, Rejanept_BR
dc.contributor.otherCrubellate, João Marcelopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.contributor.otherCentro de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.contributor.otherDepartamento de Administraçãopt_BR
dc.contributor.otherPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.date.accessioned2025-06-18T15:58:05Z-
dc.date.available2025-06-18T15:58:05Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9051-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Vitor Koki da Costa Nogamipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Administração)--Universidade Estadual de Maringa, 2025.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: O presente estudo tem como objetivo principal compreender como um repositório institucional pode contribuir no processo de gestão do conhecimento científico na pós-graduação, stricto sensu, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). A partir deste foco, a pesquisa descreve como ocorre o processo de gestão do conhecimento da produção científica (teses, dissertações e artigos), identifica quais as condições institucionais para a implementação de um repositório institucional e avalia quais contribuições um repositório institucional pode trazer para a pós-graduação (stricto sensu). A pesquisa se ampara no referencial teórico apresentando a produção científica de uma universidade como veículo transformado do conhecimento. Aborda ainda a visão conceitual do repositório institucional com assertivas de diversos autores e pesquisadores que tratam deste tema, inclusive, fazendo um elo com a área de gestão do conhecimento. O referencial também trata de aspectos contributivos dos repositórios institucionais passando pelas vias de acesso, preservação e disseminação da produção científica. Como recurso metodológico, a pesquisa tem uma concepção empírica de natureza aplicada com abordagem qualitativa de caráter exploratória. A coleta dos dados ocorreu por meio de aplicação de roteiros semiestruturadas tendo a entrevista como principal objeto de coleta de dados. Os dados coletados seguiram a ordem dos segmentos entrevistados e estão organizados por categorias de análise conforme o referencial teórico consultado. Os achados procedem pela análise de conteúdo e foram organizados em categorias como produção científica, condições institucionais, gestão do conhecimento e contribuições de um repositório institucional. Para tanto, consideramos como lócus da pesquisa o ambiente da pós-graduação, stricto sensu, da UESB, no campus de Vitória da Conquista-BA.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The main objective of this study is to understand how an institutional repository can contribute to the process of managing scientific knowledge in postgraduate studies, stricto sensu, at the State University of Southwest Bahia (UESB), on the Vitória da Conquista-BA campus. From this, the research describes how the knowledge management process of scientific production (theses, dissertations and articles) occurs, identifies the institutional conditions for the implementation of an institutional repository and evaluates what contributions an institutional repository can bring to postgraduate studies (stricto sensu). The research is supported by the theoretical framework presenting the scientific production of a university as a transformed vehicle of knowledge. It also addresses the conceptual vision of the institutional repository with assertions from several authors and researchers who deal with this topic, including making a link with the area of knowledge management. The theoretical framework also addresses the contributory aspects of institutional repositories, including access, preservation, and dissemination of scientific production. As a methodological resource, the research has an empirical conception, and is of an applied nature with a qualitative approach of the exploratory character. Data collection was carried out thought the application of semi-structured scripts, with interviews as the main object of data collection. The data collected followed the order of the interview segments and are organized by categories of analysis according to the theoretical framework consulted. The findings proceed though content analysis and were organized into categories such as scientific production, institutional conditions, knowledge management and contributions from an institutional repository. For this purpose, we considered the environment of the stricto sensu postgraduate program of UESB, on the Vitória da Conquista-BA campus, as the locus of the research.pt_BR
dc.format.extent122 f. : il., figs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProdução científica - Divulgaçãopt_BR
dc.subjectAcesso abertopt_BR
dc.subjectRepositório institucionalpt_BR
dc.subjectGestão de conhecimento - Disseminaçãopt_BR
dc.subject.ddc658.4038pt_BR
dc.titleO repositório institucional no processo de gestão do conhecimento do ensino superiorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Cassio Marcilio Matos Santos_2025.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.