Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9077
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMarroni, Paula Carolina Teixeirapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Vanessa Miranda dept_BR
dc.date.accessioned2025-06-30T14:07:02Z-
dc.date.available2025-06-30T14:07:02Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Vanessa Miranda de. Equilibrando conhecimento e diversão: relação entre metodologias ativas e atividades circenses. 2025. 82 f. Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2025, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9077-
dc.descriptionOrientadora: Prof. Dra. Paula Carolina Teixeira Marronipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2025pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: A Educação Física, como parte integrante do currículo na Educação Básica, tem uma importância significativa na formação do indivíduo. Quando combinada com metodologias ativas e a prática de atividades circenses nas escolas, revela um potencial enriquecedor para o aprendizado dos alunos. Este estudo teve como finalidade de analisar se a implementação de metodologias ativas e atividades circenses nas aulas de Educação Física contribui para ampliar o repertório de cultura corporal dos estudantes.Com base nas evidências foi elaborada uma sequência didática de atividades para a intervenção pedagógica, relacionando metodologias ativas com atividades circenses durante as aulas. A investigação foi estruturada em duas etapas: a primeira consistiu em um questionário aplicado por meio do Google Forms a docentes de Educação Física do Núcleo Regional de Paranavaí, focando no emprego de metodologias ativas e práticas de atividades circenses nas aulas. Após análise das informações coletadas, foi possível desenvolver uma intervenção pedagógica utilizando a Sequência Didática com estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Olavo Bilac EFM, localizado em Amaporã- Paraná, que constituiu a segunda parte do estudo. A atividade realizada com os estudantes nos permitiu perceber que as metodologias ativas e atividades circenses compartilham propósitos semelhantes na formação humana, promovendo aspectos como envolvimento, respeito, comprometimento, colaboração, empatia, engajamento, protagonismo e a ampliação de repertório de cultura corporal dos participantes, resultando numa prática significativa e transformadora. A Combinação de Educação Física, metodologias ativas e atividades circenses contribui para um aprendizado dinâmico, possibilitando uma reflexão crítica e compreensão holística do corpo e de mundo nas aulas, com estratégias que colocam o estudante no centro do processo educativo, tornando as aulas mais atrativas e proporcionando um aprendizado autônomo e participativo.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: Physical Education, as an integral part of the Basic Education curriculum, has a significant importance in the formation of the individual. When combined with active methodologies and the practice of circus activities in schools, they reveal an enriching potential for student learning. This study aimed to analyze whether the implementation of active methodologies and circus activities in Physical Education classes contributes to expanding students' body culture repertoire. Based on the evidence, a didactic sequence of activities for pedagogical intervention was developed, relating active methodologies with circus activities during classes. The investigation was structured in two stages: the first consisted of a questionnaire applied by Google Forms to Physical Education teachers at the Paranavaí Regional Center, focusing on the use of active methodologies and practices of circus activities in classes. After analyzing the information collected, it was possible to develop a pedagogical intervention using the Didactic Sequence with students in the 9th year of Elementary School at Colégio Estadual Olavo Bilac EFM, located in Amaporã- Paraná, which constituted the second part of the study. The activity carried out with the students allowed us to realize that active methodologies and circus activities share similar purposes in human formation, promoting aspects such as involvement, respect, commitment, collaboration, empathy, engagement, protagonism and the expansion of the participants' body culture repertoire, resulting in a significant and transformative practice. The combination of Physical Education, active methodologies and circus activities contributes to dynamic learning, enabling critical reflection and a holistic understanding of the body and the world in classes, with strategies that place the student at the center of the educational process, making classes more attractive and providing autonomous and participatory learningpt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEducação física - Metodologias ativas - Educação básicapt_BR
dc.subjectAtividades circenses - Educação física escolarpt_BR
dc.subjectCultura corporal - Educação física escolarpt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectProtagonismopt_BR
dc.subject.ddc796pt_BR
dc.titleEquilibrando conhecimento e diversão : relação entre metodologias ativas e atividades circensespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Miranda, Antonio Carlos Monteiro de-
dc.contributor.referee2Veloso, Rafael Campos-
dc.publisher.departmentDepartamento de Educação Física-
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - ProEF-
dc.subject.cnpq1Ciências da Saúde-
dc.publisher.localMaringá-PR-
dc.description.physical82 f. : il. color., figs., tabs.-
dc.subject.cnpq2Educação Física-
dc.publisher.centerCentro de Ciências da Saúde-
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Vanessa Miranda de Oliveira_2025.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.