Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9066
Autor(es): Cruz, Victor Hugo Miranda da
Orientador: Souza, Vânia de Fátima Matias de
Título: Educação física escolar e planejamento participativo : uma proposta pedagógica para os anos iniciais do ensino fundamental
Banca: Anversa, Ana Luíza Barbosa
Banca: Ferreira, Luciana
Palavras-chave: Educação física escolar;Curriculo da Rede Estadual Paranaense (CREP);Planejamento participativo
Data do documento: 2024
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: CRUZ, Victor Hugo Miranda da. Educação física escolar e planejamento participativo : uma proposta pedagógica para os anos iniciais do ensino fundamental. 2024. 113 f. Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2024, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: A BNCC é considerada um documento normativo que objetiva ajudar a promover a qualidade e a equidade no ensino, sendo basilar para a construção dos currículos dos estados e municípios do Brasil. Frente ao cenário posto pela BNCC, o estado do Paraná apresenta em 2019 o Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP), estando em 2024 disponibilizado em sua versão preliminar para os anos iniciais do ensino fundamental. Entretanto, a implementação destes documentos traz dificuldades em considerar e dialogar com a realidade escolar. Neste cenário, se faz necessário buscar caminhos que aproximem estes documentos da realidade em que se inserem. O planejamento participativo tem mostrado possibilitar a democratização do ambiente escolar e o favorecimento na construção de um currículo dialógico e libertador. Além da aproximação dos conteúdos com o contexto escolar, o aumento da diversificação dos conteúdos e ampliação da temática estudada. Frente ao exposto, o estudo tem por objetivo apresentar uma proposta pedagógica pautada no planejamento participativo, a partir dos direcionamentos do CREP para intervenção nas aulas de educação física nos anos iniciais do ensino fundamental. Adotando o modelo escandinavo constituiu-se a partir de três artigos. O primeiro caracteriza-se como um estudo qualitativo do tipo revisão integrativa de literatura com o objetivo de investigar o estado da arte da produção do conhecimento no campo do currículo e planejamento participativo na educação física escolar, tendo como achados as influências de diferentes concepções pedagógicas que passaram os currículos da educação física buscando formar sujeitos com características oportunas para o período histórico e o planejamento participativo entendido como estratégia que torna o estudante sujeito ativo pertencente e participante deste processo. O segundo, teve como metodologia adotada a análise documental com o objetivo de verificar as propositivas teórico-pedagógicas sobre o trato com a educação física escolar nos documentos normativos (BNCC e CREP), tendo como achados as especificidades e diferenças biológicas, sociais, cognitivas e motoras que passam os estudantes e o reconhecimento de infâncias no plural. A partir da estrutura da BNCC identificou a reorganização do CREP com algumas subdivisões. O terceiro adotou-se como metodologia a pesquisa do tipo intervenção pedagógica com o objetivo de sistematizar uma proposta de intervenção pedagógica pautada no planejamento participativo para os anos iniciais do ensino fundamental no componente curricular educação física com foco nas dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais do conteúdo contribuindo para a formação integral do estudante, tendo como achados a dificuldade dos professores em abordar as práticas corporais de aventura como unidade temática proposta pelo CREP. Ao estruturar uma proposta pedagógica putada no planejamento participativo a partir das dificuldades dos professores, os achados demostram que a adoção desta estratégia de planejamento contribuiu para o envolvimento dos estudantes, além de aproximar a proposta curricular do contexto e da realidade em que se insere.
ABSTRACT: The BNCC is considered a normative document that objectively helps to promote quality and equity in teaching, being fundamental for the construction of curricula in states and municipalities in Brazil. In view of the scenario posed by the BNCC, the state of Paraná presented the Paraná State Network Curriculum (CREP) in 2019, with its preliminary version being made available in 2024 for the initial years of primary education. However, the implementation of these documents brings difficulties in considering and dialoging with school reality. In this scenario, it is necessary to look for ways that bring these documents closer to the reality in which they are inserted. Participatory planning has been shown to enable the democratization of the school environment and favor the construction of a dialogical and liberating curriculum. In addition to bringing the content closer to the school context, the increased diversification of content and expansion of the thematic theme. In view of the above, the study aims to present a pedagogical proposal based on participatory planning, based on CREP guidelines for intervention in physical education classes in the early years of elementary school. Adopting the Scandinavian model, it consisted of three articles. The first is characterized as a qualitative study of the integrative literature review type with the objective of investigating the state of the art of knowledge production in the field of curriculum and participatory planning in school physical education, having as findings the influences of different pedagogical conceptions that they passed physical education curricula seeking to form subjects with opportune characteristics for the historical period and participatory planning understood as a strategy that makes the student an active subject belonging to and participating in this process. The second, the methodology adopted was documentary analysis with the aim of verifying the theoretical-pedagogical proposals on dealing with school physical education in the normative documents (BNCC and CREP), having as findings the specificities and biological, social, cognitive and motor skills that students go through and the recognition of childhoods in the plural. Based on the structure of the BNCC, the reorganization of the CREP with some subdivisions was identified. The third adopted as a methodology research of the pedagogical intervention type with the objective of systematizing a proposal for pedagogical intervention based on participatory planning for the initial years of elementary school in the physical education curricular component with a focus on the conceptual, procedural and attitudinal dimensions of the content. contributing to the student's comprehensive training, finding the teachers' difficulty in approaching adventure body practices as a thematic unit proposed by CREP. By structuring a pedagogical proposal based on participatory planning based on teachers' difficulties, the findings demonstrate that the adoption of this planning strategy contributed to student involvement, in addition to bringing the curricular proposal closer to the context and reality in which it is inserted.
Descrição: Orientador: Prof. Dra. Vânia de Fátima Matias de Souza
Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2024
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9066
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Victor Hugo Miranda da Cruz_2024.pdf4,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.