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dc.contributor.advisorKato, Lílian Akemipt_BR
dc.contributor.authorLopez, Manuel Jesus Mamanipt_BR
dc.contributor.otherPereira, Ana Lúciapt_BR
dc.contributor.otherNegrelli, Leônia Gabardopt_BR
dc.contributor.otherMoran, Marianapt_BR
dc.contributor.otherBatista, Michel Corcipt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.contributor.otherCentro de Ciências Exataspt_BR
dc.contributor.otherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemáticapt_BR
dc.date.accessioned2025-07-07T13:56:43Z-
dc.date.available2025-07-07T13:56:43Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9113-
dc.descriptionOrientadora: Prof. Dra. Lilian Akemi Katopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2024.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: O tema discutido nesta pesquisa emerge das inquietações sobre o desenvolvimento de atividades da Modelagem matemática e o uso de tecnologias digitais em ambientes educacionais. Ao refletirmos sobre esses aspectos, tentamos dar luz a entendimentos relacionados à interatividade, no sentido digital, que surge entre um usuário e recurso digital. Nesse contexto, esta pesquisa foi direcionada pelo seguinte questionamento: Que interatividade, entre usuários e Tecnologias Digitais, é favorecida no desenvolvimento de atividades da Modelagem Matemática mediadas nesse contexto? A fim de empreender a investigação, participaram 60 usuários de duas instituições educativas do Ensino Médio do Peru, os quais foram convidados a realizar atividades de Modelagem utilizando softwares educativos durante sete encontros/episódios realizados nos laboratórios de informática dos colégios selecionados. Nesses grupos, investigamos sobre a interatividade entre usuários e Tecnologias Digitais que se manifesta nas etapas da Modelagem Matemática. Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo, exploratório e de características descritivas, pois consideramos ter uma autorreflexão coletiva estabelecida desde os grupos de usuários e o uso de tecnologias digitais em atividades da Modelagem Matemática. A partir da produção de dados, identificamos e caracterizamos as categorias e os níveis de interatividade que surgiram nas etapas da Modelagem Matemática. Dos resultados, entre a baixa, a média e a alta interatividade, um dos grupos representativos (5 integrantes) evidenciou um nível alto, não somente no desenvolvimento de habilidades cognitivas, tecnológicas e sociais, mas, principalmente, na visibilidade de respostas (compartilhamento de aprendizados), na manipulação de tecnologias e na construção do conhecimento. Em nossa análise, isso aponta favoravelmente para o fato de que o uso das ferramentas digitais associado à metodologia da Modelagem Matemática colabora com o desenvolvimento da interatividade entre usuário e tecnologia, gerando conhecimentos e compartilhando as experiências entre os participantes. Entendemos que os temas referentes à interatividade abordados nesta tese não serão teorias conclusivas, mas sim elementos associados e integrativos ao tema da Modelagem Matemática e as Tecnologias Digitais. Embora se busque o desenvolvimento de uma matemática inserida no cotidiano dos usuários, podemos concluir que a influência que o usuário exerce sobre o fenômeno de estudo ao desenvolvê-lo decorre de sua interatividade alcançada.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The theme we pursue in this research emerges from the curiosities between the development of mathematical modeling activities and the use of digital technologies in educational environments. Reflecting on these aspects, we try to show on understandings related to the interactivity that arises between a user and his digital resource. In this context, this research was guided by the following question: What interactivity, between users and Digital Technologies, is favored in the development of Mathematical Modeling activities mediated by Digital Technologies? In your answer, we thought of taking the perspective of Mathematics Education seen from a process of Teaching and Learning Mathematics. Therefore, to develop this investigation, participated 60 students from two educational institutions of high school in the country of Peru, with two classrooms, we invited them to develop modeling activities using different specific software during 7 meetings/episodes to experiment in the computer labs. Therefore, we tried to investigate interactivity between users and Digital Technologies that manifest themselves in the process of Mathematical Modeling. In the methodological part, this is a qualitative investigation, exploratory study with descriptive characteristics, as we consider that we have a collective self-reflection established from user groups and the use of digital technologies in Mathematical Modeling activities. From the production of data, we will be tried to identify and characterize which categories and levels of interactivity appear in the stages of Mathematical Modeling. Of the results, between low, medium and high interactivity, one of the representative groups (5 members) characterized a high level, demonstrating not only the development of cognitive, technological and social skills, but, mainly, the total visibility of responses, the manipulation of technologies and in the construction of knowledge. In our analysis, this favorably points out that the use of digital tools associated with the Mathematical Modeling methodology contributes to the development of interactivity between user and technology, generating knowledge and sharing experiences among participants. We understand that the themes relating to interactivity covered in this thesis will not be conclusive theories, but exist elements associated and integrative with the theme of mathematical modeling and digital technologies. Although we tried to show mathematics inserted into the real facts of users, we can conclude that the influence that the user exerts on the study phenomenon when developing it is a result/consequence of its achieved interactivity.pt_BR
dc.format.extent244 f. : il. color., figs., tabs., mapas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectInteratividade entre usuário e tecnologiapt_BR
dc.subjectModelo matemáticopt_BR
dc.subjectAmbiente Virtual de Aprendizagem (AVA)pt_BR
dc.subject.ddc510.7pt_BR
dc.titleInteratividade entre usuários e tecnologias digitais nas etapas da modelagem matemáticapt_BR
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE)

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