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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9064
Autor(es): | Laureano, Henrique de Souza |
Orientador: | Bendrath, Eduard Angelo |
Título: | Ensino da unidade temática esportes : desafio no contexto do currículo base do território catarinense |
Banca: | Kravchychyn, Claudio |
Banca: | Lima, Gisele Franco de |
Palavras-chave: | Educação física - Curriculo base - Santa Catarina (Estado);Educação física - Ensino;Modalidades esportivas;Formação continuada de professores - Educação física |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | LAUREANO, Henrique de Souza. Ensino da unidade temática esportes: desafio no contexto do currículo base do território catarinense . 2024. 175 f. Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2024, Maringá, PR. |
Abstract: | RESUMO: O Estado de Santa Catarina, após a promulgação da Base Nacional Curricular Comum, elaborou o Currículo Base do Território Catarinense (CBTC), que foi finalizado em 2019 e implantado nas escolas públicas estaduais e também municipais das cidades que optaram pela adesão a esse documento. Assim, o presente trabalho busca investigar como aconteceu a implantação da Unidade Temática Esportes do CBTC nas escolas da rede municipal e estadual da cidade de Jaguaruna/SC. Para embasar teoricamente esta pesquisa, realizamos uma breve análise dos documentos curriculares orientadores nos contextos nacional e estadual, além de uma abordagem específica do componente curricular Educação Física nos documentos curriculares de Santa Catarina e do ensino dos esportes na Educação Física escolar. Foram entrevistados todos os professores de Educação Física de todas as escolas que atendem aos alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais e trabalham com turmas do 6? ao 9? ano, totalizando 9 professores. A entrevista tratou de temas relacionados à prática pedagógica dos professores, ao processo de implantação do currículo, à formação continuada e à organização do planejamento com base nos documentos curriculares orientadores. Como abordagem metodológica, utilizamos a Análise de Conteúdo, proposta por Laurence Bardin, por meio da codificação, categorização e inferência acerca do objeto de estudo desta pesquisa. A partir da análise dos dados foi possível perceber uma defasagem no processo de formação continuada dos professores com vistas na implantação do Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense nas escolas da rede estadual e municipal. A pesquisa identificou também uma centralização no processo pedagógico relacionado aos esportes tradicionais como vôlei, futebol, basquete e handebol, mesmo com o CBTC propondo um ensino diversificado de modalidades esportivas. Essa centralização está relacionada aos espaços e materiais disponíveis na escola e aspectos relacionados a cultura local, que influenciam diretamente a organização curricular dos planejamentos de ensino dos professores. ABSTRACT: The State of Santa Catarina, following the promulgation of the Common National Curriculum Base, developed the Base Curriculum of the Santa Catarina Territory (CBTC), which was finalized in 2019 and implemented in state public schools, as well as municipal schools in cities that chose to adopt this document. Thus, this study aims to investigate how the implementation of the Sports Thematic Unit of the CBTC occurred in both municipal and state schools in the city of Jaguaruna, SC. To theoretically support this research, we conducted a brief analysis of guiding curricular documents at the national and state levels, along with a specific approach to the Physical Education curriculum component in Santa Catarina's curricular documents and the teaching of sports in school physical education. Physical Education teachers from all schools serving students in the Final Years of Elementary School (6th to 9th grade) were interviewed. The interview addressed topics related to teachers' pedagogical practices, the curriculum implementation process, ongoing Professional development, and the organization of planning based on guiding curricular documents. Methodologically, Content Analysis, as proposed by Laurence Bardin, was employed through coding, categorization, and inference regarding the object of study in this research. The data analysis revealed a gap in the ongoing Professional development process for teachers concerning the implementation of the Base Curriculum of the Santa Catarina Territory in both state and municipal schools. The research also identified a concentration in the pedagogical process related to traditional sports such as volleyball, football, basketball, and handball. This concentration is also associated with the available spaces and materials in schools, directly influencing the curricular organization of teachers' instructional planning. |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. Eduard Angelo Bendrath Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2024 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9064 |
Aparece nas coleções: | 2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS) |
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