Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9059
Autor(es): | Cassemiro, Eduard Lourenzo Correa |
Orientador: | Kravchychyn, Claudio |
Título: | O ultimate frisbee como conteúdo da educação física escolar no ensino fundamental I |
Banca: | Mendes, Anselmo Alexandre |
Banca: | Miranda, Antonio Carlos Monteiro de |
Palavras-chave: | Educação física escolar;Ultimate frisbee |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | CASSEMIRO, Eduard Lourenzo Correa. O ultimate frisbee como conteúdo da educação física escolar no ensino fundamental I. 2024. 63 f. Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2024, Maringá, PR. |
Abstract: | RESUMO: O Ultimate Frisbee é um esporte de invasão pouco conhecido no Brasil que possui características únicas como a ênfase no jogo limpo e na auto arbitragem, em virtude disso apresenta grande valor pedagógico na Educação Física escolar. O objetivo desta pesquisa foi implementar uma sequência didática sobre Ultimate Frisbee no Ensino Fundamental - Anos Iniciais. Tratou-se de um relato de experiência de natureza aplicada e qualitativa, realizada em uma turma do quarto ano do Ensino Fundamental, composta por vinte e quatro alunos, em uma escola da Rede Pública Municipal da cidade de Paiçandu-PR. A implementação com o Ultimate Frisbee foi organizada em cinco aulas de cento e vinte minutos, cujo objeto de conhecimento foi conhecer as regras, história, como se joga e sua contribuição na ética e moral esportiva. Realizou-se uma pesquisa documental sobre o tema na literatura acadêmica nacional, afim de verificar as potencialidades pedagógicas desse esporte na Educação Física escolar. Os resultados da intervenção pedagógica foram registrados em diários de campo e depois analisados qualitativamente, a partir de princípios da análise de conteúdo. As suas principais características do Ultimate Frisbee foram alcançadas, demonstrando-se viável nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Verificou-se melhorias no desenvolvimento da autonomia dos alunos e na percepção concreta de sua aprendizagem, bem como a valorização da competição de forma educativa, maior visibilidade da disciplina de Educação Física e a possibilidade de interdisciplinaridade. Essa investigação apresentou dados que podem servir de base para ampliar a discussão sobre este tema na literatura, visto que a poucos estudos de intervenção pedagógica, no que diz respeito à melhoria no processo de ensino e de aprendizagem, autonomia e motivação dos alunos, bem como a potencialidade de utilização nas aulas de Educação Física, contribuindo significativamente para a comunidade científica relacionada à Educação Física Escolar brasileira. ABSTRACT: Ultimate Frisbee is a little-known invasion sport in Brazil that has unique characteristics such as the emphasis on fair play and self-arbitration, which is why it has great pedagogical value in school Physical Education. The objective of this research was to implement a didactic sequence on Ultimate Frisbee in Elementary School - Early Years. It was an action research, an experience report of an applied and qualitative nature, carried out in a fourth-year elementary school class, composed of twenty-four students, in a municipal public school in the city of Paiçandu-PR. The implementation with Ultimate Frisbee was organized in five one hundred and twenty minute classes, whose object of knowledge was to know the rules, history, how to play and its contribution to sports ethics and morals. Documentary research was carried out on the topic in national academic literature, in order to verify the pedagogical potential of this sport in school Physical Education. The results of the pedagogical intervention were recorded in field diaries and then analyzed qualitatively, based on the principles of content analysis. Its main characteristics of Ultimate Frisbee were achieved, proving to be viable in the Early Years of Elementary School. There were improvements in the development of students' autonomy and the concrete perception of their learning, as well as the appreciation of competition in an educational way, greater visibility of the Physical Education discipline and the possibility of interdisciplinarity. This investigation presented data that can serve as a basis to expand the discussion on this topic in the literature, since there are few studies on pedagogical intervention, with regard to improving the teaching and learning process, autonomy and motivation of students, as well as the potential for use in Physical Education classes, contributing significantly to the scientific community related to Brazilian School Physical Education. |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. Claudio Kravchychyn Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2024 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9059 |
Aparece nas coleções: | 2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Eduard Lourenzo Correa Cassemiro_2024.pdf | 1,52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.