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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9090
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Augusto, Cleiciele Albuquerque | pt_BR |
dc.contributor.author | Mélo, Alexsandro de Sousa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-07-04T14:21:57Z | - |
dc.date.available | 2025-07-04T14:21:57Z | - |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.citation | MÉLO, Alexsandro de Sousa. Recursos estratégicos na pesquisa científica sob a perspectiva da visão baseada em recursos (VBR): um estudo em uma Instituição de Ensino Superior. 2025. 173 f. Dissertação (mestrado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2025, Maringá, PR. | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9090 | - |
dc.description | Orientador: Prof.ª Dr.ª Cleiciele Albuquerque Augusto | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2025 | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO: As Instituições de Ensino Superior (IES) públicas brasileiras são fundamentadas na produção tripartite de ensino, pesquisa e extensão, sendo a pesquisa científica o eixo central para o avanço do conhecimento científico e inovação. As políticas públicas nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) garantem suporte financeiro e estratégico a essas atividadesde pesquisa, com o Sistema Nacional de CT&I promovendo aintegração entre universidades, governo e setor privado. Neste contexto, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) vem apresentando um desempenho insatisfatório em sua performance nos quesitos "pesquisa científica" e "inovação", refletidos no RUF(Ranking Universitário Folha)entre os anos 2019 e 2024, o que sugere dificuldades na gestão e aproveitamento de seus recursos internos. No setor privado é prática frequente identificar, entender e otimizar seus recursos internos para criar estratégias eficazes, maximizando seus pontos fortes e minimizando suas fraquezas. No setor público, essa abordagem é menos comum devido à complexidade das organizações governamentais. Neste cenário, esteestudo tem por objetivo compreender como recursos e capacidades estratégicos influenciam as atividades de pesquisa científica e inovação realizadas por esta IES pública. Para atender ao objetivo proposto, adotou-se a abordagem da Visão Baseada em Recursos (VBR) /VRIO para analisar os recursos estratégicos presentes no ambiente de pesquisa dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu(PPGSS) da UESB. O referencial teórico contempla as origens e os pressupostos fundamentais dessas teorias, sua aplicação no setor público e, especificamente, em IES públicas. Em seguida, apresenta-se o panorama geral da pesquisa científica no Brasil, bem como uma breve contextualização da UESB e de seus PPGSS.Metodologicamente, esta pesquisa é de natureza qualitativa e descritiva, conduzida por meio de um estudo de caso único que combinou análise documental e entrevistas com coordenadores dos PPGSS da UESB e com o pró-reitor de pesquisa. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados revelaram que, no ambiente de pesquisa, 22 recursos foram considerados valiosos. Entre eles, destacam-se como fontes de vantagem competitiva temporária os técnicos especializados, as parcerias internacionais emergentes e os laboratórios com custos elevados de manutenção. Como recursos capazes de proporcionar vantagem competitiva sustentável, foram identificados a alta qualificação do corpo docente, o financiamento interno e a localização estratégica dos programas. Além disso, os achados indicaram que limitações estruturais e entraves organizacionais impactam de forma significativa e negativa tanto a qualidade quanto a quantidade da produção científica e inovadora da UESB.Este estudo contribui para a ampliação da literatura em gestão universitária e da VBR ao evidenciar a governança como um recurso intangível fundamental nosetor público. Essa contribuição se fundamenta na constatação da limitada capacidade da UESB (recurso político) de influenciar atores decisórios estatais, especialmente no que diz respeito à realização de concursos públicos para técnicos, cuja ausência compromete o aproveitamento pleno de seus ativos estratégicos. Além disso, o estudo propõe a capacidade de aprendizagem institucional como um recurso estratégico ainda subexplorado, identificando indícios dessa competência na adaptação a mudanças, na reorganização interna e na capacitação de gestores. Com isso, expande-se o escopo analítico da VBR ao reconhecer o aprendizado organizacional como uma fonte de diferenciação e resiliência. No âmbito prático, os resultados oferecem subsídios relevantes para a formulação de políticas institucionais voltadas à otimização dos recursos, ao fortalecimento da cultura de pesquisa, à consolidação de parcerias estratégicas e à modernização da infraestrutura de apoio à atividade científica. Conclui-se que a presente investigação trouxe um olhar mais profundo sobre os desafios estruturais e organizacionais da UESB no campo da atividade de pesquisa e inovação, destacando os recursos estratégicos que conferem vantagem competitiva, bem como os entraves que limitam seu desempenho acadêmico e científico | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: