Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9124
Autor(es): Moreira, Magna Crystian
Orientador: Miranda, Antonio Carlos Monteiro de
Título: Praticas corporais de aventura ao ar livre : o Plogging como ferramenta para a formação dos estudantes
Banca: Anversa, Ana Luíza Barbosa
Banca: Lopes, Beatriz Ruffo
Palavras-chave: Educação física - Ensino médio;Educação física - Plogging;Educação física - Práticas corporais de aventura ao ar livre
Data do documento: 2024
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: MOREIRA, Magna Crystian. Praticas corporais de aventura ao ar livre: o Plogging como ferramenta para a formação dos estudantes. 2024. 118 f. Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2024, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: A presente pesquisa teve como objetivo analisar o processo do ensino de práticas corporais de aventura ao ar livre por meio do Plogging na formação dos estudantes nas aulas de Educação Física. Para isso, uma intervenção foi conduzida ao longo de um período de 10 aulas, em uma turma de 3º ano do ensino médio, composta por 32 estudantes. Essas aulas abordaram temas como o conceito de práticas corporais de aventura ao ar livre e Plogging, modalidades que contribuem para a preservação ambiental na realidade dos estudantes, prática do Plogging e avaliação. Os dados foram registrados por via de diários de campo durante todos os encontros e analisados utilizando as categorias da Análise de Conteúdo de Minayo (2010). Como resultado, observou-se um engajamento positivo dos estudantes nas atividades, ampliando seus conhecimentos sobre o tema. A ênfase no Plogging como uma forma de diversificar os conteúdos das aulas de Educação Física visa enriquecer a formação dos alunos por meio de experiências e conhecimentos inovadores. Sugere-se a realização de novos estudos para ampliar a divulgação das temáticas exploradas, aprofundando o enfoque delineado nesta pesquisa e destacando ainda mais a importância do Plogging como componente enriquecedor nas práticas educacionais.
ABSTRACT: The present research aimed to analyze the process of teaching outdoor body practices through Plogging on the training of students in Physical Education classes. For this, an intervention was conducted over a period of 10 classes, in a 3rd year high school class, composed of 32 students. These classes covered topics such as the concept of outdoor body practices and Plogging, modalities that contribute to environmental preservation in the students' reality, Plogging practice and assessment. Data were recorded via field diaries during all meetings and analyzed using Minayo's Content Analysis categories (2010). As a result, there was a positive engagement of students in the activities, expanding their knowledge on the topic. The emphasis on Plogging as a way to diversify the content of Physical Education classes aims to enrich students' training through innovative experiences and knowledge. It is suggested that new studies be carried out to expand the dissemination of the themes explored, deepening the focus outlined in this research and further highlighting the importance of Plogging as an enriching component in educational practices.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Antônio Carlos Monteiro de Miranda
Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2024
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9124
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Magna Crystian Moreira_2025.pdf2,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.