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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9110
Autor(es): | Mulati, Janaína Ciboto |
Orientador: | Corazza, Maria Júlia |
Título: | Abordagem por projetos : possiblidade de colaboração e negociação de significados |
Palavras-chave: | Ensino de ciências;Interações dialógicas;Aprendizagem colaborativa;Sequência didática |
Data do documento: | 2024 |
Abstract: | RESUMO: O cenário educacional enfrenta desafios constantes, principalmente relacionados às estratégias metodológicas e didático-pedagógicas instrumentalizadas no processo de ensino e de aprendizagem. Nesse contexto, destacamos a influência das teorias interacionistas de Freire e Vygotsky ao considerar que a aprendizagem resulta, primeiramente, das relações entre os homens, mediatizadas pela linguagem. Na concepção freiriana a educação é idealizada como prática da liberdade e da reflexão crítica sobre a realidade. Com base nesses referenciais teóricos, esta pesquisa objetivou investigar como a metodologia pedagógica, Abordagem por Projetos (ABP), pode contribuir para a colaboração e negociação de significados evidenciadas pela expressão oral e escrita dos alunos, no processo de ensino e aprendizagem. Com o intuito de responder à questão de pesquisa, realizamos investigações que resultaram em cinco artigos científicos. O primeiro artigo, constituído por uma pesquisa documental, versa sobre as aproximações entre a ABP e as concepções de Paulo Freire. Os demais artigos são caracterizados como pesquisas qualitativas, do tipo pesquisa-ação, realizadas em um colégio da rede privada de um município Maringá do Noroeste do Paraná. A amostra foi constituída por quinze alunos de diferentes séries do ensino fundamental, anos finais, que participavam de um Projeto Interdisciplinar de Ciências, no contraturno escolar. Os instrumentos utilizados para a constituição dos dados compreenderam: produções textuais individuais e coletivas, questionários, transcrições de gravações das interações dialógicas dos alunos, maquetes elaboradas no Minecraft Edition Education, produções autorais de estratégias de divulgação científica. As análises seguiram o método pragmático que se fundamenta na Construção, [Des]construção e [Re]construção dos dados da pesquisa. No segundo artigo, organizamos uma sequência didática, instrumentalizada pela ABP, com o objetivo de identificar a Colaboração e Negociação de Significados nas transcrições das interações dialógicas e na produção escrita dos alunos. No terceiro artigo, desenvolvemos uma investigação piloto para validar o aporte teórico metodológico da pesquisa, que objetivou evidenciar as percepções e habilidades de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, sobre o Sistema Solar, por meio da construção de uma edificação no ambiente virtual Minecraft Education Edition. No quarto artigo, publicado na Revista Contribuciones A Las Ciencias Sociales, investigamos o desenvolvimento do processo de aprendizagem da Estrutura e Composição Viral, utilizando a Minecraft Education Edition como estratégia metodológica para estimular a colaboração e negociação de significados. O quinto e último artigo, abordamos a organização e desenvolvimento de uma sequência didática, fundamentada na ABP, que teve o objetivo de identificar a colaboração e a negociação de significados durante a construção de estratégias de conscientização e divulgação de medidas preventivas à Covid-19, pelos alunos. Com a realização dessas pesquisas compreendidas nos artigos que constituíram a presente tese, foi possível concluir que a ABP favoreceu o desenvolvimento de espaços e contextos interativos, ao longo dos encontros do Projeto Interdisciplinar de Ciências, que possibilitaram a colaboração e negociação de significados, promovendo a aprendizagem acerca da estrutura viral, modos de contágio e medidas preventivas à Covid-19. ABSTRACT: The educational landscape faces constant challenges, mainly related to the methodological and didactic-pedagogical strategies implemented in the teaching and learning process. In this context, we highlight the influence of the interactionist theories of Freire and Vygotsky, considering that learning primarily results from relationships among people, mediated by language. In Freire's conception, education is envisioned as a practice of freedom and critical reflection on reality. Based on these theoretical frameworks, this research aimed to investigate how the pedagogical methodology, Project-Based Learning (PBL), can contribute to collaboration and negotiation of meanings evidenced by students' oral and written expression in the teaching and learning process. To address the research question, investigations resulting in five scientific articles were conducted. The first article, based on documentary research, discusses the similarities between PBL and the conceptions of Paulo Freire. The other articles are characterized as qualitative research, of the action-research type, conducted in a private school in a municipality in the northwest of Paraná. The sample consisted of fifteen students from different grades of the final years of elementary school who participated in an Interdisciplinary Science Project during extracurricular hours. The instruments used for data collection included individual and collective textual productions, questionnaires, transcriptions of students' dialogic interactions, models created in Minecraft Education Edition, and original productions of science communication strategies. The analyses followed the pragmatic method, based on the Construction, [De]construction, and [Re]construction of research data. In the second article, a didactic sequence, instrumented by PBL, was organized to identify Collaboration and Negotiation of Meanings in the transcriptions of dialogic interactions and in the students' written production. In the third article, a pilot investigation was conducted to validate the theoretical-methodological approach of the research, aiming to highlight the perceptions and skills of sixth-grade elementary school students regarding the Solar System through building a structure in the virtual environment of Minecraft Education Edition. In the fourth article, published in the journal "Contributions to Social Sciences," the learning process's development related to Viral Structure and Composition was investigated, using Minecraft Education Edition as a methodological strategy to encourage collaboration and negotiation of meanings. The fifth and final article addressed the organization and development of a didactic sequence, based on PBL, that aimed to identify collaboration and negotiation of meanings during the construction of awareness strategies and preventive measures for COVID-19 by the students. Through these research studies outlined in the articles that comprised this thesis, it was possible to conclude that PBL facilitated the development of interactive spaces and contexts throughout the meetings of the Interdisciplinary Science Project, allowing for collaboration and negotiation of meanings, thereby promoting learning about viral structure, modes of contagion, and preventive measures against COVID-19. |
Descrição: | Orientadora: Prof. Dra. Maria Júlia Corazza Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2024. |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9110 |
Aparece nas coleções: | 3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE) |
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