Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9065
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Anversa, Ana Luíza Barbosa | pt_BR |
dc.contributor.author | Faleiros, Leandro Aparecido | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-30T14:38:37Z | - |
dc.date.available | 2025-06-30T14:38:37Z | - |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.citation | FALEIROS, Leandro Aparecido. Metodologia de ensino dos esportes de invasão nas aulas de educação física escolar : proposta de intervenção centrada no estudante . 2024. 126 f. Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2024, Maringá, PR. | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9065 | - |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Ana Luiza Barbosa Anversa | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2024 | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO: O esporte é um dos conteúdos mais consolidados na Educação Física escolar, devido a sua tradição histórica na área e pela grande aceitação no contexto social. Devido a isso sua prática acaba sendo privilegiada no ambiente escolar, especialmente devido a influência dos eventos esportivos divulgados pelos meios de comunicação. Desse modo, esse fenômeno se assume como conteúdo hegemônico nas aulas de Educação Física escolar, mas, é válido ressaltar que sua prática na escola está relacionada a promoção da saúde, a questões técnicas, de rendimento e do lazer, que muitas vezes estão distantes ou negligenciadas do aspecto educacional e de ensino e aprendizagem. Desta forma, conhecer práticas centradas no estudante se coloca como uma estratégia para desenvolver outras habilidades além das relacionadas ao desempenho físico e gesto esportivo, como: protagonismo, resolução de problemas, habilidades de comunicação, empatia, autoconhecimento, tomada de decisão entre outras habilidades socioemocionais. Diante desses indicativos, a presente pesquisa tem por objetivo analisar como uma proposta de intervenção centrada no estudante pode contribuir para o ensino dos esportes nas aulas de Educação Física Escolar. Para tanto, adota o método qualiquantitativo do tipo descritivo sendo desenvolvida em dois momentos encadeados. O primeiro referente a pesquisa de revisão integrativa da literatura e o segundo momento a pesquisa de campo junto aos professores de Educação Física da educação básica, de Dourados-MS. Por meio dos achados do estudo, constata-se que o ensino dos esportes, a partir de uma proposta centrada no estudante, é possível, em especial junto ao ensino fundamental - anos finais, afinal, uma prática motivadora pode proporcionar uma maior participação do estudante. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: Sport is one of the most consolidated contents in school Physical Education, due to its historical tradition in the area and its wide acceptance in the social context. As a result, its practice ends up being privileged in the school environment, especially because of the influence of sporting events publicized by the media. In this way, this phenomenon is assumed as a hegemonic content in school Physical Education classes, but it is worth pointing out that its practice at school is related to health promotion, technical issues, performance and leisure which are often distant or neglected from the educational and teaching-learning aspect. Therefore, getting to know student-center practices is a strategy for developing skills other than those related to physical performance and sporting gesture, such as: protagonism, problem-solving, communication skills, empathy, self-knowledge, decision-making, and other social emotional skills. In view of these indications, this research aims to analyze how a student-centered intervention proposal can be contribute to the teaching of sports in school Physical Education classes. To this end, it adopts the qualitative-quantitative method of the descriptive type and is developed in two linked moments: the first refers to an integrative literature review and second to field research with Physical Education teachers in basic education in Dourados/MS. The results of the study show that is possible to teach sports from a student-centered perspective, especially in elementary school (final years), since a motivating practice can lead to a greater level of student participation.. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual de Maringá | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Educação física - Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação física - Formação acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Educação Física - Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | Praticas inovadoras | pt_BR |
dc.subject | Sport Education Model | pt_BR |
dc.subject.ddc | 796.07 | pt_BR |
dc.title | Metodologia de ensino dos esportes de invasão nas aulas de educação física escolar : proposta de intervenção centrada no estudante | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Vania Matias de | - |
dc.contributor.referee2 | Solera, Bruna | - |
dc.publisher.department | Departamento de Educação Física | - |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - ProEF | - |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - ProEF | - |
dc.subject.cnpq1 | Ciências da Saúde | - |
dc.publisher.local | Maringá-PR | - |
dc.description.physical | 126 f. : il. color., tabs. | - |
dc.subject.cnpq2 | Educação Física | - |
dc.publisher.center | Centro de Ciências da Saúde | - |
Aparece nas coleções: | 2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Leandro Aparecido Faleiros_2024.pdf | 2,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.