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Autor(es): Souza, Fábio Alexis da Silva
Orientador: Nascimento, Maurício Reinert do
Título: Investimento em bolsas de Assistência Acadêmica na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB : uma análise do padrão de gastos dos bolsistas
Palavras-chave: Bolsas de assistências acadêmicas;Alunos universitários;Dispositivo de calculabilidade;Economia local;Universidade pública
Data do documento: 2025
Abstract: RESUMO: Esta dissertação teve como objetivo analisar como os acadêmicos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, beneficiados com as bolsas de assistência acadêmica, gastam esse recurso na economia local, nas cidades campi de Vitoria da Conquista, Jequié e Itapetinga. Constatou-se uma população de 3501 bolsistas de graduação e 25 bolsistas de pós-graduação stricto sensu, sendo: 11 no mestrado, 13 no doutorado e 1 bolsista de pós-doutorado, totalizando, em 2024, 3.526 bolsas de assistência acadêmica, distribuídas em diversas modalidades, com um volume de recursos da ordem de R$ 24.495.924,00. Logo, procurou-se identificar os acadêmicos que receberam bolsas no ano de 2024, e demonstrar, por meio desses gastos, como ocorre a movimentação da economia local. A pesquisa caracteriza-se como quantitativa, com um corte transversal (ou seccional) realizada em um único momento temporal, em que os dados com variáveis em escalas survey/likert foram coletados via questionário on-line e processados em planilhas para a análise estatística da amostra. Os dados coletados foram analisados por meio de estatística descritiva, teste KMO, curva da variância individual, análise fatorial exploratória, teste de confiabilidade (Alfa de Cronbach), média dos fatores, comparação das médias, análise Teste t para amostras independentes de 4 fatores, Teste de normalidade (Shapiro-Wilk), Teste à homogeneidade de variâncias (Levene) e Descritivas de grupo, Gráficos Scree Plot de variáveis significantes, com apoio do software Jamovi. Nesse ínterim, a análise da "estatística descritiva" da amostra possibilitou a identificação de alguns aspectos sociodemográficos relevantes dos bolsistas: em sua maioria os bolsistas vêm da escola pública, residem em Vitória da Conquista majoritariamente em casa de aluguel e são solteiro(a)s, destaca-se também que em sua maioria são apenas estudantes. Quanto a renda familiar, a maioria se enquadra de 1 a 3 salários mínimos e quanto a forma de ingresso a maior parte entrou na universidade por ampla concorrência enquanto os demais ingressaram por meio de cotas ou vagas adicionais. Por conseguinte, a análise fatorial exploratória da amostra revelou a significância de 5 fatores na pesquisa. A partir da avaliação de 65 categorias de despesas, identificaram-se cinco fatores principais: (1) Confraternização, consumo e lazer urbano; (2) Essenciais de moradia; (3) Saúde, estudos e comunicação; (4) Eventuais e serviços especializados; e (5) Mobilidade e compromissos familiares. Três desses fatores apresentaram alta consistência, enquanto os fatores 4 e 5 apresentaram confiabilidade moderada e baixa, respectivamente. Devido à baixa confiabilidade do fator 5 e à presença de outras 14 variáveis não agrupadas, esses elementos foram analisados em conjunto. A pesquisa enfatiza que o investimento em bolsas de assistência acadêmica não apenas auxilia estudantes, mas também promove a geração de valores econômicos significativos, impulsionando o desenvolvimento local e regional. A identificação dos padrões de gastos dos bolsistas possibilita uma análise prática e mensurável de como esses recursos são utilizados e seu impacto na economia
ABSTRACT: The aim of this dissertation was to analyze how academics at the State University of Southwest Bahia (UESB), who benefit from academic assistance grants, spend this money in the local economy in the cities of Vitoria da Conquista, Jequié and Itapetinga. We found a population of 3,501 undergraduate scholarship holders and 25 stricto sensu postgraduate scholarship holders, of which 11 were master's degree holders, 13 were doctoral degree holders and 1 was a post-doctoral fellow, totaling 3,526 academic assistance scholarships in 2024 in the various modalities with a volume of funds received in the order of R$ 24,495,924.00 that year. The aim was therefore to identify the academics who received grants in 2024, and to show, through this expenditure, how the local economy moves. The research is characterized as quantitative, with a cross-sectional approach carried out at a single point in time, in which data with variables on survey/likert scales were collected via an online questionnaire and processed in spreadsheets for statistical analysis of the sample. The data collected was analyzed using descriptive statistics, KMO test, individual variance curve, exploratory factor analysis, reliability test (Cronbach's alpha), factor mean, mean comparison, t-test analysis for independent samples of 4 factors, normality test (Shapiro-Wilk), variance homogeneity test (Levene) and group descriptive, Scree Plot graphs of significant variables, with the support of Jamovi software. In the meantime, the analysis of the "descriptive statistics" of the sample made it possible to identify some relevant socio-demographic aspects of the scholarship holders: most of them come from public schools, the majority live in Vitória da Conquista in rented accommodation and are single. In terms of family income, the majority earn between 1 and 3 minimum salaries, and in terms of how they entered the university, the majority entered through open competition, the others through quotas or additional places. Consequently, the exploratory factor analysis of the sample revealed the significance of 5 factors in the survey. Based on the evaluation of 65 categories of expenditure, five main factors were identified: (1) Socializing, consumption and urban leisure; (2) Housing essentials; (3) Health, studies and communication; (4) Occasional and specialized services; and (5) Mobility and family commitments. Three of these factors showed high internal consistency, while factors 4 and 5 showed moderate and low reliability, respectively. Due to the low reliability of factor 5 and the presence of 14 other ungrouped variables, these elements were analyzed together. The research emphasizes that investment in academic assistance grants not only helps students, but also promotes the generation of significant economic value, boosting local and regional development. Identifying the spending patterns of scholarship recipients enables a practical and measurable analysis of how these resources are used and their impact on the economy
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Maurício Reinert do Nascimento
Coorientador: Prof. Dr. Edi Carlos de Oliveira
Dissertação (mestrado em Administração) - Universidade Estadual de Maringa, 2025
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9086
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

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