Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9075
Autor(es): Hamada, Miriam Lie
Orientador: Marques, Priscila Garcia
Título: As aulas de Educação Física e a influência sobre o esquema corporal de pré-escolares da rede municipal de ensino de Terra Boa - PR
Palavras-chave: Percepção corporal;Consciência corporal;Desenvolvimento infantil;Educação infantil;Desenho da figura humana
Data do documento: 2025
Abstract: RESUMO: A criança em idade pré-escolar encontra-se em processo de estruturação do seu esquema corporal, que constitui um dos elementos fundamentais para o desenvolvimento da criança. Nesse contexto, as aulas de Educação Física na Educação Infantil possuem um papel importante, pois trabalha com uma diversidade de experiências corporais, por meio das interações e brincadeiras, contribui para o desenvolvimento global da criança. O presente estudo teve como objetivo analisar a influência das aulas de Educação Física sobre os aspectos motor e cognitivo do esquema corporal de crianças em idade pré-escolar da rede municipal de ensino de Terra Boa - Pr. Participaram do estudo 65 crianças, de ambos os gêneros e com a faixa etária de 4 e 5 anos. Foi aplicado uma avaliação motora do esquema corporal do EDM-III e o desenho da figura humana antes e após oito semanas de intervenção dentro das aulas de Educação Física, realizadas uma vez por semana. Os grupos foram separados por tipo de conteúdo e idade, o grupo R4 e R5 (rotina) tiveram aulas com o conteúdo habitual do planejamento escolar e nos grupos EC4 e EC5 (esquema corporal) tiveram aulas com conteúdo específico para o esquema corporal. Para análise de dados foi aplicada estatística descritiva para comparação dos participantes em geral e entre os grupos. Verificou-se que houve uma evolução significativa entre a primeira e segunda avaliação tanto no aspecto motor quanto no aspecto cognitivo na maioria dos casos, após as aulas de intervenção. Porém não houve diferença significativa entre os resultados do quociente motor entre os grupos rotina e esquema corporal, mostrando que o tipo de aula não influenciou em maior ou menor evolução. Também não foi encontrado relação significativa entre resultados da avaliação motora e do desenho da figura humana.
ABSTRACT: Preschool children are in the process of structuring their body schema, which is one of the fundamental elements for child development. In this context, Physical Education classes in Early Childhood Education play an important role, as they work with a diversity of body experience, through interactions and games, contributing to the overall development of the child. The present study aimed to analyze the influence of Physical Education classes on the motor and cognitive aspects of the body schema of preschool children from the municipal school system of Terra Boa - Pr. Sixty-five children of both genders and aged 4 and 5 years participated in the study. A motor assessment of the body schema of the EDM-III and the drawing of the human figure were applied before and after eight weeks of intervention within Physical Education classes, held once a week. The groups were separated by type of content and age; groups R4 and R5 (routine) had classes with the usual content of the school plan and groups EC4 and EC5 (body schema) had classes with specific content for the body schema. Descriptive statistics were used to analyze the data and compare the participants in general and between the groups. It was found that there was a significant improvement between the first and second evaluations, both in the motor and cognitive aspects, in most cases, after the intervention classes. However, there was no significant difference between the results of the motor quotient between the routine and body scheme groups, showing that the type of class did not influence greater or lesser improvement. No significant relationship was found between the results of the motor evaluation and the drawing of the human figure.
Descrição: Orientadora: Prof. Dra. Priscila Garcia Marques
Coorientador: Prof. Dr. Antonio Carlos Monteiro de Miranda.
Coorientadora: Profa. Dra. Beatriz Ruffo Lopes
Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2025
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9075
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Mirian Lie Hamada_2025.pdf5,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.