Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9073
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBendrath, Eduard Angelopt_BR
dc.contributor.authorRuiperes, Lucas Pegoraropt_BR
dc.date.accessioned2025-06-30T15:26:48Z-
dc.date.available2025-06-30T15:26:48Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.citationRUIPERES, Lucas Pegoraro. Educação física e educação inclusiva : análise das práticas e políticas para alunos com deficiências e transtornos do neurodesenvolvimento. 2025. 168, [8] f. Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2025, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9073-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Eduard Angelo Bendrathpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2025pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: O presente estudo tem por objetivo analisar a efetiva implementação das políticas públicas de inclusão de alunos com deficiências (ACD) e Transtornos do Neurodesenvolvimento (TND) nas aulas de Educação Física em uma escola da Rede Municipal de Educação do município de Maringá, buscando compreender a adequação das leis vigentes à realidade local. Adotando uma abordagem qualitativa, sendo uma pesquisa descritiva, visando aprofundar a compreensão das práticas pedagógicas e das políticas públicas relacionadas à Educação Inclusiva e à Educação Física em Maringá. A coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada realizada com figuras-chave de uma escola da rede de educação do município de Maringá. Os participantes deste estudo foram uma Professora de Apoio à Sala de Aula que atua com ACD e TND durante as aulas de Educação Física; um Professor de Educação Física que trabalha com esse grupo de alunos; a Diretora Escolar de uma unidade que possui alunos com ACD e TND; e a Gerente de Apoio Pedagógico Interdisciplinar da rede de ensino de Maringá. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo de Bardin, que se baseia em um conjunto de técnicas sistemáticas e objetivas para descrever o conteúdo das mensagens, em conjunto com o modelo CIPP (Contexto, Insumo, Processo e Produto), que permitiu identificar avanços e desafios nas políticas de inclusão. Concluindo-se que, embora haja um comprometimento dos educadores e avanços tenham sido alcançados em práticas inclusivas, ainda existem lacunas significativas na formação e no suporte pedagógico, evidenciando a necessidade de um alinhamento mais eficaz entre as diretrizes legais e a prática educativa para garantir uma inclusão efetiva e equitativapt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The present study aims to analyze the effective implementation of public policies for the inclusion of students with disabilities (SWD) and Neurodevelopmental Disorders (NDDs) in Physical Education classes at a municipal school in the city of Maringá. The study sought to assess the alignment of current legislation with the local context. Adopting a qualitative approach, this is a descriptive study aimed at deepening the understanding of pedagogical practices and public policies related to Inclusive Education and Physical Education in Maringá. Data collection was conducted through a semi-structured interview with key stakeholders from a school within Maringá's municipal education network. The participants included a Classroom Support Teacher working with SWD and NDDs during Physical Education classes, a Physical Education Teacher responsible for teaching this group of students, the Principal of a school serving SWD and NDDs, and the Manager of Interdisciplinary Pedagogical Support for Maringá's education network. The collected data were analyzed using Bardin's content analysis method, which applies systematic and objective techniques to describe the content of messages, in conjunction with the CIPP model (Context, Input, Process, Product). This combination allowed for the identification of progress and challenges in inclusion policies. The findings reveal that, although educators show strong commitment and significant progress has been achieved in inclusive practices, substantial gaps persist in teacher training and pedagogical support. These results underscore the need for a more effective alignment between legal frameworks and educational practices to ensure truly effective and equitable inclusion.pt_BR
dc.format.extent168, [8] f. : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectNecessidades educacionais especiais - Inclusãopt_BR
dc.subjectAlunos com deficiênciaspt_BR
dc.subjectTranstornos do neurodesenvolvimentopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.ddc796.7pt_BR
dc.titleEducação física e educação inclusiva : análise das práticas e políticas para alunos com deficiências e transtornos do neurodesenvolvimentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Carminato, Ricardo Alexandre-
dc.contributor.referee2Herold Junior, Carlos-
dc.publisher.departmentDepartamento de Educação Física-
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - ProEF-
dc.subject.cnpq1Ciências da Saúde-
dc.publisher.localMaringá-PR-
dc.description.physical168, [8] f. : il., tabs.-
dc.subject.cnpq2Educação Física-
dc.publisher.centerCentro de Ciências da Saúde-
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Lucas Pegoraro Ruiperes_2025.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.