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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMiranda, Antonio Carlos Monteiro dept_BR
dc.contributor.authorGoes, Gisele Rosa Matias dept_BR
dc.contributor.otherLopes, Beatriz Ruffopt_BR
dc.contributor.otherMarroni, Paula Carolina Teixeirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.contributor.otherCentro de Ciências da Saúdept_BR
dc.contributor.otherDepartamento de Educação Físicapt_BR
dc.contributor.otherPrograma de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - ProEFpt_BR
dc.date.accessioned2025-06-27T20:06:41Z-
dc.date.available2025-06-27T20:06:41Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9071-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Antonio Carlos Monteiro de Mirandapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2025pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Nos últimos anos, observa-se um crescente número de crianças com Transtorno do Espectro Autista - TEA, o Censo Escolar de 2023 registrou um aumento de 48%, em relação ao ano anterior, de alunos autistas matriculados nas escolas brasileiras (Brasil, 2023), nesse sentido o objetivo que norteou a pesquisa foi identificar as dificuldades vivenciadas por professores de Educação Física da rede municipal de Maringá ao trabalhar com os alunos com TEA, e possibilidades de contribuições para o processo de ensino e aprendizagem para esse público. Trata-se de uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica, Damiani (2013) indica ser investigações que objetivam produzir melhorias nos processos de aprendizagem, por meio do planejamento e execução de interferências, posteriormente avaliadas. O estudo foi dividido em três etapas, sendo a primeira um diagnóstico mediante questionário virtual enviado aos professores de Educação Física da rede municipal de Maringá - Pr, com a intenção de detectar as maiores dificuldades encontradas por eles com relação a esses alunos, mesmo que fosse apenas um. O tratamento dos dados foi realizado por meio da análise de conteúdo (Bardin 2011). Na segunda etapa foi enviado um convite pelo mesmo canal de comunicação para que os professores interessados pela temática participassem de duas reuniões online, a primeira para dar voz aos professores que puderam expor suas dificuldades, confirmando e complementando as informações do diagnóstico, a segunda para apresentar o plano de intervenção, visando auxiliá-los nas dificuldades pontuadas. A terceira etapa consistiu em uma entrevista individual online em que os docentes puderam relatar as experiências com o material proposto. Espera-se, ao final do trabalho, que essa pesquisa contribua no trato e na integração dos alunos com TEA nas aulas de Educação Física.pt_BR
dc.format.extent76f. [6f.] : il., figs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectPráticas corporaispt_BR
dc.subject.ddc796.07pt_BR
dc.titleO transtorno do espectro autista nas aulas de educação física : tecendo caminhos para a ação docentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

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