Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9121
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPépece, Olga Maria Coutinhopt_BR
dc.contributor.authorQueiroz, Letícia Pattini Rosapt_BR
dc.date.accessioned2025-07-08T13:33:17Z-
dc.date.available2025-07-08T13:33:17Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.citationQUEIROZ, Letícia Pattini Rosa. Tecnologias imersivas: o mágico e o extraordinário no consumo de moda. 2025. 114 f. Dissertação (mestrado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2025, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9121-
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dr.ª Olga Maria Coutinho Pépecept_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof.ª Dr.ª Karin Borges Senrapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2025pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Esta dissertação investiga a reação do consumidor frente ao uso de tecnologias imersivas por empresas varejistas de produtos de moda, explorando o contexto do mágico e do extraordinário. Para tanto, revisou-se a literatura sobre moda digital, realidade estendida, metaverso e os conceitos do mágico e extraordinário no consumo. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, através de pesquisa descritiva e corte transversal. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas e observação não participante, sendo os dados analisados através da técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicam que as tecnologias imersivas são percebidas pelos consumidores como uma tendência positiva, contribuindo significativamente para a otimização da experiência e da tomada de decisão de compra, apesar das limitações sensoriais ainda existentes. Verificou-se que a capacidade de provocar um forte apelo emocional configura-se como um pilar central do consumo imersivo, favorecendo o empoderamento do consumidor. Além disso, as tecnologias imersivas aprimoram a experiência de consumo ao possibilitar a experimentação e o teste de produtos de forma prática, imediata e ilimitada. Outro achado relevante refere-se à associação entre consumo e entretenimento, potencializada pela gamificação e pelos jogos imersivos, que estimulam um engajamento lúdico. Observou-se também que o consumo nesses ambientes virtuais reflete comportamentos sociais e exerce influência direta sobre as escolhas de consumo, especialmente no contexto da moda na vida real. Por fim, constatou-se que as tecnologias imersivas são capazes de criar experiências de consumo percebidas como mágicas e extraordinárias. Essa percepção, contudo, é mediada tanto pelo atendimento funcional das necessidades dos consumidores quanto pelo impacto emocional proporcionado pelas tecnologias imersivas. A pesquisa contribui teoricamente ao aprofundar o entendimento sobre o comportamento do consumidor diante de tecnologias imersivas na moda, destacando a busca por experiências sensoriais e simbólicas em ambientes digitais. Do ponto de vista gerencial, o estudo oferece insights aplicáveis a empresas de todos os portes, mostrando como essas tecnologias podem aprimorar a experiência do cliente, fortalecer o engajamento e abrir novas possibilidades de negóciopt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This dissertation investigates consumer reaction to the use of immersive technologies by fashion retailers, exploring the context of the magical and the extraordinary. To this end, the literature on digital fashion, extended reality, metaverse and the concepts of the magical and extraordinary in consumption was reviewed. The research adopted a qualitative approach, through descriptive and cross-sectional research. Data was collected through semi-structured interviews and non-participant observation, and the data was analyzed using the content analysis technique. The results indicate that immersive technologies are perceived by consumers as a positive trend, contributing significantly to optimizing the experience and purchasing decisions, despite the sensory limitations that still exist. It was found that the ability to provoke a strong emotional appeal is a central pillar of immersive consumption, favoring consumer empowerment. In addition, immersive technologies enhance the consumer experience by making it possible to try out and test products in a practical, immediate and unlimited way. Another relevant finding refers to the association between consumption and entertainment, enhanced by gamification and immersive games, which stimulate playful engagement. It was also observed that consumption in these virtual environments reflects social behaviors and has a direct influence on consumer choices, especially in the context of real-life fashion. Finally, it was found that immersive technologies are capable of creating consumer experiences that are perceived as magical and extraordinary. This perception, however, is mediated by both the functional fulfillment of consumer needs and the emotional impact provided by immersive technologies. The research contributes theoretically by deepening the understanding of consumer behavior in the face of immersive technologies in fashion, highlighting the search for sensory and symbolic experiences in digital environments. From a managerial point of view, the study offers insights applicable to companies of all sizes, showing how these technologies can improve the customer experience, strengthen engagement and open up new business possibilitiespt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectTecnologia imersivapt_BR
dc.subjectConsumidor - Comportamentopt_BR
dc.subjectRealidade estendidapt_BR
dc.subjectModa digitalpt_BR
dc.subjectMetaversopt_BR
dc.subject.ddc658.834pt_BR
dc.titleTecnologias imersivas : o mágico e o extraordinário no consumo de modapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSenra, Karin Borges-
dc.contributor.referee1Miranda, Ana Paula Celso de-
dc.contributor.referee2Silva, Juliano Domingues da-
dc.contributor.referee3Souza, José Paulo de-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração-
dc.subject.cnpq1Ciências Sociais Aplicadas-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical114 f. : il. (algumas color.).-
dc.subject.cnpq2Administração-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Sociais Aplicadas-
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Leticia Pattini Rosa Queiroz_ 2025.pdf3,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.