Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9070
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBendrath, Eduard Angelopt_BR
dc.contributor.authorSouza, Evandro Abilio dept_BR
dc.date.accessioned2025-06-30T15:01:31Z-
dc.date.available2025-06-30T15:01:31Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Evandro Abilio de. Aplicação do Modelo de Responsabilidade Pessoal e Social nas aulas de educação física nos anos iniciais . 2025. 155 f. Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2025, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9070-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Eduard Angelo Bendrathpt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Claudio Kravchychynpt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. William Fernando Garciapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2025pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: A pesquisa tem como objetivo analisar como a aplicação do Modelo de Responsabilidade Pessoal e Social nas aulas de Educação Física por meio dos Jogos Cooperativos pode contribuir para amenizar os conflitos nas aulas de Educação Física nos anos iniciais. A pesquisa é qualitativa nas dimensões pedagógicas com a aplicabilidade do Modelo de Responsabilidade Pessoal e Social (TPSR) como instrumento com intencionalidade de alteração de estado de clima organizacional e também abordagem quantitativa realizada por meio de um questionário padronizado sobre clima organizacional e conflitos realizado com 52 crianças de 10 e 11 anos. No processo de intervenção das aulas foram realizadas abordagens com o intuito de verificar o nível de responsabilidade e habilidade para a vida conforme a estrutura diária do programa do TPSR. A coleta de dados foi efetuada por meio de um questionário direcionado para os alunos nos tópicos relações interpessoais, os conflitos na escola e o clima escolar, com base em valores da escala Likert. A análise de dados foi feita tomando como referência a estatística descritiva e inferencial, sendo empregado para tanto o software SPSS 22.0. Os resultados estatísticos indicaram que, dentre os parâmetros avaliados, apenas as variáveis relacionadas a metas e autonomia apresentaram alterações significativas, enquanto os demais itens analisados não demonstraram mudanças estatisticamente relevantes.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The research aims to analyze how the application of the Personal and Social Responsibility Model in Physical Education classes through Cooperative Games can contribute to alleviating conflicts in Physical Education classes in the initial years. The research is qualitative in the pedagogical dimensions with the applicability of the Personal and Social Responsibility Model (TPSR) as an instrument intended to change the state of the organizational climate and also a quantitative approach carried out through a standardized questionnaire on organizational climate and conflicts carried out with 60 children aged 10 and 11. In the class intervention process, approaches will be carried out with the aim of verifying the level of responsibility and life skills according to the daily structure of the TPSR program. Data collection will be carried out through a questionnaire aimed at students on the topics interpersonal relationships, conflicts at school and school climate, based on Likert scale values. Data analysis will be carried out using descriptive and inferential statistics as reference, using SPSS 22.0 software for this purpose. The statistical results indicated that, among the evaluated parameters, only the variables related to goals and autonomy showed significant changes, while the other analyzed items did not demonstrate statistically relevant alterations.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAcess-
dc.subjectModelo de Responsablidade Pessoal e Socialpt_BR
dc.subjectClima organizacional escolar - Conflitospt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subject.ddc796.7pt_BR
dc.titleAplicação do Modelo de Responsabilidade Pessoal e Social nas aulas de educação física nos anos iniciaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coKravchychyn, Claudio-
dc.contributor.advisor-co2Garcia, William Fernando-
dc.contributor.referee1Kravchychyn, Claudio-
dc.contributor.referee2Garcia, William Fernando-
dc.publisher.departmentDepartamento de Educação Física-
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - ProEF-
dc.subject.cnpq1Ciências da Saúde-
dc.publisher.localMaringá-PR-
dc.description.physical155 f. : il. color., figs., tabs.-
dc.subject.cnpq2Educação Física-
dc.publisher.centerCentro de Ciências da Saúde-
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Evandro Abilio de Souza_2025.pdf20,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.