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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9117
Autor(es): | Fagundes, Viviane Pacheco |
Orientador: | Kiouranis, Neide Maria Michellan |
Título: | Compreensões sobre o enfoque cts : contributos para a formação inicial de professores de química |
Banca: | Feitosa, Flávia Caroline Bedin |
Banca: | Oliveira, Brenno Ralf Maciel |
Banca: | Silveira, Marcelo Pimentel da |
Banca: | Cedran, Débora Piai |
Palavras-chave: | Formação inicial de professores;CTS;Ensino de química;Oficina temática |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | FAGUNDES, Viviane Pacheco. Compreensões sobre o enfoque cts: contributos para a formação inicial de professores de química. 2024. 179 f. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2024., Maringá, PR. |
Abstract: | RESUMO: A educação CTS emergiu da necessidade urgente de uma alfabetização científica e tecnológica, a fim de permitir que cidadãos possam participar ativamente e tomar decisões sobre questões científico-tecnológicas que envolvam tópicos sociais. Para que haja a concreta implementação do enfoque CTS no Ensino de Ciências, faz-se necessária uma formação de professores que promova mudanças de práticas e saberes de forma reflexiva, rompendo com visões pouco consistente sobre como ensinar Ciências e sobre as interações CTS. Por sua vez, a formação inicial de professores, como objeto de pesquisa possibilita ações formativas planejadas intencionalmente, em vistas de contribuir para a formação de docentes capacitados a atuar de forma inovadora e crítica em sua realidade. Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo investigar analisar as (re)construções relacionadas à perspectiva CTS no processo formativo dos licenciandos com enfoque CTS. A pesquisa foi orientada pela perspectiva qualitativa e caracteriza-se como pesquisa ação, desenvolvida com 22 acadêmicos do último ano da Graduação, de um curso de Licenciatura em Química, de uma universidade pública estadual do no município de Tefé/AM. Ressaltamos que somente 13 licenciandos participaram até o término do processo formativo e se constituem como participantes da presente pesquisa. Para a análise do corpus de pesquisa foram utilizados os seguintes instrumentos: questionário VOSTS (Views on Science Technology and Society), questionário semi-estruturado intitulado "Perfil socieconômico e de consumo de informações científicas dos licenciandos", diário da pesquisadora e instrumentos para caracterização das oficinas temáticas planejadas pelos licenciados e da caracterização do processo formativo com enfoque CTS. Para a análise dos resultados, foi utilizada a análise de conteúdo, segundo a base conceitual de Bardin, com auxílio do software Atlas.ti. Os principais resultados obtidos foram que as concepções iniciais dos licenciandos em relação às interações CTS são poucos consistentes o que justifica, a realização de pesquisas capazes de promover e ampliar as compreensões desses estudantes, em relação ao enfoque em estudo. Além disso, de forma geral, os acadêmicos não possuiam hábito de consumo de informações referentes à C&T. A análise das oficinas temáticas elaboradas pelos estudantes participantes desta pesquisa indica que o processo formativo com enfoque CTS contribuiu para (re)construção de concepções referentes ao ensino de Ciências com enfoque CTS, embora também indique a persistência da prioridade aos conteúdos científicos em detrimentos dos aspectos sociais e tecnológicos. Em relação à análise do percurso formativo, foram vários os elementos referentes ao enfoque CTS que precisaram ser (re)construídos a fim de possibilitar a elaboração da oficina temática condizente com a abordagem CTS como o entendimento de contextualização, interdisciplinaridade e experimentação investigativa. Conclui-se que o processo formativo com enfoque CTS possibilita reflexões e (re)construções de concepções referentes às interações CTS aos aspectos didáticos pedagógicos com enfoque CTS. ABSTRACT: STS education has emerged from the urgent need for scientific literacy in order to enable citizens to actively participate and make decisions on scientific-technological issues involving social topics. In order to have a concrete implementation of the STS approach in Science Teaching, it is necessary to have teacher training to promote changes in practices and knowledge in a reflective way, breaking with simplistic views on how to teach Science and CTS interactions. On the other hand, initial teacher training, as an object of research, enables intentionally planned training actions, in order to contribute to the training of teachers who are able to act in an innovative and critical way in their reality. Therefore, this research aims to investigate and analyze the (re)constructions related to the STS perspective in the training process of undergraduate students. The research was guided by a qualitative perspective and is characterized as action research, involving 22 final-year undergraduates from a Chemistry Teaching degree program at public state university in Tefé/AM. The following instruments were used to analyze the research corpus: the VOSTS (Views on Science Technology and Society) questionnaire, a structured questionnaire title "Socioeconomic Profile and Consumption of Scientific Information among Pre-Service Teachers", a researcher's diary and instruments to characterize the thematic workshops planned by the graduates and the characterization of the training process with a STS approach. To analyze the results, content analysis was used, according to Bardin's conceptual basis with the help of Atlas.ti software. The main findings were that the initial conceptions of the undergraduates in relation to STS interactions are not very consistent. Furthermore, in general, the students did not habitually consume information related to S&T. The analysis of the thematic workshops indicates that the training process with a STS focus contributed to the (re)constructing conceptions regarding Science teaching with a STS approach, although it also indicates the persistence of the priority given to scientific content to the detriment of social and technological aspects. In relation to the analysis of the training path, there were several elements relating to the STS focus that had to be (re)constructed in order to enable the preparation of the thematic workshop in line with the STS approach, such as the understanding of contextualization, interdisciplinarity and investigative experimentation. The conclusion is that the training process with a STS focus makes it possible to reflect on and (re)construct conceptions relating to STS interactions and didactic pedagogical aspects with a STS approach. |
Descrição: | Orientadora: Prof. Dra. Neide Maria Michellan Kiouranis Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2024. |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9117 |
Aparece nas coleções: | 3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE) |
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