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Autor(es): Niedo, Emerson Leandro
Orientador: Bendrath, Eduard Angelo
Título: O ensino de esporte nos programas de ampliação de jornada escolar da Rede Estadual do Paraná
Banca: Mendes, Anselmo Alexandre
Banca: Souza, Vânia de Fátima Matias de
Palavras-chave: Esporte;Contraturno escolar;Ensino fundamental
Data do documento: 2024
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: NIEDO, Emerson Leandro. O ensino de esporte nos programas de ampliação de jornada escolar da Rede Estadual do Paraná . 2024. 216 f. Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2024, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: Este estudo procurou analisar a oferta de Aulas Especializadas de Treinamento Esportivo, por meio do Programa de Ampliação de Jornada Escolar, oferecidas pela Secretaria de Educação do Estado Paraná no contraturno escolar de instituições da Rede Estadual de ensino do Estado do Paraná, direcionadas a alunos do Ensino Fundamental - anos finais. Sendo considerado, aspectos como inclusão, práticas pedagógicas e estruturas disponíveis. O Programa de Ampliação de Jornada Escolar, desenvolvido pela SEED-PR, visa a ampliação dos tempos e espaços de aprendizagem, oportunizando uma nova organização dos tempos escolares de forma oportunizar a formação integral dos estudantes. Nestes programas, insere-se o Programa de Aulas Especializadas em Treinamento Esportivo - AETE, atividade direcionada ao ensino de esporte. O objetivo do presente estudo foi investigar qual a concepção de diretores escolares e docentes sobre o papel do conteúdo esporte na formação do aluno e nas propostas de ampliação de jornada escolar em contraturno do ensino fundamental. A pesquisa caracteriza-se como do tipo descritiva, com enfoque qualitativo. A amostra é composta por 09 instituições escolares do Núcleo Regional de Educação de Maringá-PR, que ofertam o Programa de Aulas Especializadas de Treinamento Esportivo para alunos do Ensino Fundamental, localizada em municípios de pequeno porte I. Para coleta de dados foi utilizado o instrumento de entrevista semiestruturada, tendo como roteiro adaptado da UNESCO (2015) a análise de Gestão em Educação Física de Qualidade. A análise de dados ocorreu de forma qualitativa, utilizando-se como recurso o software Iramuteq. Os resultados apontam que há fragilidades nos processos inclusivos, como acessibilidade e formação específica para os docentes. O acompanhamento pedagógico e avaliação tem ocorrido de forma burocrática ou informal. A expectativa quanto à atuação do professor de Educação Física na formação geral dos alunos é que colabore com a formação integral do aluno, com vistas a utilização do esporte para toda vida, para a socialização e educação moral dos alunos. A infraestrutura é considerada básica, carecendo de melhorias. Conclui-se que o programa AETE, constitui-se em uma importante política pública que viabiliza o acesso à formação esportiva aos jovens residentes em municípios de pequeno porte 1, identificando-se a necessidade de avanços quanto à igualdade de oportunidades a meninos e meninas e maior efetividade de ações inclusivas.
ABSTRACT: This study analyzes the provision of Specialized Sports Training Classes, through the School Day Expansion Program, offered by the Department of Education of the State of Paraná during the school day of institutions in the State Education Network of the State of Paraná, aimed at students from Elementary School – final years. Aspects such as inclusion, pedagogical practices and available structures are considered. The School Day Expansion Program developed by SEED-PR aims to expand learning times and spaces, providing a new organization of school training times and providing students with comprehensive training. In these programs, include the Specialized Classes in Sports Training Program – AETE, an activity aimed at teaching sports. The objective of the present study was to investigate the conception of school principals and teachers regarding the role of sports content in student education and in proposals to extend the school day after primary school. The research is characterized as descriptive, with a qualitative approach. The sample is made up of 09 school institutions from the Regional Education Center of Maringá-PR, which offer the Specialized Sports Training Classes Program for Elementary School students, located in small municipalities. semi-structured interview, using as a script adapted from UNESCO (2015) the analysis of Management in Quality Physical Education. Data analysis occurred qualitatively, using the Iramuteq software as a resource. The results indicate that there are weaknesses in inclusive processes, such as accessibility and specific training for teachers. Pedagogical monitoring and evaluation occurred in a bureaucratic or informal manner. The expectation regarding the role of the Physical Education teacher in the general training of students is that they collaborate with the student's comprehensive training, with a view to using sport for life, for the socialization and moral education of students. The infrastructure is considered basic, requiring improvements. It is concluded that the AETE program constitutes an important public policy that enables access to sports training for young people living in small municipalities 1, identifying the need for advances in terms of equal opportunities for boys and girls and greater effectiveness of inclusive actions.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Eduard Angelo Bendrath
Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2024
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9060
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

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