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Autor(es): Oliveira, Rosilene dos Santos
Orientador: Kiouranis, Neide Maria Michellan
Título: Aulas de ciências com orientação PC (Pensamento Crítico) e CTSA (Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente) no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental
Banca: Calixto, Vivian dos Santos
Banca: Guzzo, Guilherme Brambatti
Banca: Vieira, Rui Marques
Banca: Silveira, Marcelo Pimentel da
Palavras-chave: Formação crítica;Anos iniciais - Ensino fundamental;Educação em ciências;Metacognição
Data do documento: 2024
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: OLIVEIRA, Rosilene dos Santos. Aulas de ciências com orientação PC (Pensamento Crítico) e CTSA (Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente) no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. 316 f. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2024., Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: O Ensino de Ciências nos possibilita compreender, por meio da linguagem científica, o mundo que nos cerca e as interações/transformações socioambientais decorrentes dos empreendimentos da Ciência e da Tecnologia (C&T). Assim, desde os anos iniciais de escolaridade, os estudantes têm o direito de acessar a essa forma de conhecimento, a cultura científica, com foco em uma formação crítica e humanizadora. Para isso, é importante que a eles seja oportunizado vivenciarem situações potencializadoras da mobilização de capacidades e disposições de Pensamento Crítico (PC), de modo que estejam preparados para resolverem problemas e tomarem decisões bem pensadas e fundamentadas, guiadas por razões. Nesse sentido, é imprescindível que as ações didático-pedagógicas a serem realizadas em sala de aula sejam planejadas intencionalmente para tal finalidade. Desse modo, na presente investigação, de natureza qualitativa, buscou-se realizar o planejamento e a implementação de aulas com orientações CTSA (Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente) / Pensamento Crítico (PC), no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola pública localizada em um munícipio do estado do Paraná. O objetivo para tal foi o de compreender de que forma aulas elaboradas e implementadas com orientações CTSA/PC podem contribuir para a mobilização do PC de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, especificamente do 5º ano. Nessa esteira, isso nos direciona à seguinte questão de pesquisa: "Que compreensões emergem em relação à mobilização do PC de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental em aulas de Ciências ancoradas nas orientações CTSA e PC?". Para tanto, inicialmente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com estudantes de uma turma de 4º ano, em 2022, no intuito de reconhecer problemáticas de relevância social e que tivessem implicações em seu contexto de vida. A problemática identificada pela fala dos estudantes foi o lixo, a partir da qual foram elencados conhecimentos e capacidades de PC necessários para sua compreensão. Posteriormente, procedeu-se o planejamento do material didático-pedagógico ancorado nas orientações CTSA/PC, constituído por um conjunto de aulas, o qual foi submetido à avaliação pelos pares e reformulação. Após esse processo, o material foi implementado pela professora/pesquisadora, nas aulas de Ciências, em uma turma de 5º ano, em 2023. Constituem-se como material empírico da pesquisa os registros realizados pelos estudantes, as audiogravações das aulas e as informações contidas no diário de pesquisa. O processo analítico deu-se mediante a Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi. Do processo de categorização, emergiram nove categorias iniciais, sete categorias intermediárias e uma categoria final. A categoria final corresponde ao metatexto intitulado "Paisagens de compreensão a respeito do lixo: reflexões da/na sala de aula acerca da mobilização do pensar". As compreensões emergentes indicam-nos a entrevista como um instrumento potente na identificação de problemáticas socialmente relevantes e de interesse dos estudantes, especificamente nesse nível de ensino. Além disso, os resultados fornecem-nos indícios da ampliação e incorporação de conhecimentos relacionados à problemática estudada, bem como da mobilização de capacidades associadas às áreas elencadas na Taxonomia de Ennis: clarificação elementar, clarificação elaborada, suporte básico, inferência e estratégias e táticas, o que pode ser decorrente da utilização de estratégias diversificadas, do tempo dedicado à implementação das aulas e o envolvimento nas interações dialógicas ocorridas em sala. Cabe destacar que a postura pedagógica da professora, ao oportunizar aos estudantes momentos de fala e escuta, possibilitando que interagissem com ela e os colegas, de modo a privilegiar sua participação ativa e efetiva, mostrou-se como um elemento importante para a mobilização do PC dos participantes da pesquisa.
ABSTRACT: Science teaching allows us to understand, through scientific language, the world around us and the socio-environmental interactions/transformations resulting from Science and Technology (S&T) endeavors. Thus, from the earliest years of schooling, students have the right to Access this form of scientific knowledge, with a focus on critical and humanizing education. To this end, it is important that they are given the possibility to experience situations that enhance the mobilization of Critical Thinking (CP) skills and dispositions, so that they are prepared to solve problems and make well-thought-out, reasoned decisions. In this sense, it is essential that the didactic-pedagogical actions to be carried out in the classroom be intentionally planned for this purpose. This qualitative investigation sought to plan and implement lessons with STSE (Science-Technology-Society-Environment) / Critical Thinking (CP) orientations, in the context of the early years of elementary school, in a public school located in a municipality in the state of Paraná. The aim was to determine how lessons designed and implemented with STSE/CP orientations can contribute to the mobilization of the CP of students in the early years of elementary school, specifically 5th graders. In this sense, this leads us to the following research question: "What understandings emerge in relation to the pedagogical mobilization of students in the early years of elementary school in science classes anchored in the STSE and PC guidelines?". To this end, semi-structured interviews were initially carried out with students from a 4th grade class in 2022, with the aim of recognizing socially important problems that had implications for their life context. The issue identified by the students was garbage, from which the knowledge and CP skills needed to understand it were listed. Subsequently, the didactic-pedagogical material grounded in the STSE/PC guidelines was planned, consisting of a set of lessons, which was submitted for peer review and reformulation. Afterwards, the material was implemented by the teacher/researcher in science lessons in a 5th grade class in 2023. The empirical materials used in the research are the records made by the students, the audio recordings of the lessons and the information contained in the research diary. The analysis process was carried out using Moraes and Galiazzi's Discursive Textual Analysis (DTA). The categorization process resulted in nine initial categories, seven intermediate categories and one final category. This category corresponds to the meta-text entitled"Landscapes of understanding about waste: reflections from/in the classroom about the mobilization of thinking". The emergent insights suggest that the interview is a powerful tool for identifying socially relevant issues of interest to students, specifically at this level of education. In adding to this, the outcomes provide us with evidence of the expansion and incorporation of knowledge related to the problem studied, as well as the mobilization of skills associated with the áreas listed in Ennis' Taxonomy: elementary clarification, elaborated clarification, basic support, inference and strategies and tactics, which may be due to the use of diversified strategies, the time dedicated to implementing the lessons and the involvement in the dialogical interactions that took place in the classroom. It is important to note that the teacher's pedagogical stance, by giving the students moments to speak and listen, enabling them to interact with her and their classmates in a way that privileged their active and effective participation, proved to be an important element in mobilizing the CP of the research participants.
Descrição: Orientadora: Prof. Dra. Neide Maria Michellan Kiouranis
Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2024.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9114
Aparece nas coleções:3.6 Tese - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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