Brazilian public Higher Education Institutions (HEIs) are founded on the tripartite mission of teaching, research, and outreach, with scientific research serving as the central axis for the advancement of scientific knowledge and innovation. National public policies for Science, Technology, and Innovation (ST&I) provide financial and strategic support for research activities, with the National ST&I System fostering integration among universities, government, and the private sector. In this context, the State University of Southwest Bahia (UESB) has demonstrated unsatisfactory performance in the areas of "scientific research" and "innovation," as reflected in the Folha University Ranking (RUF) between 2019 and 2024, suggesting difficulties in managing and utilizing its internal resources. In the private sector, it is common practice to identify, understand, and optimize internal resources to create effective strategies, maximizing strengths and minimizing weaknesses. In the public sector, however, this approach is less frequent due to the complexity of governmental organizations. Within this scenario, this study aims to understand how strategic resources and capabilities influence the scientific research and innovation activities carried out by this public HEI. To achieve this goal, the Resource-Based View (RBV) /VRIO approach was adopted to analyze the strategic resources present in the research environment of UESB's Stricto Sensu Graduate Programs (PPGSS). The theoretical framework covers the origins and core assumptions of these theories, their application in the public sector, and specifically within public HEIs. It then presents an overview of the scientific research landscape in Brazil, as well as a brief contextualization of UESB and its graduate programs. Methodologically, this is a qualitative and descriptive study, conducted through a single case study that combined document analysis and interviews with coordinators of UESB's PPGSS and the university's research dean. Data analysis was carried out using content analysis techniques. The results revealed that 22 resources were considered valuable in the research environment. Among these, specialized technicians, emerging international partnerships, and high-maintenance laboratories stand out as sources of temporary competitive advantage. Sustainable competitive advantages were attributed to the high qualification of the faculty, internal funding, and the strategic location of the programs. Additionally, the findings indicated that structural limitations and organizational barriers significantly and negatively impact both the quality and quantity of UESB's scientific and innovative output. This study contributes to the expansion of the literature on university management and the RBV by highlighting governance as a key intangible resource in the public sector. This contribution is based on the finding of UESB's limited capacity (a political resource) to influence state decision-makers, especially regarding public hiring processes for technical staff, whose absence undermines the full utilization of strategic assets. Furthermore, the study proposes institutional learning capacity as a still underexplored strategic resource, identifying signs of this competence in the institution's ability to adapt to change, reorganize internally, and train managers. Thus, the analytical scope of the RBV is expanded by recognizing organizational learning as a source of differentiation and resilience. On a practical level, the results provide valuable input for the formulation of institutional policies aimed at optimizing resources, strengthening research culture, consolidating strategic partnerships, and modernizing the infrastructure that supports scientific activity. The study concludes by offering a deeper look into UESB's structural and organizational challenges in the field of research and innovation, highlighting the strategic resources that provide competitive advantage as well as the barriers that limit its academic and scientific performance | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual de Maringá | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Instituições de Ensino Superior (IES) | pt_BR |
dc.subject | Recursos estratégicos | pt_BR |
dc.subject | Atividade de pesquisa e inovação | pt_BR |
dc.subject | Visão baseada em recuros (VBR) | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject.ddc | 658.4012 | pt_BR |
dc.title | Recursos estratégicos na pesquisa científica sob a perspectiva da visão baseada em recursos (VBR) : um estudo em uma Instituição de Ensino Superior | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Piana, Janaina | - |
dc.contributor.referee2 | Souza, José Paulo de | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Administração | - |
dc.subject.cnpq1 | Ciências Sociais Aplicadas | - |
dc.publisher.local | Maringá, PR | - |
dc.description.physical | 173 f. : il. | - |
dc.subject.cnpq2 | Administração | - |
dc.publisher.center | Centro de Ciências Sociais Aplicadas | - |
Aparece nas coleções: | 2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA) |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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