Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9083
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira, 1980- | pt_BR |
dc.contributor.author | Almeida Junior, Edson Ribeiro de Britto de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-07-08T12:49:42Z | - |
dc.date.available | 2025-07-08T12:49:42Z | - |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.citation | ALMEIDA JUNIOR, Edson Ribeiro de Britto de. Representações sociais de Astronomia: um estudo na formação inicial em Pedagogia. 2024. 129, [7] f. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2024., Maringá, PR. | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9083 | - |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior | pt_BR |
dc.description | Coorientador: Prof. Dr. Adriano José Ortiz | pt_BR |
dc.description | Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO: A Teoria das Representações sociais fornece as bases teóricas e metodológicas para compreender a construção do conhecimento comum na estrutura cognitiva dos sujeitos que fazem parte de um mesmo grupo social. Os conhecimentos populares, pertencentes ao universo consensual, possuem um grau substancial de influência sobre o processo de aprendizagem do conhecimento científico, que configuram o universo reificado. Com a intencionalidade de compreender como os cursos de licenciatura em Pedagogia contribuem com a construção de saberes relativos à Astronomia e seu ensino, propomos, por meio de um estudo transversal, apresentar uma resposta à seguinte pergunta: As Representações Sociais sobre Astronomia são alteradas pelo processo de formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Para isso, investigamos as representações sociais sobre Astronomia compartilhada por ingressantes e concluintes de dois cursos de Pedagogia, com o intuito de identificar e caracterizar possíveis RS a respeito da 'Astronomia'. Para tanto, fundamentamo-nos na abordagem estruturalista das RS que propõe que os elementos de uma representação se estruturam ao redor de um núcleo central, responsável por mantê-la estável e que é cercado por um sistema periférico, que o protege e relaciona os elementos à realidade. A fim de identificarmos os possíveis elementos que compõem o núcleo e a periferia das representações dos sujeitos investigados, empregamos a técnica de evocação livre de palavras, na qual as cinco palavras evocadas foram submetidas a uma análise prototípica e de similitude. O Núcleo Central das representações sociais sobre Astronomia, compartilhada tantos pelos ingressantes da instituição A quanto B, são formados pelos Grupos Semânticos: 'Universo', 'Planetas', 'Área de Conhecimento' e 'Estrelas'. Ao compartilharem o mesmo núcleo central, os ingressantes apresentam fortes indícios de fazerem parte de um mesmo grupo social. Não obstante, o núcleo central compartilhado tanto pelos concluintes da instituição A quanto da B, são formados pelos Grupos Semânticos: 'Universo' e 'Planetas'. Ao compartilharem o mesmo núcleo, os concluintes também apresentam fortes indícios de fazerem parte de um mesmo grupo social. Esses resultados apresentam indícios que a transformação das RS sobre Astronomia, decorrentes da formação inicial em Pedagogia é do tipo resistente porque ocorreram mudanças sutis no núcleo central das representações dos concluintes, em relação aos ingressantes. Essa característica revela uma evolução cautelosa da Representação Social sobre a Astronomia que, apesar de existirem mudanças sutis nos grupos semânticos componentes do Núcleo Central, nenhum novo Grupo Semântico foi inserido, apenas tendo as discrepância remanejadas pelo sistema periférico das Representações Sociais. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: The Social Representations Theory provides the theoretical and methodological basis for understanding the construction of common knowledge in the cognitive structure of subjects who are part of the same social group. Folk knowledge, belonging to the consensual universe, has a substantial degree of influence on the learning process of scientific knowledge, which shapes the reified universe. With the intention of understanding how undergraduate courses in Pedagogy contribute to the construction of knowledge related to Astronomy and its teaching, we propose, through a cross-sectional study, to present an answer to the following question: Are Social Representations about Astronomy altered by the process of teacher training in the early years of Elementary Education? To this end, we investigated the social representations about Astronomy shared by incoming and graduating students of two Pedagogy courses, aiming to identify and characterize possible Social Representations (SR) regarding 'Astronomy'. For this purpose, we rely on the structuralist approach to SRs that proposes that the elements of a representation are structured around a central core, responsible for keeping it stable and which is surrounded by a peripheral system, that protects it and relates the elements to reality. In order to identify the possible elements that make up the core and the periphery of the representations of the subjects investigated, we employed the technique of free word evocation, in which the five evoked words were subjected to a prototypical and similarity analysis. The Central Core of the social representations about Astronomy, shared both by the incoming students of institution A and B, are formed by the Semantic Groups: 'Universe', 'Planets', 'Knowledge Area', and 'Stars'. By sharing the same central core, the incoming students show strong signs of being part of the same social group. Nonetheless, the central core shared by the graduates of institution A as well as B, are formed by the Semantic Groups: 'Universe' and 'Planets'. By sharing the same core, the graduates also show strong signs of being part of the same social group. These results indicate that the transformation of the SRs about Astronomy, resulting from the initial training in Pedagogy, is of a resistant type because there were subtle changes in the central core of the representations of the graduates, in relation to the incoming students. This characteristic reveals a cautious evolution of the Social Representation about Astronomy, which, despite the subtle changes in the semantic groups composing the Central Core, no new Semantic Group was added, only having the discrepancies rearranged by the peripheral system of the Social Representations. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual de Maringá | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Representações sociais | pt_BR |
dc.subject | Ensino de astronomia | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores - Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Análise prototípica | pt_BR |
dc.subject.ddc | 507 | pt_BR |
dc.title | Representações sociais de Astronomia : um estudo na formação inicial em Pedagogia | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Ortiz, Adriano José | - |
dc.contributor.referee1 | Gaspi, Suelen de | - |
dc.contributor.referee2 | Iachel, Gustavo | - |
dc.contributor.referee3 | Neves, Marcos Cesar Danhoni, 1963- | - |
dc.contributor.referee4 | Oliveira, André Luis de | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática | - |
dc.subject.cnpq1 | Ciências Exatas e da Terra | - |
dc.publisher.local | Maringá-PR | - |
dc.description.physical | 129, [7] f. : il. color., tabs. | - |
dc.subject.cnpq2 | Matemática | - |
dc.publisher.center | Centro de Ciências Exatas | - |
Aparece nas coleções: | 3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Edson Ribeiro de Britto de Almeida Junior_2024.pdf | 3,41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.