Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9123
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Marroni, Paula Carolina Teixeira | pt_BR |
dc.contributor.author | Fioravante, Aline Fonseca | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-07-10T13:00:54Z | - |
dc.date.available | 2025-07-10T13:00:54Z | - |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.citation | FIORAVANTE, Aline Fonseca. As escolhas de brinquedos e brincadeiras feitas por meninos e meninas nas aulas de Educação Física/Educação Infantil . 2025. 80 f. Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2025, Maringá, PR. | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9123 | - |
dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Paula Carolina Teixeira Marroni | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2025 | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO: O objetivo desta pesquisa foi analisar o processo de escolha de brinquedos e brincadeiras pelas crianças no contexto da educação infantil, investigando de que maneira tais escolhas refletem e reproduzem construções de gênero. Buscou-se compreender as dinâmicas sociais e culturais presentes na seleção e na participação das crianças em diversas atividades lúdicas, destacando os fatores que influenciam suas preferências e práticas de brincadeira. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando a técnica de observação participante em atividades direcionadas com as crianças. Os dados foram analisados com base em teorias de gênero e educação, buscando compreender como as escolhas de brinquedos e atividades lúdicas são influenciadas por normas sociais de gênero, por interações com adultos e pelas dinâmicas sociais mais amplas. Os resultados evidenciaram que as escolhas de brinquedos e brincadeiras das crianças são significativamente impactadas por estereótipos de gênero, gerando conflitos e limitações no desenvolvimento de suas potencialidades. Além disso, foi possível identificar que essas práticas lúdicas desempenham um papel crucial na formação de identidades de gênero. Este estudo oferece subsídios para que educadores reflitam sobre suas práticas pedagógicas, promovendo um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e equitativo, que possibilite a superação de estereótipos e a ampliação das oportunidades de desenvolvimento integral para todas as crianças. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: The aim of this research was to analyze the process of children's toy and play choices in the context of early childhood education, investigating how these choices reflect and reproduce gender constructions. The study sought to understand the social and cultural dynamics involved in children's selection and participation in various play activities, highlighting the factors that influence their preferences and play practices. The research adopted a qualitative approach, using the technique of participant observation in directed activities with the children. The data were analyzed based on gender and education theories, aiming to understand how toy choices and play activities are influenced by gender social norms, interactions with adults, and broader social dynamics. The results highlighted that children's toy and play choices are significantly impacted by gender stereotypes, leading to conflicts and limitations in the development of their potential. Furthermore, it was possible to identify that these play practices play a crucial role in the formation of gender identities. This study provides support for educators to reflect on their pedagogical practices, promoting a more inclusive and equitable learning environment that enables the overcoming of stereotypes and the expansion of opportunities for the comprehensive development of all children. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual de Maringá | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Brinquedos | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject.ddc | 796.07 | pt_BR |
dc.title | As escolhas de brinquedos e brincadeiras feitas por meninos e meninas nas aulas de Educação Física/Educação Infantil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Veloso, Rafael Campos | - |
dc.contributor.referee2 | Miranda, Antonio Carlos Monteiro de | - |
dc.publisher.department | Departamento de Educação Física | - |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - ProEF | - |
dc.subject.cnpq1 | Ciências da Saúde | - |
dc.publisher.local | Maringá-PR | - |
dc.description.physical | 80 f. : il. color., figs., tabs. | - |
dc.subject.cnpq2 | Educação Física | - |
dc.publisher.center | Centro de Ciências da Saúde | - |
Aparece nas coleções: | 2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Aline Fonseca Fioravante_2025.pdf | 3,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.