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dc.contributor.advisorCórdova, Patrícia Hilário Tacuript_BR
dc.contributor.authorZussa, Maria Isabela Galvanipt_BR
dc.contributor.otherGadotti, Marta Cilenept_BR
dc.contributor.otherNeves, Eduardo de Amorimpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringá. Departamento de Matemática. Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMATpt_BR
dc.date.accessioned2025-07-04T14:09:35Z-
dc.date.available2025-07-04T14:09:35Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9100-
dc.descriptionOrientador: Profª. Drª. Patricia Hilario Tacuri Córdovapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Matemática)--Universidade Estadual de Maringá, Dep. de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2025pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo apresentar uma revisão histórica da evolução das Geometrias Não Euclidianas, com ênfase na Geometria Hiperbólica, a partir das tentativas de demonstração do quinto postulado de Euclides. Além disso, busca explorar as conexões entre a Geometria Hiperbólica e a arquitetura, analisando a curvatura de construções em diferentes contextos geográ_cos. A relevância desse estudo é respaldada por documentos orientadores da educação básica, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular do Estado do Paraná. O estudo também incluirá uma análise dos modelos matemáticos propostos para a Geometria Hiperbólica, além de apresentar as demonstrações dos principais teoremas que caracterizam essa geometria, com o intuito de fornecer uma compreensão mais profunda de seus fundamentos e implicações. Dessa forma, espera-se contribuir para o entendimento da aplicação da Geometria Hiperbólica, tanto no campo matemático quanto em áreas interdisciplinares como a arquiteturapt_BR
dc.description.abstractThis work aims to present a historical review of the evolution of Non-Euclidean Geometries, with emphasis on Hyperbolic Geometry, based on demonstrations of Euclid's _fth postulate. In addition, it seeks to explore the connections between Hyperbolic Geometry and Architecture, analyzing the curvature of buildings in di_erent geographic contexts. The relevance of this study is supported by guiding documents for basic education, such as the National Common Curricular Base (BNCC) and the Curricular Reference of the State of Paraná. The study will also include an analysis of the mathematical models proposed for Hyperbolic Geometry, in addition to presenting the projections of the main theorems that characterize this geometry, in order to provide a deeper understanding of its foundations and implications. In this way, we hope to contribute to the understanding of the application of Hyperbolic Geometry, both in the mathematical _eld and in interdisciplinary areas such as architecturept_BR
dc.format.extent106 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectQuinto postuladopt_BR
dc.subjectCurvatura (Geometria diferencial)pt_BR
dc.subjectGeometria não-Euclidianapt_BR
dc.subject.ddc516.9pt_BR
dc.titlePara além da geometria Euclidiana : a imersão da geometria hiperbólica na Arquiteturapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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