Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9112
Autor(es): | Mori, Lorraine |
Orientador: | Kiouranis, Neide Maria Michellan |
Título: | Vídeos sobre radioatividade no canal Manual do Mundo : aproximações entre a teoria do pensamento crítico e o discurso de divulgação científica por meio da análise do discurso de linha francesa |
Banca: | Fioreri, Claudia Almeida |
Banca: | Flôr, Cristhiane Carneiro Cunha |
Banca: | Cedran, Jaime da Costa |
Banca: | Neves, Marcos Cesar Danhoni, 1963- |
Palavras-chave: | Divulgação científica;Pensamento crítico;Análise do discurso francesa;Ensino de química;Radioatividade |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | MORI, Lorraine. Vídeos sobre radioatividade no canal Manual do Mundo: aproximações entre a teoria do pensamento crítico e o discurso de divulgação científica por meio da análise do discurso de linha francesa . 2024. 175 f. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2024., Maringá, PR. |
Abstract: | RESUMO: Este trabalho trata das relações discursivas entre a teoria do pensamento crítico (PC) e a divulgação científica (DC) em vídeos sobre radioatividade do canal Manual do Mundo. Como suporte teórico principal para esta pesquisa, utilizou-se da DC e seu Discurso de Cunha (2009) e Orlandi (2005) e do PC de Vieira e Vieira (2005). O objetivo principal desta pesquisa baseou-se em compreender quais capacidades de PC são utilizadas nos discursos de DC (DDC) nos vídeos do canal Manual do Mundo com a temática radioatividade. Para isso, investigamos o que tem sido proposto pela área de ensino no que tange à relação da DC com o PC para identificar quais elementos do PC estão presentes nos vídeos sobre radioatividade do canal Manual do Mundo e, compreender como os elementos de PC se relacionam com a DC na construção discursiva dos vídeos de radioatividade do canal Manual do Mundo. A metodologia de pesquisa utilizada pautou-se na Análise de Discurso proposta por Orlandi (2009), na qual consideramos as ações da interpretação das relações sociais na busca de significados. Com base nisso, construímos uma fonte de dados de caráter qualitativo de conteúdos de vídeos do Canal Manual do Mundo com a temática radioatividade. Os dados analisados permitiram compreender sobre os discursos divulgados e sua influência no processo de significação. Nesse sentido, destacamos a relevância deste estudo em trazer elementos que potencializem as possibilidades para capacidades de PC e, ao mesmo tempo, propiciar que a curiosidade e a autonomia sejam promovidas, pois argumentamos que a utilização destes vídeos de DC como recurso no ensino de Química/Ciências seja capaz de instigar o esforço e a participação ativa para a melhoria do potencial de PC de quem os assiste. ABSTRACT: This work deals with the discursive relationships between the theory of critical thinking and scientific dissemination in videos about radioactivity on the Manual do Mundo channel. As the main theoretical support for this research, Scientific Dissemination and its Discourse by Cunha (2009) and Orlandi (2005) and Critical Thinking by Vieira and Vieira (2005) were used. The main objective of this research was based on understanding how which Critical Thinking capabilities are used in CD speeches in the videos on the Manual do Mundo channel with the radioactivity theme. To this end, we investigated what has been proposed by the teaching area regarding the relationship between Scientific Dissemination and Critical Thinking to identify which elements of critical thinking are present in the videos about radioactivity on the Manual do Mundo channel and understand how the elements of Critical Thinking are related to Scientific Dissemination in the discursive construction of the radioactivity videos on the Manual do Mundo channel. The research methodology used was based on Discourse Analysis proposed by Orlandi (2009), which considers the actions of interpreting social relations in the search for meanings. Based on this, we built a qualitative data source of video content from Canal Manual do Mundo with the theme of radioactivity. The data analyzed allowed us to understand the discourses disseminated and their influence on the process of meaning. In this sense, we highlight the relevance of this study in bringing elements that enhance the possibilities for CP capabilities and at the same time allowing curiosity and autonomy to be promoted, as we argue that the use of these DC videos as a resource in the teaching of Chemistry/Science be able to instigate effort and active participation to improve the PC potential of those who watch them. |
Descrição: | Orientadora: Prof. Dra. Neide Maria Michellan Kiouranis Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2024. |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9112 |
Aparece nas coleções: | 3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Lorraine Mori_2024.pdf | 3,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.