Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9124
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMiranda, Antonio Carlos Monteiro dept_BR
dc.contributor.authorMoreira, Magna Crystianpt_BR
dc.date.accessioned2025-07-10T13:06:41Z-
dc.date.available2025-07-10T13:06:41Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.citationMOREIRA, Magna Crystian. Praticas corporais de aventura ao ar livre: o Plogging como ferramenta para a formação dos estudantes. 2024. 118 f. Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2024, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/9124-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Antônio Carlos Monteiro de Mirandapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2024pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: A presente pesquisa teve como objetivo analisar o processo do ensino de práticas corporais de aventura ao ar livre por meio do Plogging na formação dos estudantes nas aulas de Educação Física. Para isso, uma intervenção foi conduzida ao longo de um período de 10 aulas, em uma turma de 3º ano do ensino médio, composta por 32 estudantes. Essas aulas abordaram temas como o conceito de práticas corporais de aventura ao ar livre e Plogging, modalidades que contribuem para a preservação ambiental na realidade dos estudantes, prática do Plogging e avaliação. Os dados foram registrados por via de diários de campo durante todos os encontros e analisados utilizando as categorias da Análise de Conteúdo de Minayo (2010). Como resultado, observou-se um engajamento positivo dos estudantes nas atividades, ampliando seus conhecimentos sobre o tema. A ênfase no Plogging como uma forma de diversificar os conteúdos das aulas de Educação Física visa enriquecer a formação dos alunos por meio de experiências e conhecimentos inovadores. Sugere-se a realização de novos estudos para ampliar a divulgação das temáticas exploradas, aprofundando o enfoque delineado nesta pesquisa e destacando ainda mais a importância do Plogging como componente enriquecedor nas práticas educacionais.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The present research aimed to analyze the process of teaching outdoor body practices through Plogging on the training of students in Physical Education classes. For this, an intervention was conducted over a period of 10 classes, in a 3rd year high school class, composed of 32 students. These classes covered topics such as the concept of outdoor body practices and Plogging, modalities that contribute to environmental preservation in the students' reality, Plogging practice and assessment. Data were recorded via field diaries during all meetings and analyzed using Minayo's Content Analysis categories (2010). As a result, there was a positive engagement of students in the activities, expanding their knowledge on the topic. The emphasis on Plogging as a way to diversify the content of Physical Education classes aims to enrich students' training through innovative experiences and knowledge. It is suggested that new studies be carried out to expand the dissemination of the themes explored, deepening the focus outlined in this research and further highlighting the importance of Plogging as an enriching component in educational practices.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEducação física - Ensino médiopt_BR
dc.subjectEducação física - Ploggingpt_BR
dc.subjectEducação física - Práticas corporais de aventura ao ar livrept_BR
dc.subject.ddc796.07pt_BR
dc.titlePraticas corporais de aventura ao ar livre : o Plogging como ferramenta para a formação dos estudantespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Anversa, Ana Luíza Barbosa-
dc.contributor.referee2Lopes, Beatriz Ruffo-
dc.publisher.departmentDepartamento de Educação Física-
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - ProEF-
dc.subject.cnpq1Ciências da Saúde-
dc.publisher.localMaringá-PR-
dc.description.physical118 f. : color., figs., tabs.-
dc.subject.cnpq2Educação Física-
dc.publisher.centerCentro de Ciências da Saúde-
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Magna Crystian Moreira_2025.pdf2,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.