Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9062
Autor(es): | Benedito, Fernanda de Castro |
Orientador: | Kravchychyn, Claudio |
Título: | Teaching dance for understanding : uma possibilidade para o ensino da dança na escola |
Banca: | Anversa, Ana Luíza Barbosa |
Banca: | Paiva, Héres Faria Ferreira Becker |
Palavras-chave: | Dança - Ensino fundamental;Dança - Método de ensino;Dança - Educação física escolar |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | BENEDITO, Fernanda de Castro. Teaching dance for understanding: uma possibilidade para o ensino da dança na escola. 2024. 110 f. Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2024, Maringá, PR. |
Abstract: | RESUMO: O objetivo da presente dissertação foi descrever a aplicação da metodologia "Teaching Dance for Understanding" (TDfU) no ensino da dança nas aulas de educação física nos anos finais do Ensino Fundamental I. A pesquisa, organizada sob o modelo escandinavo, é composta por quatro capítulos. O primeiro compreende a introdução geral da dissertação (apresentação, objetivos geral e específicos, justificativa e metodologia). O segundo apresenta o artigo intitulado "Dificuldades e potencialidades do ensino da dança na educação física escolar: revisão integrativa", cujo objetivo foi identificar dificuldades e potencialidades dos professores para o ensino da dança nas aulas de educação física. Verificou-se que os principais desafios enfrentados pelos professores para ensinar dança são: resistência por parte dos estudantes, falta de conhecimento por parte do professor, falta de estrutura e condições de trabalho adequadas e organização curricular falha. Já como potencialidades foram ressaltadas: formação inicial e continuada, utilização de métodos de ensino centrados no aprendiz, produção e compartilhamento de conhecimento, prática pedagógica reflexiva e existência de um currículo norteador. Os resultados apontam que é iminente a produção de pesquisas de intervenção direcionadas ao planejamento e a implementação de ações pedagógicas de ensino centradas no aprendiz, já que as mesmas têm demonstrado ser ferramentas importantes na efetivação do ensino da dança. O terceiro capítulo é composto pelo artigo "Contribuições do método Teaching Dance for Understanding (TDfU) para o ensino da dança nas aulas de educação física do Ensino Fundamental I", resultado de uma pesquisa qualitativa, do tipo intervenção pedagógica, cujo objetivo foi verificar como um planejamento, pautado no método Teaching Dance for Understanding (TDfU) se efetiva no ensino da dança para os anos finais do Ensino Fundamental I. Para atingir tal propósito, foi desenvolvida uma sequência didática do conteúdo dança, sob o método TDfU, junto a uma turma de 5º ano. Foi possível verificar que o método TDfU proporcionou à professora pesquisadora acesso a conhecimentos que facilitaram a sistematização da unidade didática de dança e oportunizou aos estudantes a elaboração de conhecimentos relativos aos elementos da dança, como também, a um vocabulário de movimentos, o qual pode ser utilizado em qualquer tipo de dança. No entanto, observou-se que a carência de conhecimentos práticos dificultou a efetivação do planejamento, assim, o acesso a saberes específicos e a estudos que aproximem o professor de tais conhecimentos mostra-se indispensável. No quarto capítulo apresentam-se as considerações finais da dissertação. ABSTRACT: The objective of this dissertation was to describe the application of the "Teaching Dance for Understanding" (TDfU) methodology in teaching dance in physical education classes in the final years of Elementary School I. The research, organized under the Scandinavian model, is composed of four chapters. The first comprises the general introduction of the dissertation (presentation, general and specific objectives, justification and methodology). The second presents the article entitled "Difficulties and potentialities of teaching dance in school physical education: integrative review", whose objective was to identify difficulties and potentialities of teachers for teaching dance in physical education classes. It was found that the main challenges faced by teachers when teaching dance are: resistance on the part of students, lack of knowledge on the part of the teacher, lack of structure and adequate working conditions and failed curricular organization. The potentialities were highlighted: initial and continuing training, use of learner-centered teaching methods, production and sharing of knowledge, reflective pedagogical practice and the existence of a guiding curriculum. The results indicate that the production of intervention research aimed at planning and implementing pedagogical teaching actions centered on the learner is imminent, as they have demonstrated to be important tools in the implementation of dance teaching. The third chapter is composed of the article "Contributions of the Teaching Dance method for Understanding (TDfU) for teaching dance in physical education classes in Elementary School I", the result of qualitative research, of the pedagogical intervention type, whose objective was to verify how planning, based on the Teaching Dance for Understanding (TDfU) method effective in teaching dance for the final years of Elementary School I. To achieve this purpose, a didactic sequence of dance content was developed, using the TDfU method, with a 5th grade class. It was possible to verify that the TDfU method provided the research teacher with access to knowledge that facilitated the systematization of the dance teaching unit and provided students with the opportunity to develop knowledge related to the elements of dance, as well as a vocabulary of movements, which can be used in any type of dance. However, it was observed that the lack of practical knowledge made it difficult to carry out planning, thus, access to specific knowledge and studies that bring the teacher closer to such knowledge is essential. The fourth chapter presents the final considerations of the dissertation. |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. Claudio Kravchychyn Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2024 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9062 |
Aparece nas coleções: | 2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Fernanda de Castro Benedito_2024.pdf | 2,95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.