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Autor(es): Goes, Gisele Rosa Matias de
Orientador: Miranda, Antonio Carlos Monteiro de
Título: O transtorno do espectro autista nas aulas de educação física : tecendo caminhos para a ação docente
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista (TEA);Educação física escolar;Práticas corporais
Data do documento: 2025
Abstract: RESUMO: Nos últimos anos, observa-se um crescente número de crianças com Transtorno do Espectro Autista - TEA, o Censo Escolar de 2023 registrou um aumento de 48%, em relação ao ano anterior, de alunos autistas matriculados nas escolas brasileiras (Brasil, 2023), nesse sentido o objetivo que norteou a pesquisa foi identificar as dificuldades vivenciadas por professores de Educação Física da rede municipal de Maringá ao trabalhar com os alunos com TEA, e possibilidades de contribuições para o processo de ensino e aprendizagem para esse público. Trata-se de uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica, Damiani (2013) indica ser investigações que objetivam produzir melhorias nos processos de aprendizagem, por meio do planejamento e execução de interferências, posteriormente avaliadas. O estudo foi dividido em três etapas, sendo a primeira um diagnóstico mediante questionário virtual enviado aos professores de Educação Física da rede municipal de Maringá - Pr, com a intenção de detectar as maiores dificuldades encontradas por eles com relação a esses alunos, mesmo que fosse apenas um. O tratamento dos dados foi realizado por meio da análise de conteúdo (Bardin 2011). Na segunda etapa foi enviado um convite pelo mesmo canal de comunicação para que os professores interessados pela temática participassem de duas reuniões online, a primeira para dar voz aos professores que puderam expor suas dificuldades, confirmando e complementando as informações do diagnóstico, a segunda para apresentar o plano de intervenção, visando auxiliá-los nas dificuldades pontuadas. A terceira etapa consistiu em uma entrevista individual online em que os docentes puderam relatar as experiências com o material proposto. Espera-se, ao final do trabalho, que essa pesquisa contribua no trato e na integração dos alunos com TEA nas aulas de Educação Física.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Antonio Carlos Monteiro de Miranda
Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2025
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9071
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

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