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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9072
Autor(es): | Ortiz Junior, João Martinez |
Orientador: | Marques, Priscila Garcia |
Título: | Educação física na séries iniciais : a avaliação integrada à proposta pedagógica de Londrina - Paraná |
Banca: | Miranda, Antonio Carlos Monteiro de |
Banca: | Lopes, Beatriz Ruffo |
Palavras-chave: | Educação física nas séries iniciais - Londrina (PR);Diretrizes curriculares - Escola - Londrina (PR);Avaliação pedagógica - Escola - Londrina (PR) |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | ORTIZ JUNIOR, João Martinez. Educação física na séries iniciais : a avaliação integrada à proposta pedagógica de Londrina - Paraná. 2024. 118 f. Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2024, Maringá, PR. |
Abstract: | RESUMO: A Educação Física no contexto escolar precisa ser reafirmada constantemente para superar preconceitos históricos que ainda hoje levam outros profissionais da educação e comunidade externa a percebê-la meramente como área de atividade e não de conhecimento. Este estudo contribui com a disciplina de Educação Física fornecendo sustentação teórico-prática para o trabalho pedagógico dos professores mais direcionado para a avaliação. O objetivo geral da pesquisa foi desenvolver uma proposta de avaliação nas séries iniciais para a disciplina de Educação Física no município de Londrina. Já os objetivos específicos foram investigar os métodos de avaliação dos professores de Educação Física do município de Londrina/Pr, identificar a concepção e ações pedagógicas avaliativas destes professores, verificar a possibilidade de incluir avaliações obrigatórias nas turmas de 4° e 5° anos do município de Londrina, e propor um novo método de avaliação na perspectiva Histórico-Cultural de aprendizagem com base nas ações pedagógicas avaliativas dos professores entrevistados. A metodologia foi uma pesquisa de campo descritiva com aplicação de um questionário aos professores de Educação Física, com análise de conteúdo e um direcionamento dos dados coletados a um modelo de avaliação na perspectiva Histórico-Cultural a qual a Diretrizes Curriculares do município é pautada. Os resultados demonstraram que o quadro de professores do município possuem uma formação técnica e pedagógica bem estruturada, acompanhadas experiências profissionais que possibilitaram a construção de uma proposta de avaliação consistente, alinhada à perspectiva Histórico-Cultural de aprendizagem, que busca fortalecer a atuação docente e a formação integral do estudante. ABSTRACT: Physical Education in the school context must be constantly reaffirmed to overcome historical prejudices that still lead other education professionals and the external community to perceive it merely as an area of activity rather than as a field of knowledge. This study contributes to the discipline of Physical Education by providing theoretical and practical support for pedagogical work, particularly focused on assessment practices. The general objective of the research was to develop an evaluation proposal for the early grades of Physical Education in the municipality of Londrina. The specific objectives were to investigate the assessment methods employed by Physical Education teachers in Londrina/PR, identify their conceptions and pedagogical assessment practices, verify the feasibility of implementing mandatory assessments for 4th and 5th-grade classes in the municipality, and propose a new assessment method based on the Historical-Cultural learning perspective, grounded in the pedagogical actions of the interviewed teachers. The methodology involved a descriptive field study with a questionnaire applied to Physical Education teachers, content analysis, and aligning the collected data to an evaluation model rooted in the Historical-Cultural perspective, which underpins the municipality's Curriculum Guidelines. The results showed that the local teaching staff has a well-structured technical and pedagogical background, complemented by professional experiences that enabled the development of a consistent evaluation proposal. This proposal aligns with the Historical-Cultural learning perspective, aiming to strengthen teaching practices and promote the integral development of students. |
Descrição: | Orientadora: Prof. Dra. Priscila Garcia Marques Coorientador: Prof. Dr. Antonio Carlos Monteiro de Miranda Coorientadora: Prof. Dra. Beatriz Ruffo Lopes Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2024 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9072 |
Aparece nas coleções: | 2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS) |
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