Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9052
Autor(es): | Quaresma, Rogério Pales |
Orientador: | Crubellate, João Marcelo |
Título: | A influência das lógicas institucionais na tomada de decisões estratégicas : estudo de caso em universidades no Brasil e na Itália |
Palavras-chave: | Lógicas institucionais;Universidades públicas - Tomada de decisão |
Data do documento: | 2025 |
Abstract: | RESUMO: Esta tese investiga como as lógicas institucionais influenciam a tomada de decisão estratégica em universidades públicas, utilizando como base teórica as lógicas institucionais (Friedland; Alford, 1991; Jackall, 1988; Thornton; Ocasio; Lounsbury, 2012) e os modelos de tomada de decisão em universidades. O cenário da pesquisa é a Universidade Federal de Santa Catarina–Ufsc, no Brasil, e a Università Degli Studi di Torino–Unito, na Itália, com foco na percepção de pessoas que ocupem, ou já ocuparam, posições de tomada de decisão nas duas universidades. Pelo seu tema, esta pesquisa contribui para preencher uma lacuna teórica pelo seu ineditismo. O percurso metodológico realizado foi de uma pesquisa qualitativa, com abordagem interpretativista, buscando resgatar as impressões dos entrevistados, visando reconstruir os acontecimentos com base na experiência dos entrevistados e suas opiniões sobre os fatos. Foram entrevistados 17 indivíduos, ocupantes de cargos como reitor, pró-reitor, membros do gabinete na universidade brasileira e diretor-geral, vice-reitores e membros do senado acadêmico na universidade italiana. Como ferramenta de coleta de dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, com as entrevistas ocorrendo presencialmente na Itália, no Brasil e remotamente, em inglês, italiano e português. Como método de análise, foi utilizada a análise de conteúdo categorial. Foram elaboradas quatro proposições teóricas inéditas: a) as várias lógicas institucionais são compartilhadas nas organizações entre os diversos grupos e indivíduos simultaneamente, em intensidades diferentes, variando seu nível de influência ao longo do processo; b) as lógicas institucionais são substantivas ou simbólicas; sendo que as substantivas não permitem combinação com lógicas divergentes; e as simbólicas são utilizadas de forma retórica, em busca de legitimação, e com maior flexibilidade; c) o contexto, o processo de tomada de decisão e as lógicas institucionais agem concomitantemente, sendo influenciados e influenciando umas às outras, criando uma recursividade ao longo dos tempos nas organizações e d) Grupos guiados por lógicas institucionais dominantes buscam controlar as tomadas de decisões estratégicas e manter os contextos internos e externos estáveis, mantendo o status quo, e grupos guiados por lógicas institucionais periféricas podem aderir simbolicamente, em busca de legitimação. Os principais resultados foram que: apesar das diferenças intercontinentais, as duas universidades compartilham o mesmo pensamento sobre as lógicas estatal, profissional e religiosa; as lógicas institucionais estatal, profissional, corporativa e comunitária são influentes nas decisões das duas universidades e dos entrevistados; estas quatro lógicas institucionais possuem representantes nas duas universidades; as lógicas institucionais são instrumentalizadas e usadas de forma simbólica por alguns indivíduos por interesse, sendo que estes utilizam outras lógicas de forma substantiva; indivíduos podem defender lógicas majoritárias, que não acreditam, por imposição ou por escolha para alcançar objetivos; os modelos de tomada de decisão burocrático, político e colegiado são fortes em ambas universidades, sendo afetados pela pressão de lógicas institucionais e, por fim, as pressões entre as diversas lógicas institucionais fazem com que o modelo político seja acionado, permitindo o consenso ou a legitimação de decisões nas duas universidades. Quanto às proposições teóricas, as três primeiras foram corroboradas, sendo que a quarta demandaria de pesquisas complementares para ser devidamente analisada. ABSTRACT: This thesis investigates how institutional logics influence strategic decision-making in public universities, using institutional logics (Friedland; Alford, 1991; Jackall, 1988; Thornton; Ocasio; Lounsbury, 2012) and decision-making models in universities as a theoretical basis. The research setting is the Federal University of Santa Catarina–UFSC, in Brazil, and the Università Degli Studi di Torino–UNITO, in Italy, focusing on the perception of people who occupy, or have occupied, decision-making positions in both universities. Due to its theme, this research contributes to filling a theoretical gap due to its originality. The methodological path taken was qualitative research with an interpretative approach, seeking to recover the impressions of the interviewees, aiming to reconstruct the events based on the interviewees' experience and their opinions about the facts. Seventeen individuals were interviewed, holding positions such as rector, pro-rector, cabinet members at the Brazilian university, and director-general, vice-rectors, and members of the academic senate at the Italian university. Semi-structured interviews were used as a data collection tool, with the interviews taking place in person in Italy and Brazil and remotely in English, Italian, and Portuguese. As a method of analysis, categorical content analysis was used. Four new theoretical propositions were developed: a) the various institutional logics are shared in organizations among the various groups and individuals simultaneously, to different intensities, varying their level of influence throughout the process; b) institutional logics are substantive or symbolic; the substantive ones do not allow combination with divergent logics; and the symbolic ones are used rhetorically, searching for legitimacy, and with greater flexibility; c) the context, the decision-making process and the institutional logics act concomitantly, being influenced by and influencing each other, creating a recursion over time in organizations; and d) Groups guided by dominant institutional logics seek to control strategic decision-making and maintain stable internal and external contexts, maintaining the status quo, and groups guided by peripheral institutional logics can adhere symbolically, searching for legitimacy. The main results were that: despite intercontinental differences, the two universities share the same thinking about state, professional and religious logics; the state, professional, corporate, and community institutional logics are influential in the decisions of both universities and of the interviewees; these four institutional logics have representatives in both universities; the institutional logics are instrumentalized and used symbolically by some individuals out of interest, while these individuals use other logics substantively; individuals can defend majority logics, which they do not believe in, by imposition or by choice to achieve objectives; The bureaucratic, political and collegial decision-making models are strong in both universities, being affected by the pressure of institutional logics and, finally, the pressures between the different institutional logics cause the political model to be activated, allowing consensus or legitimization of decisions in both universities. As for the theoretical propositions, the first three were corroborated, while the fourth would require complementary research to be properly analyzed. |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. João Marcelo Crubellate Tese (doutorado em Administração)--Universidade Estadual de Maringa, 2025. |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9052 |
Aparece nas coleções: | 3.7 Tese - Ciências Sociais Aplicadas (CSA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Rogerio Pales Quaresma_2025.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.