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dc.contributor.advisorMoreira, Ana Lúcia Olivo Rosaspt_BR
dc.contributor.authorSantos, Andressa Barbosa dospt_BR
dc.date.accessioned2025-07-08T12:36:11Z-
dc.date.available2025-07-08T12:36:11Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Andressa Barbosa dos. A avaliação escolar na concepção e prática de professores do Núcleo Regional de Educação de Maringá – Paraná – Brasil. 2024. 167 f. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2024., Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9080-
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Ana Lúcia Olivo Rosas Moreirapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2024.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: A avaliação escolar representa um campo de pesquisa complexo devido às diversas relações que o envolvem. Apesar de muitos estudos e da própria prática pedagógica destacarem o papel da avaliação para a aprendizagem, observa-se, ainda, no contexto escolar a predominância de práticas avaliativas voltadas à quantificação de resultados e classificação dos alunos. Esta investigação é desenvolvida a partir da linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem na Educação Científica do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá e se propõe a compreender como os professores da rede estadual de educação, que lecionam em estabelecimentos pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Maringá e localizados na região noroeste do Paraná, têm desenvolvido a avaliação da aprendizagem em sala de aula. Define-se os professores como sujeitos de pesquisa devido à importância da reconstrução de suas concepções sobre avaliação para a implementação de práticas avaliativas coerentes com os pressupostos da avaliação para regulação da aprendizagem. A construção dos dados desta pesquisa é realizada por meio das respostas dos professores a um questionário eletrônico e as discussões promovidas em um curso de extensão com o tema "Ensino-Aprendizagem-Avaliação". As respostas dos professores ao questionário, bem como os discursos transcritos após a gravação dos encontros, são analisadas por meio de análise de conteúdo e avaliadas com o apoio de matrizes elaboradas no contexto da investigação. O estudo demonstra que dos quarenta e nove professores que responderam ao questionário, dezessete não mencionam elementos da avaliação formativa e os demais apontam, de maneira superficial, aspectos da avaliação como reguladora da aprendizagem. As concepções dos professores em relação à finalidade da avaliação, enquadra-se no nível inicial em quatro dos cinco critérios analisados. No que se refere à autoavaliação, observa-se propostas de abordagem predominantemente tradicionais. Em relação ao curso de extensão, é possível identificar a ampliação das concepções em avaliação formativa dos professores, principalmente no que se refere aos critérios de avaliação. Dessa maneira, compreende-se a necessidade de uma formação docente, inicial e continuada, que proporcione aos professores reflexões teóricas e metodológicas bem fundamentadas a respeito da avaliação escolar e de suas possibilidades em sala de aula de modo a contribuir para a aprendizagem dos alunospt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: School assessment represents a complex field of research due to the diverse relationships that involve it. Although many studies and pedagogical practice itself highlight the role of assessment for learning, the predominance of assessment practices aimed at quantifying results and classifying students is still observed in the school context. This investigation is developed from the line of research Teaching and Learning in Scientific Education of the Postgraduate Program in Education for Science and Mathematics at the State University of Maringá and aims to understand how teachers in the state education network, who teach in establishments belonging to the Maringá Regional Education Center and located in the northwest region of Paraná, have developed the assessment of learning in the classroom. Teachers are defined as research subjects due to the importance of reconstructing their conceptions about assessment for the implementation of assessment practices consistent with the assumptions of assessment for regulating learning. The construction of data for this research is carried out through teachers' responses to an electronic questionnaire and discussions promoted in an extension course with the theme "Teaching-Learning-Assessment". The teachers' responses to the questionnaire, as well as the speeches transcribed after recording the meetings, are analyzed through content analysis and evaluated with the support of matrices prepared in the context of the investigation. The study shows that of the forty-nine teachers who responded to the questionnaire, seventeen do not mention elements of formative assessment and the others point out, in a superficial way, aspects of assessment as a regulator of learning. The teachers' conceptions regarding the purpose of the assessment fall within the initial level in four of the five criteria analyzed. With regard to self-assessment, predominantly traditional approach proposals are observed. In relation to the extension course, it is possible to identify the expansion of conceptions in teachers' formative evaluation, especially with regard to evaluation criteria. In this way, the need for initial and continuing teacher training is understood, which provides teachers with well-founded theoretical and methodological reflections regarding school assessment and its possibilities in the classroom in order to contribute to student learning..pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectAvaliação escolarpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliação formativapt_BR
dc.subject.ddc370.71pt_BR
dc.titleA avaliação escolar na concepção e prática de professores do Núcleo Regional de Educação de Maringá – Paraná – Brasilpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.referee1Araujo, Maria Cristina Pansera de-
dc.contributor.referee2Lima, Bárbara Grace Tobaldini de-
dc.contributor.referee3Obara, Ana Tiyomi-
dc.contributor.referee4Kiouranis, Neide Maria Michellan-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática-
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terra-
dc.publisher.localMaringá-PR-
dc.description.physical167 f. : il. color., figs.-
dc.subject.cnpq2Matemática-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exatas-
Aparece nas coleções:3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE)

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