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Autor(es): Jolandek, Emily Gonzales
Título: A modelagem no contexto da educação matemática e o letramento matemático sob o olhar de professores em letramento inicial
Banca: Pereira, Ana Lúcia
Banca: Vertuan, Rodolfo Eduardo
Banca: Verrengia, Sandra Regina D'Antonio
Banca: Barroso, Mariana Moran
Palavras-chave: Modelagem matemática;Competências;Formação de professores;Ensino da matemática;Matemática - Estudo e ensino
Data do documento: 2024
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: JOLANDEK, Emily Gonzales. A modelagem no contexto da educação matemática e o letramento matemático sob o olhar de professores em letramento inicial . 2024. 226 f. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2024., Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: A presente tese tem como objetos de estudo a Modelagem Matemática no contexto da Educação Matemática (MM) e o letramento matemático. A partir disso, visamos responder à seguinte pergunta de pesquisa: O que compreendem os licenciandos em matemática sobre o papel da Modelagem no contexto da Educação Matemática para o desenvolvimento do letramento matemático? Com o intuito de responder a esse questionamento, nosso objetivo é investigar as compreensões dos licenciandos em Matemática sobre a Modelagem no contexto da Educação Matemática para o desenvolvimento do letramento matemático. Por meio do paradigma da pesquisa qualitativa, delineamos nossos procedimentos metodológicos. Os dados produzidos são provenientes de um curso de formação, na modalidade de extensão, do qual participaram 29 licenciandos de Matemática integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculados a uma Universidade Pública Estadual do Paraná. O curso foi realizado remotamente, pois nesse momento ainda se vivenciava a pandemia da COVID-19. Durante o curso, os participantes alternaram entre os papéis de alunos diante da prática da MM, e professores, tendo a oportunidade de desenvolver atividades de MM na Educação Básica. Para auxiliar na produção de dados, empregamos instrumentos como observação participante, questionários, gravações audiovisuais, bem como plataformas online como Google Meet, Google Classroom, Google Forms, WhatsApp, entre outros. A pesquisa se enquadra como pesquisa-ação e para a análise dos dados utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD). Para realizar essa análise, dividimos o corpus em dois momentos distintos: o primeiro, onde os licenciandos atuaram como alunos diante da prática da MM, e o segundo, quando desempenharam o papel de professores. Nesse movimento com nossos dados, juntando os dois momentos, obtivemos 46 categorias iniciais, 11 intermediárias e 3 categorias finais, a saber: i) Categoria 1 - Compreendem a MM como uma estratégia para ensinar um conteúdo matemático, a partir da representação de um problema do contexto real; ii) Categoria 2 - Compreendem nas etapas da MM, possiblidades que favorecem as competências do letramento matemático; iii) Categoria 3 - Compreendem as dificuldades, incertezas e inseguranças na condução da atividade de MM, em função do conteúdo matemático envolvido no problema e da mediação do professor, visando o letramento matemático. Verificamos a partir de nossos dados, que a MM segundo as percepções dos licenciandos, desempenha um papel importante no favorecimento do letramento matemático, atuando como linguagem matemática necessária para representar fenômenos intra e extramatemáticos. Essa abordagem promove a formulação, aplicação e interpretação da Matemática em diversos contextos, fundamentando o letramento matemático. As competências do letramento matemático estão intrínsecas à prática da MM, e o professor, como orientador e mediador, pode promover um ambiente de aprendizagem que desenvolva essas competências nos alunos. Incorporar a MM e o letramento matemático na formação inicial, contribui para formar educadores conscientes da importância desses elementos para a Educação Matemática e sua aplicação na vida dos alunos.
ABSTRACT: The objects of study of this thesis are Mathematical Modeling in the context of Mathematics Education (MM) and mathematical literacy. From this, we aim to answer the following research question: What do mathematics graduates understand about the role of Modeling in the context of Mathematics Education for the development of mathematical literacy? In order to answer this question, our objective is to investigate Mathematics undergraduates' understanding of Modeling in the context of Mathematics Education for the development of mathematical literacy. Using the qualitative research paradigm, we outline our methodological procedures. The data produced comes from a training course, in the extension modality, in which 29 Mathematics graduates participating in the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID), linked to a Public State University of Paraná, participated. The course was held remotely, as the COVID-19 pandemic was still going on at that time. During the course, participants alternated between the roles of students in the practice of MM, and teachers, having the opportunity to develop MM activities in Basic Education. To assist in data production, we use instruments such as participant observation, questionnaires, audiovisual recordings, as well as online platforms such as Google Meet, Google Classroom, Google Forms, WhatsApp, among others. The research is framed as action research, and for data analysis we used Discursive Textual Analysis (DTA). To carry out this analysis, we divided the corpus into two distinct moments: the first, where the undergraduates acted as students in the practice of MM, and the second, when they played the role of teachers. In this movement with our data, combining the two moments, we obtained 46 initial categories, 11 intermediate and 3 final categories, namely: i) Category 1 - Understand MM as a strategy for teaching mathematical content based on the representation of a problem in the real context; ii) Category 2 - Includes possibilities in the MM stages that favor mathematical literacy skills; iii) Category 3 - Includes the difficulties, uncertainties and insecurities in conducting the MM activity due to the mathematical content involved in the problem and the teacher's mediation aimed at mathematical literacy. We verified from our data that MM, according to the students' perceptions, plays an important role in promoting mathematical literacy, acting as a mathematical language necessary to represent intra- and extra-mathematical phenomena. This approach promotes the formulation, application and interpretation of Mathematics in different contexts, supporting mathematical literacy. Mathematical literacy skills are intrinsic to the practice of MM, and the teacher, as advisor and mediator, can promote a learning environment that develops these skills in students. Incorporating MM and mathematical literacy in initial training contributes to training educators aware of the importance of these elements for Mathematics Education and its application in students' lives.
Descrição: Orientadora: Prof. Dra. Lilian Akemi Kato
Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2024.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9108
Aparece nas coleções:3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE)

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