Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9058
Autor(es): Flores, Adriana Mariza Pilarski
Orientador: Herold Junior, Carlos
Título: Proposta de intervenção da dança nas séries finais do ensino fundamental por meio de metodologias ativas : um enfoque para as três dimensões do conteúdo
Banca: Miranda, Antonio Carlos Monteiro de
Banca: Batista, Giovani de Paula
Palavras-chave: Educação física escolar - Dança - Ensino;Dimensões do conhecimento;Educação física escolar - Ensino - Metodologias ativas
Data do documento: 2024
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: FLORES, Adriana Mariza Pilarski. Proposta de intervenção da dança nas séries finais do ensino fundamental por meio de metodologias ativas: um enfoque para as três dimensões do conteúdo. 2024. 134, 1 f. Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2024, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: O Objetivo deste estudo é propor uma sequência didática que contemple as três dimensões do conteúdo de forma ativa, colocando o aluno como protagonista da aprendizagem, para isso desenvolvemos uma pesquisa de Intervenção Pedagógica, implementada nas aulas de Educação Física do Ensino Fundamental, anos finais, seguindo a orientação do Currículo Referencial do Estado do Paraná (CREP), e colaborando para que os professores consigam contemplar em seus planejamentos Unidades Temáticas com dificuldade de implementação metodológica, como é o caso específico da Dança. Primeiramente, foi realizada uma Fundamentação Teórica que descreve e aprofunda em três capítulos as palavras chaves deste estudo: O Ensino Da Dança, As Metodologias Ativas na Educação e A Abordagem das Três Dimensões do Conteúdo nas aulas de Educação Física. Em seguida, apresentamos um questionário de construção de perfil que foi aplicado com professores das 23 escolas estaduais públicas do município de Colombo, para fundamentar a nossa questão problema, sobre as dificuldades de se abordar a Unidade Temática DANÇA nas aulas de Educação Física. Em seguida, com a implementação da unidade didática de Dança, que foi dividida em 4 ciclos para abordar as quatros séries do ensino fundamental anos finais, propomos atividades que contemplem as três dimensões do conteúdo por meio de metodologias ativas, deixando uma proposta de ação para os professores que se sentem despreparados ou sem afinidade para abordar este conteúdo em suas aulas.
ABSTRACT:The purpose of this study is to propose a didactic sequence that contemplates the three dimensions of content in an active way, putting the student as the protagonist of learning. For this, we developed a pedagogical intervention research, implemented in the Physical Education classes of Elementary School, final years, following the guidance of the State Curricular Reference of Paraná (CREP), and collaborating so that teachers can contemplate in their plannings Thematic Units with difficulty of methodological implementation, as is the specific case of Dance.Firstly, a Theoretical Foundation was carried out that describes and deepens in three chapters the keywords of this study: Dance Teaching, Active Learning Methods in Education and The Approach of the Three Dimensions of Content in Physical Education classes. Next, we present a profile building questionnaire that was applied to teachers from the 23 public state schools in the municipality of Colombo, to support our problem question, about the difficulties of addressing the Dance Thematic Unit in Physical Education classes.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Carlos Herold Junior
Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2024
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9058
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Adriana Mariza Pilarski Flores_2024.pdf2,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.