Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9070
Autor(es): Souza, Evandro Abilio de
Orientador: Bendrath, Eduard Angelo
Título: Aplicação do Modelo de Responsabilidade Pessoal e Social nas aulas de educação física nos anos iniciais
Banca: Kravchychyn, Claudio
Banca: Garcia, William Fernando
Palavras-chave: Modelo de Responsablidade Pessoal e Social;Clima organizacional escolar - Conflitos;Educação física
Data do documento: 2025
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: SOUZA, Evandro Abilio de. Aplicação do Modelo de Responsabilidade Pessoal e Social nas aulas de educação física nos anos iniciais . 2025. 155 f. Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2025, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: A pesquisa tem como objetivo analisar como a aplicação do Modelo de Responsabilidade Pessoal e Social nas aulas de Educação Física por meio dos Jogos Cooperativos pode contribuir para amenizar os conflitos nas aulas de Educação Física nos anos iniciais. A pesquisa é qualitativa nas dimensões pedagógicas com a aplicabilidade do Modelo de Responsabilidade Pessoal e Social (TPSR) como instrumento com intencionalidade de alteração de estado de clima organizacional e também abordagem quantitativa realizada por meio de um questionário padronizado sobre clima organizacional e conflitos realizado com 52 crianças de 10 e 11 anos. No processo de intervenção das aulas foram realizadas abordagens com o intuito de verificar o nível de responsabilidade e habilidade para a vida conforme a estrutura diária do programa do TPSR. A coleta de dados foi efetuada por meio de um questionário direcionado para os alunos nos tópicos relações interpessoais, os conflitos na escola e o clima escolar, com base em valores da escala Likert. A análise de dados foi feita tomando como referência a estatística descritiva e inferencial, sendo empregado para tanto o software SPSS 22.0. Os resultados estatísticos indicaram que, dentre os parâmetros avaliados, apenas as variáveis relacionadas a metas e autonomia apresentaram alterações significativas, enquanto os demais itens analisados não demonstraram mudanças estatisticamente relevantes.
ABSTRACT: The research aims to analyze how the application of the Personal and Social Responsibility Model in Physical Education classes through Cooperative Games can contribute to alleviating conflicts in Physical Education classes in the initial years. The research is qualitative in the pedagogical dimensions with the applicability of the Personal and Social Responsibility Model (TPSR) as an instrument intended to change the state of the organizational climate and also a quantitative approach carried out through a standardized questionnaire on organizational climate and conflicts carried out with 60 children aged 10 and 11. In the class intervention process, approaches will be carried out with the aim of verifying the level of responsibility and life skills according to the daily structure of the TPSR program. Data collection will be carried out through a questionnaire aimed at students on the topics interpersonal relationships, conflicts at school and school climate, based on Likert scale values. Data analysis will be carried out using descriptive and inferential statistics as reference, using SPSS 22.0 software for this purpose. The statistical results indicated that, among the evaluated parameters, only the variables related to goals and autonomy showed significant changes, while the other analyzed items did not demonstrate statistically relevant alterations.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Eduard Angelo Bendrath
Coorientador: Prof. Dr. Claudio Kravchychyn
Coorientador: Prof. Dr. William Fernando Garcia
Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2025
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9070
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Evandro Abilio de Souza_2025.pdf20,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.